Como falar bem em público na Igreja

Falar em Público na Igreja: Falar em Público na Igreja é Fácil!

Como formar um grupo jovem na igreja católica
Falar em público na igreja
Aprenda a Falar em público na igreja

Nunca antes na história da humanidade os homens foram tão verborrágicos quando se trata de si próprio e do relacionamento com os outros. Falar é um ato que demonstra não só a experiência de vida de cada um, como também é capaz de fazer com que o outro te conheça melhor e seja capaz de compreendê-lo. Mas, como passar toda essa experiência e como falar em público na Igreja é um dos desafios para muitos jovens e pessoas que não têm o dom da oratória. Nesse artigo, vamos explicar o porquê falar em público na Igreja pode ser algo fácil e rotineiro e que vai transformar também sua vida pessoal e profissional.

Em primeiro lugar, por mais jovem que você seja, lembre-se sempre que tem uma experiência de vida a passar, principalmente quando o assunto é a fé em Deus. Fé é um conceito abstrato em que o medidor é somente a pessoa. A proximidade com Deus abre as portas para um conhecimento oculto e profundo em nós, que diz respeito à ética, caráter, bons costumes, amor ao próximo, solidariedade. Portanto, ao ser convidado para falar para jovens da igreja, é bom lembrar que há outras pessoas, com a mesma idade, passando por problemas que por vezes você já encontrou a solução e, mais do que isso, é capaz de falar dessa experiência e dar conselhos em uma linguagem própria, que vai aproximar e ajudar, de fato, na mudança de atos e de vida desse indivíduo.

Mas, para falar em público na igreja é preciso também preparação. Talvez esse seja o principal quesito para que tudo saia perfeito e você seja um orador brilhante. Não bastam apenas chegar sem preparação e discorrer, de forma desordenada e por vezes confusa, sobre o tema. Se for convidado, saiba primeiramente qual será o tema da sua apresentação e faça uma intensa pesquisa. Para ter sucesso, nada como falar em público técnicas para te deixar seguro.

Falar em público técnicas precisas e seguras

Para falar em público técnicas essenciais são necessárias, mas nada se compara a mais importante delas, é preciso conhecer seu público. Nunca se esqueça que na plateia podem estar desde jovens até pessoas mais velhas, então, a sua linguagem deve ser compreensível para todos os presentes. Esses conhecimentos podem fazer com que, ao preparar a sua apresentação para falar bem na igreja, você possa valorizar histórias de vida – sejam de indivíduos da própria congregação até outros casos em que se possam retirar exemplos que servirão para valorizar o tema que está sendo exposto.

O melhor sempre para falar em público na igreja é saber que há uma diversidade de pessoas que ou têm bom conhecimento do que você está falando, ou que vão ouvir o tema com mais profundidade pela primeira vez. Então, para falar em público técnicas são nada de ser muito discursivo e extremamente didático. Para falar em público técnicas são necessárias como misturar razão e emoção e, para contagiar as pessoas – independentemente do grau de instrução que tenham, ter sempre uma boa informação na manga. É você, como orador, quem dará o tom de sua apresentação.

Há dicas importantes como a de ilustrar cada parte da sua apresentação. As pessoas gostam de apresentações em power point e, neste momento, coloque figuras, quadros estatísticos, comparativos e outros dados sobre o tema. Além de serem informações agregadoras, elas também demonstrarão ao público o cuidado que teve ao preparar o encontro.

Uma das principais questões que oradores principiantes se esquecem é que as pessoas gostam de participar. Para falar perfeitamente, outras dicas indispensáveis são olhar para o seu público e a cada tópico não ter medo de perguntar se entenderam a questão e se gostariam de debater ou acrescentar algo. Para que esse momento seja tranquilizador para você, é bom que estude, além do tema abordado, outros assuntos que podem agregar informações à sua apresentação.

O mais importante é lembrar-se que você está na sua Igreja, um local em que as pessoas são suas amigas e querem tanto aprender, quanto ajudar. Então, falar em público dicas são não ter vergonha se gaguejar ou não souber determinada pergunta, e nem se constranger. Fale que irá pesquisar e, posteriormente, trará o resultado para que toda a congregação possa saber mais sobre aquele tema.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Como controlar o medo e a ansiedade ao falar em público?

Não há nada pior do que a tremedeira e o pânico que surgem um pouco antes de subir ao palco para falar em público na igreja. Saiba que esse sentimento não é uma exclusividade sua, várias pessoas que se apresentam diariamente para falar para jovens da igreja e outros públicos distintos já relataram que se sentiram assim em vários momentos. Para falar em público dicas úteis são você fazer uma espécie de relaxamento, em que uma respiração mais profunda por diversas vezes pode ajudá-lo a se acalmar, além de mexer suavemente o pescoço.

É quase certo que antes de começar a falar, pensamentos bobos comecem a invadir sua mente como não vou conseguir, vou falar besteira, não estou preparado. Falar em público dicas são afastar esses medos e pensar no quanto você se preparou para esse momento e que tem todos os conhecimentos necessários para fazer uma boa oratória.

Se possível, chegue pelo menos meia hora mais cedo do que o combinado para o evento e confira o bom funcionamento de todos os equipamentos eletrônicos, as apresentações em power point ou de outros equipamentos para que não tenha surpresas desagradáveis e possa falar bem na igreja.

E no momento de começar a falar, nada de cara sisuda, demonstrando o seu nervosismo. Tente ficar o mais calmo possível e passar uma expressão amigável, para que as pessoas sintam que esse momento está sendo um prazer para você. Para dialogar com o público será preciso enfrentar inúmeros desafios. Um deles é a divagação, então, faça um esforço e mantenha o foco.

Chegou o momento de começar a palestrar, mas a dúvida é como falar bem em público? Para introduzir o tema corretamente, conte a história de como você foi convidado, como fez as pesquisas e suas fontes, o que descobriu sobre o tema e porquê ele é importante não só para você, mas principalmente para toda a comunidade de sua igreja.

Nada melhor, nesse momento, do que fazer uma apresentação de si mesmo. Dizer há quanto tempo está na igreja, o que faz, quais são os seus anseios em relação à fé e à igreja e também se antecipar dizendo que a timidez e a ansiedade podem até atrapalhar um pouco, mas que você está disposto a fazer o melhor. Ao falar para jovens da igreja e também para outros públicos, ao dizer essas palavras, você não somente se aproxima como também ganha a simpatia dos presentes.

Falar bem e falar para jovens da igreja te ajuda a liderar

Muitas pessoas se perguntam, como falar em público pode ajudar na vida? Em primeiro lugar, pense em todas as suas dificuldades de comunicação e em como você se sente ansioso ao ter uma ideia por vezes muito boa, mas não conseguir exprimi-la como gostaria. Como falar bem em público é uma ação que vai te ajudar a interagir, expor seus ideais, sua fé e seu modo de ser de formas mais claras. O resultado é que você pode se transformar em uma liderança e também em um bom exemplo para os jovens que também procuram uma forma de expressão autêntica e segura de seus pensamentos e sua fé em Deus. Falar para jovens da igreja é sempre um testemunho de amor ao próximo, porque é como ensinar que todos nós temos inúmeras dificuldades, mas com persistência podemos transformar os nossos desafios e estudar bons temas para falar bem em público na igreja.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica