Salmo 91 Deus ordena seus anjos

Anjos da Guarda oração 🏅 qual meu anjo, importância católicos…

A oração Santo Anjo é muito popular entre os brasileiros jovens católicos, e é comum indagar o que são os Anjos da guarda, e seu significado para os católicos. Segundo Santo Jerônimo, o conceito de anjos guardiões está na “mente da Igreja”. Ele afirmou, “quão grande a dignificada da alma, desde que cada um tem desde seu nascimento um anjo comissionado para guardá-la”.

Como saber qual é seu Anjo da guarda
Nosso Anjo da Guarda enviado por Deus

O primeiro teólogo cristão a esboçar um esquema específico para anjos guardiões foi Honório de Autun no século 12. Ele disse que a cada alma foi atribuída um anjo da guarda no momento que foi colocado no corpo.

Os teólogos escolásticos acrescentaram e ordenaram a taxonomia dos guardiões angelicais. Tomás de Aquino concordou com Honório e acreditava que era a ordem mais baixa dos anjos que servia como guardiões, e sua visão era mais bem sucedida no pensamento popular, mas Duns Escoto disse que qualquer anjo está sujeito pelo dever e obediência à Autoridade Divina a aceitar a missão para qual o anjo é atribuído.

No século 15, a Festa dos Anjos Guardiões foi adicionada ao calendário oficial dos dias santos católicos. Em seu pronunciamento de Regina Caeli, de 31 de março de 1997, o Papa João Paulo II, referiu o conceito de anjo da guarda e concluiu o pronunciamento com a declaração: “Vamos invocar a Rainha dos Anjos e santos, que ela pode nos conceder, apoiada pelos nossos anjos da guarda, a ser testemunhas autênticas para o mistério pascal do Senhor”.

Papa Francisco e o Anjos da Guarda

Em sua homilia de 2014, para a Festa dos Anjos Guardiões Sagrados, em 2 de outubro, o Papa Francisco disse para aqueles reunidos à Missa diária a ser como crianças que têm atenção com a “companhia de viagem” deles. “Ninguém tem jornada sozinho e ninguém deve pensar que estejam sozinhos”, disse o Papa.


Recomendamos



Durante a Meditação da Manhã na capela de Santa Marta, o Papa observou que muitas vezes, as pessoas têm a sensação que “Eu devo fazer isso, isso não é certo, seja cuidadoso”. Isso, ele disse, “é a voz do” anjo da guarda.

“Segundo a tradição da Igreja”, o Papa disse, “nós todos temos um anjo conosco, que nos guarda…”. O Papa instruiu cada um, “Não se rebele, siga o conselho dele!”. O Papa incitou que esta “doutrina sobre os anjos” não a ser considerada como “um pouco imaginativa”. E ao invés, uma de “verdade”. É “o que Jesus, o que Deus disse: Eu envio um anjo antes de você, para guardá-lo, para acompanhar você no caminho, assim você não cometerá erro”.

O Papa Francisco concluiu com uma série de questões, assim cada um pode examinar a própria consciência: “Como é minha relação com meu anjo da guarda? Eu o escuto? Eu ofereço a ele um bom dia pela manhã? Eu digo a ele, me guarde enquanto eu durmo? Eu falo com ele? Eu peço a ele conselho?… Cada um de nós pode assim o fazer para avaliar a reação com este anjo que o Senhor enviou para me guardar e acompanhar no caminho, e que sempre contempla a face do Pai que está no céu”.

Anjos da Guarda como Guardiões dos Católicos

Segundo Tomás de Aquino, “Nesta estrada o homem é ameaçado por muitos perigos no interior e de fora, e assim como guardiões são apontados para os homens que têm que passar por uma estrada não segura, assim o anjo é atribuído para cada homem enquanto ele é um viajante”. Através de um anjo, Deus é dito a introduzir imagens e sugestões levando uma pessoa a fazer o que é certo.

O padre Giovangiuseppe Califano recontou como, um dia, um bispo recém-nomeado confessou ao Papa João XXIII “que ele não conseguia dormir pela noite por causa de uma ansiedade que era causada pela responsabilidade de seu serviço”. O papa disse a ele, “Você sabe, eu também o mesmo quando eu fui eleito papa. Mas um dia, eu sonhei sobre meu anjo da guarda, e ele me disse para não levar tudo tão seriamente”. O Papa João atribuiu a idéia de chamar o Concílio Vaticano Segundo para uma inspiração de seu anjo da guarda.

