Pastoral da Juventude 2023 se resume ação evangelizadora entre os jovens, da Igreja, em que eles são protagonistas da própria evangelização, de fato se assumindo evangelizadores para mais jovens. Com ação na sociedade e comunidade.
Espaços de participação, e ainda estruturas da organização se caracterizam: grupo de base no nível paroquial, diocesano, nacional e regional, decanato.
Objetivo da Pastoral da Juventude 2023
O foco é despertar jovens à proposta e pessoa de Cristo e também elaborar junto a eles, processo de formação global, a capacita-los para atuação em comunidade e em Pastoral da Juventude, nos mais ministérios da Igreja e no seu meio específico.
E despertar jovens à proposta e pessoa de Cristo e desenvolvimento com libertação integral da sociedade e pessoa, para vida em comunhão e participar de maneira que favoreçam de forma concreta para construir Civilização do Amor.
Atualmente os projetos nacionais correspondem a AJURI, Tecendo Relações, A Juventude Quer Viver, Teias da Comunicação e Caminhos da Esperança, e Mística e Construção.
Opção Pedagógica
O grupo de base corresponde à experiência central da proposta da Pastoral da Juventude e possui opção pelo grupo pequeno inspirado no que Jesus decidiu em formar 12 discípulos, tal grupal vivencial ocorre em mais ambientes ou na comunidade paroquial.
Uma formação integral, progressiva, libertadora:
- O método se resume: ver, julgar e agir.
- Dimensões da Formação Integral.
- Assessoria.
- Organização e acompanhamento.
Você pode Curtir isso:
- Trabalho do Padre Julio Lancellotti com a Pastoral do Povo de Rua
- A importância da Pastoral do Dízimo
- Como funciona a Pastoral da Comunicação – PASCOM
- O que é a Pastoral do Esporte e qual sua importância para os jovens
- Qual a função de uma Pastoral dentro e fora da Igreja
- 12 motivos para virar dizimista em 2023
- Identidade dos Jovens Católicos nos dias atuais
- Significado e importância da CNBB para o catolicismo
- O que é o EJC – Encontro de Jovens com Cristo e como participar
- JMJ 2023 em Lisboa pacotes viagem para pagar barato
- Jornada Mundial da Juventude 2023 pacotes, preço, data, hino, tema, inscrição, voluntariado
Quais São os Princípios Iluminadores?
São muitos os princípios iluminadores, destacando alguns:
- Tomando como base em projeto e pessoa de Cristo, tratar o jovem como agente libertador e protagonismo, transformando-o sujeito da história, junto ao seu meio.
- Em seguimento a Cristo, evangelizar, permitir-se evangelizar na função de várias culturas e realidades, a privilegiar juventude empobrecida.
- Auxiliar o jovem para vivenciar, experimentar, sentido Pascal na sua vida.
- Construir, resgatar, cidadania de meio para superar opressão e exclusão.
- Nos seus jovens, ter os sujeitos de ação para transformar, criando o Novo.
- Auxiliar, em especial por testemunho, pra concretização da proposta de Jesus em realidade vivida.
- Aprofundamento da espiritualidade ecumênica e também aberta para diálogo inter-religioso, a considerar que valores de justiça, paz, vida e amor se caracterizam valores universais.
50 Anos da Pastoral da Juventude: Nosso Tempo Jubilar
Quais são os objetivos da Pastoral da Juventude 2023? O tempo é lindo da história para esta pastoral. Tempo de preparo do coração ao Jubileu, aos 50 anos de vida da PJ no Brasil, com celebração no ano de 2023!
De fato, para melhor viver este processo jubilar há necessidade de retomar a história da PJ. Necessário fazer memórias das pessoas, momentos, processos, passos dados.
Faz-se necessário pedir perdão por momentos que não foram fieis para Cristo e vida dos jovens.
Render graças é preciso também. E fazer para que possam olhar e projetar esta ação pastoral diante do que é essencial, portanto, seguimento para Cristo, grupos de jovens, ser Igreja, opção de preferência aos pobres, ação pastoral, memória da PJ, formação integral, acompanhamento e assessoria, cuidado com realidades particulares diversas, organização, atuação em sociedade, respeito para Divino nos jovens, compromisso à vida, e o que mais conferir sentido para vida da Pastoral da Juventude 2023.
Para 2023, ano jubilar, o desejo é reafirmação do compromisso da PJ com os jovens. Farão na procura de marcos que auxiliem para projeção da articulação da PJ em espaços discutindo a vida da juventude.
E finalmente, PJ 50 anos, rumo ao jubileu, no ano de 2024, em Encontro Nacional, será encerrada celebração de 50 anos desta Pastoral, a olhar aos referenciais utópicos.
Vale ressaltar que neste caminho haverá 2 Ampliadas Nacionais da Pastoral da Juventude, do ano 2020 e 2023, e também 2 Encontros Nacionais da Pastoral da Juventude, para 2021 e 2024.
Proposta se resume que o ano jubilar dos 50 anos comece em Ampliada Nacional da PJ em 2020, acabando em 2024, com Encontro Nacional da PJ.
O desejo deles é mostrar um pouco dessa trajetória, com a certeza que tanto mais vai ser construído, realizado, vivido por muitas mãos que formam esta ciranda linda da Pastoral da Juventude.
Em 2023, o tema central é, Defesa da Vida da Juventude – Políticas Públicas de Juventude. Para referencial teórico, Operativo: Opção Preferencial pela Juventude, pelos Pobres.
Já Nain, a cidade bíblica, assim retomar compromisso de criar, defender a vida, partindo do Cristo que ressuscita filho da viúva de Nain. Junto a Cristo, o desejo é restauração da dignidade da vida.
Em relação à história e memória, então retomar PJ contribuindo em formulações políticas públicas aos jovens; avaliação da participação da Pastoral da Juventude em Conselhos de Juventude. Como ainda retomar história de atividades permanentes, Semana do Estudante, Semana da Cidadania, Dia Nacional da Juventude.
E sobre a formação integral, aprofundamento da formação integral na vista de compromisso radical junto à defesa da vida e em formular Políticas Públicas aos jovens de fato.
Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!