Como foi a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

JMJ 2013 RIO ❤️ como foi a Jornada Mundial no Rio

Peregrinos são viajantes que visitam um lugar em busca da experiência espiritual. É o que mais de 600.000 pessoas do mundo inteiro encontraram no Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude 2013, JMJ 2013, que foi de 23 a 28 de julho.

A primeira viagem ao exterior do Papa Francisco em seu papado foi ao Brasil, tão próximo da sua Argentina natal que atraiu grandes contingentes de peregrinos argentinos através da fronteira para vê-lo.


Recomendamos



Para o primeiro dia do evento havia 23.000 argentinos, por exemplo, registrados para participar, e os números aumentaram ao longo da semana. JMJ Rio 2013 é um encontro internacional de jovens com o Papa, organizado pela Igreja Católica. É celebrado a cada 2 ou 3 anos. João Paulo II celebrou a primeira cúpula em Roma em 1986.

Cada evento reúne centenas de nações, linguagens e culturas, mostrando que compartilhar a fé não tem fronteiras ou limites, fazendo disso uma experiência transformadora para aqueles que participam.

como foi o evento da igreja católica JMJ RIO 2013
Jornada Mundial da Juventude 2013 no Rio de Janeiro – JMJ RIO 2013

The Back To The Future:

Missa Final da JMJ 2013 Rio do Papa Reúne Multidão de Fiéis

Centenas de milhares de jovens dormiram sob o céu frio na Praia de Copacabana antes da missa final do Papa Francisco para a JMJ 2013 Rio. O prefeito do Rio de Janeiro estimou que 3 milhões de pessoas compareceriamà missa de domingo, e horas antes do início parte considerável da praia encheu com peregrinos.

A festa na praia pela noite toda tinha um ar festivo, com peregrinos embrulhados em bandeiras e sacos de dormir para espantar o frio. E dançavam, rezavam e cantavam, e formaram longas filas em frente às armadas dos banheiros móveis à beira-mar.

Falou LucreciaGrillera, de 18 anos, vinda de Córdoba, Argentina, onde Francisco viveu por um tempo antes de se tornar Papa, “Nós estamos morrendo de frio, mas vale a pena. E foi um dia cansativo, mas foi uma experiência maravilhosa”.

Francisco entrou nas horas finais da sua primeira viagem internacional em onda notável de popularidade. No momento que seu carro aberto chegou ao palco para a vigília na noite de sábado, o banco de trás estava cheio de camisas de futebol, bandeiras e flores jogadas para ele pela multidão ao longo do caminho.


Entre Para Nosso Grupo de Notícias no Whatsapp



A vigília atraiu em torno de 3 milhões de pessoas, mais do que um milhão para a anterior JMJ em Madri de 2011. Alguns tinham lágrimas nos olhos conforme ouviam a chamada de Francisco para eles não serem “cristãos de meio período”, e para construir sua igreja como seu homônimo, São Francisco de Assim, foi chamado a fazer.

“Jesus nos oferece algo maior do que a Copa do Mundo!”, disse Francisco, atraindo aplausos. Depois da missa de domingo, Francisco se encontraria com os bispos da América Latina e Caribe, e alguns dos 60.000 voluntários que organizaram o festival jovem. Ele partiria para Roma na noite de domingo.

A vigília da noite de sábado encerrou um dia agitado para o Papa no qual ele levou para casa uma mensagem que enfatizou pela semana toda nos discursos, homilias e comentários improvisados: a necessidade de católicos, leigos e religiosos, para sacudir o status quo, sair de suas sacristias abafadas e atingir os fiéis à margem da sociedade ou arriscar perde-los para as igrejas rivais.

Mensagem do Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

No discurso mais longo e mais importante, do seu pontificado de 4 meses, Francisco deu um golpe direto na mensagem “intelectual” da Igreja que assim caracterizou o pontificado de seu antecessor, Bento XVI. Falando para bispos do Brasil, ele disse que católicos comuns não entendiam as ideias tão elevadas e precisavam ouvir a mensagem mais simples de amor, perdão e misericórdia que estava no centro da fé católica.

Papa na Jornada Mundial da Juventude no Rio 2013
Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013

“Às vezes nós perdemos pessoas porque elas não entendem o que estamos dizendo, porque esquecemos a linguagem da simplicidade e importamos um intelectualismo estranho ao nosso povo”, ele disse. “Sem a gramática da simplicidade, a Igreja perde as próprias condições que fazem possível pescar para Deus nas águas profundas do seu mistério”.

Em um discurso descrevendo o tipo de Igreja que ele quer, Francisco pediu as bispos para refletir sobre o motivo de centenas de milhares de católicos terem deixado a Igreja para congregações protestantes e pentecostais que cresceram exponencialmente em décadas recentes no Brasil, particularmente nas favelas.

Segundo dados do censo, o número de católicos no Brasil caiu de 125 milhões em 2000 para 123 milhões em 2010, com a participação da Igreja da população total caindo de 74% para 65%. Durante o mesmo período, o número de protestantes evangélicos e pentecostais subiu de 26 milhões para 42 milhões, e de 15% para 22% da população.


Recomendamos



Sobre o Líder: Papa Francisco idade, nome verdadeiro, Twitter e redes sociais, frases do Papa Francisco… Biografia Completa Aqui!

Francisco ofereceu uma lista contundente de explicações para o êxodo. “Talvez a Igreja parecia muito fraca, talvez muito distante das necessidades deles, talvez muito pobre para responder às preocupações deles, talvez muito fria, talvez muito presa a si, talvez uma prisioneira de suas fórmulas rígidas”, ele disse.

“Talvez o mundo parece ter feito da Igreja uma relíquia do passado, não adequada para novas questões. Talvez a igreja poderia falar para as pessoas na infância deles, mas não com aqueles que atingiram a maioridade”.

Francisco perguntou se a Igreja hoje poderia ainda “aquecer os corações” de seus fiéis com padres que reservam tempo para ouvir os problemas deles, e permanecer próximos a eles. “Nós precisamos de uma Igreja capaz de redescobrir o ventre materno da misericórdia”, ele disse. “Sem misericórdia, nós temos pouca chance hoje de fazer parte de um mundo de pessoas feridas em necessidade de compreensão, perdão e amor”.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Recomendamos



Isso a gente recomenda:

❤️ Nos Ajude! ❤️

Seja apoiador dos Jovens Católicos

Clique Aqui e Saiba Como!


2 comentários em “JMJ 2013 RIO ❤️ como foi a Jornada Mundial no Rio”

  1. Pingback: Seja um voluntário na JMJ 2013 Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Recomendamos