A Santa Gemma Galgani, uma mística católica romana, afirmou que ela tinha interagido e falado com seu anjo da guarda. Santo Pio de Pietrelcina era conhecido a instruir seus paroquianos a enviar a ele seu anjo da guarda para comunicar um problema ou questão a ele, quando não pudessem viajar para chegar a ele, ou outra urgência existia.

Oração Tradicional Católica do Santo Anjo do Senhor

Oração Anjo da Guarda
Oração para o Santo Anjo da Guarda

Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
pois que a ti me confiou a Piedade divina,
hoje e sempre
me governa, rege, guarda e ilumina.
Amém.

Em latim:

Angele Dei,
qui custos es mei,
me, tibi commissum pietate superna,
illumina, custodi,
rege et guberna.
Amen.


Seja um Apoiador dos Jovens Católicos




 

O que a Igreja Católica diz sobre os Anjos da Guarda

Acreditamos, com a Igreja, que no dia do batismo, cada cristão é confiado a um anjo que o acompanha e o guarda em sua caminhada para Deus, iluminando-o e inspirando-o. Quem de nós não aprendeu, desde pequeno, aquela oração ao Santo Anjo da Guarda:

”Ó santo Anjo da minha guarda, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine, Amém. Na Liturgia da Festa dos Santos Anjos da Guarda, a Igreja implora a sua proteção: ”Ó Deus, que na vossa misteriosa providência mandai os vossos anjos para guardar-nos, concedei que nos defendam de todos os perigos e gozemos eternamente do seu convívio.”

”Acolhei, ó Deus, as nossas oferendas em honra dos santos anjos e fazei que, velando sempre ao nosso lado, nos guardem dos perigos desta vida e nos levem à vida eterna. (Oração sobre as oferendas). ”Ó Deus, que alimentais com tão grande sacramento a nossa peregrinação para a vida eterna, guiai-nos por meio dos vossos anjos, no caminho da salvação e da paz.” (Oração depois da Comunhão).

Oração Anjos da Guarda
Veja a Oração para Anjo da Guarda e como fazer corretamente

A Igreja Católica reza conforme ela crê (Lex orandi, lex credendi). Pelas orações acima, oficiais em nossa liturgia, vemos que a Igreja Católica não tem dúvida sobre a existência e ação dos anjos da guarda. Quem negar isto se põe, voluntariamente, fora dos ensinamentos e da fé da Igreja, e deixa de ser plenamente católico. Embora o Magistério da Igreja não tenha definido como dogma de fé a tutela dos anjos sobre os homens, alguns santos doutores da Igreja afirmaram a mesma concepção judaica de que o povo de Deus, as dioceses, as nações, etc.

Cada pessoa tem um anjo protetor particular. Não há porque não aceitar tal concepção. São Basílio Magno (330-369) afirmou que ”cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida”

Na Festa do Anjo da Guarda (2 de outubro), a Igreja põe diante dos nossos olhos o texto do Êxodo que diz:


Recomendamos



”Assim diz o Senhor: Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões e nele está o meu nome. Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos fariseus, dos cananeus, dos hebreus e dos jebuzeus, e eu os exterminareis.” (Ex 23,20-23)

Aproveitemos esta importante data, em que a nossa Igreja comemora a Festa do nosso Santo Anjo da Guarda, para rezarmos:

Anjos da Guarda oração

Ó Santo Anjo de minha guarda, cuja proteção com admirável providência me encomendou o Altíssimo desde o primeiro instante de minha vida, dou-vos graças pelos cuidados que tivestes por mim, por me haverdes livrado dos perigos espirituais e corporais. A vós me recomendo de novo, ó meu glorioso protetor, defendei-me dos perigos e ajudai-me com as vossas santas inspirações, para quem sendo fiel a elas, consiga viver santamente neste mundo e gozar depois da vossa companhia na pátria celestial. Amém.

Oração e relação com nossosAnjos
Como deve ser nossa relação com o Anjo da Guarda oração

Como me relacionar com o meu Anjo da Guarda

Sabemos qual a missão dos santos anjos da guarda: conduzir-nos ao Céu e à salvação eterna. Mas como nos relacionarmos concretamente com eles, no dia a dia?

Antes de tudo, os nossos anjos são nossos amigos. Não existem segredos entre nós. Eles sabem tudo o que fazemos e – ao contrário dos demônios, que não veem Deus face a face – sabem também o que pensamos, quando Deus lhes comunica.

O mínimo a fazer em relação a eles é saudá-los e invocá-los constantemente durante o dia, lembrando também dos anjos das outras pessoas.

Ao cumprimentar alguma pessoa, é interessante criar o hábito de saudar também o seu santo anjo. Isso, além de ajudar no relacionamento com ela, faz-nos honrar uma pessoa santa, que está ao lado dela e, ao mesmo tempo, ao lado de Deus.

Nas Sagradas Escrituras, o Anjo Rafael oferece-se para acompanhar o jovem Tobias em viagem: “Perguntou-lhe Tobias: ‘Conheces a estrada que vai para a Média?’ Ele respondeu: “Sem dúvida. Pois estive lá algumas vezes e tenho experiência e conheço todos os caminhos”.
Os anjos conhecem as coisas muito melhor do que nós. Por isso, também podemos pedir conselhos a eles, sempre que passarmos por qualquer dificuldade ou perigo. Seu auxílio é importante especialmente diante das tentações, afinal, eles foram colocados ao nosso lado para livrar-nos do inferno e levar-nos ao Céu.

Padre Pio fala sobre os AnjosdaGuarda
Padre Pio e os Anjos da Guarda a nossa direita.

Padre Pio e os Anjos da Guarda

Padre pio conseguia ver os anjos da guarda e dizia que eles ficam sempre a nossa direita.

Contam aqueles que conviviam com Padre Pio que ele via os Anjos com a mesma clareza com que um ser humano dotado de capacidade visual enxerga o que está a sua frente.


Recomendamos



Dizia ele que os Anjos da Guarda de todas as pessoas ficam sempre posicionados à direita.

Somente no dia que um homem é ordenado Sacerdote, o Anjo cede-lhe o lugar da direita e passa a posicionar-se à esquerda.

Era assim que São Pio, tranquila e sobrenaturalmente, conseguia distinguir os verdadeiros Sacerdotes que iam visitá-lo em trajes de pessoas comuns.

Agora você já sabe pra que lado olhar e dirigir sua oração ao seu inseparável amigo de todas os momentos.

Lembre-se sempre de conversar com seu Anjo da Guarda, ‘presente amoroso de Deus’ para auxiliar-nos nos necessários bons conselhos que precisamos todos os dias.

Peça a Ele para conversar antecipadamente com o ‘Anjo da Guarda da pessoa difícil’ com que você tiver de tratar, para que a conversa seja mais harmoniosa, para preparar a alma e o coração de ambos. Como dizia Pe. Pio, “eles não são desobedientes como nós”.

Também peça pra Ele te ajudar nos estudos, pois Ele é um ser dotado de uma inteligência superior a nossa e também consegue aprender o que a gente aprende e nos ‘soprar’ o que esquecemos.

Peça a Ele pra te acordar de manhã cedo no horário que você precisa acordar…só que tem que fazer isso todos os dias, pois Ele respeita-nos demais e só faz o que pedimos (faça a experiência e comprove como dá certo, seu olho se abre no horário em ponto!).

Monsenhor Jonas Abib ensina como rezar ao seu Anjo da Guarda

Diga comigo, agora: “Com muita gratidão, muito obrigado, meu Deus, porque o meu Anjo me guarda, me protege, me conduz, desde a minha concepção, em toda a minha gestação, no meu nascimento e por toda a minha vida. Obrigado, porque ele me defendeu de tantos perigos e do pecado. E, ao mesmo tempo, perdão, Senhor, porque eu não vivi esta verdade, não possuí essa realidade de fé. Perdão, meu Deus, eu preciso reatar a amizade, refazer a sociedade com aquele que o Senhor colocou ao meu lado, para me conduzir, desde concepção até a minha morte. E ele vai ser o meu companheiro por toda a eternidade no Céu. Muito obrigado, Senhor, pelo o meu Anjo da guarda”.

Para, pensa, e, ao mesmo tempo, agradeça do fundo do coração. Eu até mesmo convido você a refazer a sociedade agora, neste momento, com o seu Anjo da guarda, refazer a sociedade com ele. Porque Deus colocou o seu anjo para ser seu sócio, para caminhar com você… Só que, infelizmente, deixou isso de lado, como coisa de criança, então, se consagre, agora, ao seu anjo: entregue de novo a sua vida.

Seja amigo do seu Anjo da guarda! Monsenhor Jonas Abib

❤️ Nos Ajude! ❤️

Seja apoiador dos Jovens Católicos

Clique Aqui e Saiba Como!


2 comentários em “Anjos da Guarda oração 🏅 qual meu anjo, importância católicos…”

  1. Pingback: Salmo 91 Católico da Bíblia - Toda sua IMPORTÂNCIA para os Cristãos ❤

  2. Pingback: São Miguel Arcanjo - oração, dia, música... Tudo sobre o Anjo Protetor! 😇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre Para Nosso Grupo de Notícias no Whatsapp



Recomendamos