A Santa Mãe Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por nosso Senhor Jesus, há cerca de dois mil anos e, desde o início, tem como governante um Papa. Esse título começou a ser utilizado a partir do século III. O primeiro foi São Pedro, que governou de 30 a 67. Conheça nesta lista os 10 últimos Papas Católicos.
10. PIO X – Papas Católicos
São Pio X, Giuseppe Melchiorre Sarto comandou a Igreja Católica de 04 de agosto de 1903 até 20 de agosto de 1914, quando morreu, aos 79 anos. Foi um dos Papas mais controversos do período contemporâneo por seu confronto com governos democráticos, teólogos católicos, intelectuais e historiadores. Criou uma rede de informantes à procura de desvios doutrinários, passíveis de excomunhão. Também foi responsável pela reorganização da Cúria (principal órgão administrativo da Igreja) e pela melhoria da grade curricular nos seminários e catequismos.
– Beatificação: 3 de junho de 1951.
– Canonização: 29 de maio de 1954.
9. BENTO XV – Papas Católicos
Giacomo Paolo Giovanni Battista della Chiesa comandou a Igreja Católica de 03 de setembro de 1914 até 22 de janeiro de 1922, quando morreu, aos 67 anos. Com a Primeira Grande Guerra, fez um discurso sobre a posição da Igreja e os seus deveres, enfatizando a necessidade de ter uma postura neutral e promover a paz e acudir aos deslocados e feridos. Fez diversas tentativas, infrutíferas, para negociar a paz, tendo o Vaticano sido excluído das negociações de paz no final da guerra. Após o armistício de 1918, Bento XV dedicou-se à reforma administrativa da Igreja, com o intuito de a adaptar ao novo sistema internacional emergente.
8. PIO XI – Papas Católicos
O italiano Achille Ambrogio Damiano Ratti governou a Igreja Católica de 06 de fevereiro de 1922 até 10 de fevereiro de 1939, quando morreu, ao 81 anos. Divulgou o catolicismo através do rádio e estimulou a participação da Igreja e as missões. Assinou o Tratado de Latrão (1929), em que a Igreja reconhece o reino da Itália e, em retorno, recebe compensações financeiras pela perda dos Estados Pontifícios, em 1861. O tratado também define o catolicismo como religião oficial da Itália e estabelece a soberania da cidade-estado do Vaticano. Embora tenha inicialmente feito tratados com a Alemanha nazista (em 1933), por temor do comunismo, viria a denunciar o nazifascismo como racista e anticristão em 1937. Rompeu também com Mussolini em 1938.
7. PIO XII – Papas da Igreja Católica
Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli comandou a Igreja Católica de 02 de março de 1939 à 09 de outubro de 1958, quando morreu, aos 82 anos. Enfrentou no cargo a Segunda Gerra Mundial, sem conseguir impedir o conflito, apesar de defender a paz. Foi bastante criticado por não agir mais efetivamente contra o Holocausto durante a guerra.
6. JOÃO XXIII – Papas da Igreja Católica
Angelo Giuseppe Roncalli governou a Igreja Católica de 28 de outubro de 1958 até 3 de junho de 1963, vítima de câncer no estômago, quando morreu, aos 81 anos. Foi o primeiro Papa a ter sua benção inaugural transmitida ao vivo pela televisão. Abriu a Igreja para o diálogo com o mundo contemporâneo. Carismático, buscou acolher não católicos e pregar justiça social. Aboliu o limite de 70 membros no Colégio dos Cardeais e diversificou sua composição com mais cardeais não italianos.
– Beatificação: 3 de setembro de 2000.
– Canonização: 27 de abril de 2014.
5. PAULO VI – Papas da Igreja Católica
Giovanni Battista Enrico Antonio Maria Montini governou a Igreja Católica de 21 de junho de 1963 até 6 de agosto de 1978, quando morreu, aos 80 anos. Ele foi o primeiro papa a viajar pelo mundo, mas não chegou a visitar o Brasil. Seu papado foi marcado pela defesa dos direitos humanos, justiça social e paz. Foi alvo de uma tentativa frustrada de assassinato em 1970, em manila, nas Filipinas.
– Beatificação: 19 de outubro de 2014.
– Canonização: 14 de outubro de 2018.
4. JOÃO PAULO I – Papas da Igreja Católica
O italiano Albino Luciani teve um papado bastante curto, de 26 de agosto de 1978 até 28 de setembro de 1978, apenas 33 dias. Ele foi encontrado morto em sua cama vítima de infarto. As circunstâncias de sua morte deram origem a várias teorias, a principal delas sugerindo que teria sido envenenado antes de revelar irregularidades financeiras no Banco do Vaticano.
– Beatificação: 4 de setembro de 2022.
3. JOÃO PAULO II – Papas da Igreja Católica
O polonês Karol Jozef Wojtyla governou a Igreja Católica de 16 de Outubro de 1978 até 2 de abril de 2005, quando morreu, aos 84 anos. Ele foi o primeiro papa de origem eslava e o primeiro não italiano desde 1523. Carismático, foi considerado o primeiro papa pós-moderno, pontificado foi bastante conservador em atitudes contra o aborto, o uso de anticoncepcionais, a eutanásia, a pena de morte e ao envolvimento do clero com a política.
Viajou pelo mundo representando a Igreja Católica e, em cada país que chegava, ajoelhava-se e beijava o chão do páis. João Paulo II sofreu um atentado no Vaticano, em 1981, quando foi baleado no abdômen por um militante fascista turco. João Paulo II esteve no Brasil em 1980, quando beatificou o padre jesuíta José de Anchieta e em 1991, quando beatificou Madre Paulina, em Florianópolis e em 1997, quando participou do Encontro Mundial com as Famílias, no Rio de Janeiro.
– Beatificação: 1 de maio de 2011.
– Canonização: 27 de abril de 2014.
2. BENTO XVI – Papas da Igreja Católica
De nacionalidade Alemã, seu nome verdadeiro é Joseph Alois Ratzinger e governou a igreja católica de 19 de abril de 2005 a 20 de fevereiro de 2013, quando abdicou do cargo, aos 85 anos. Bento XVI foi um dos maiores colaboradores de João Paulo II, seu antecessor. Não era considerado moderno, mas um de seus gestos mais marcantes foi a abertura do diálogo com outras religiões, como o islamismo e o judaísmo.
Enfrentou uma das maiores crises da história recente da Igreja: os escândalos envolvendo pedofilia entre membros do clero. Renunciou ao papado em 2013 aleando falta de condições físicas. O papa Bento XVI esteve no Brasil em 2007, quando canonizou Frei Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil.
1- FRANCISCO I – Papas da Igreja Católica
Veio da Argentina e seu nome verdadeiro é Jorge Mario Bergoglio. É o primeiro jesuíta a ser escolhido Papa. Começou seu papado em 13 de março de 2013, aos 76 anos, e está atualmente no cargo. Tem se mostrado um papa mais aberto a mudanças e tem cativado os católicos pelo seu sorriso meigo, atitudes mais modernas e por tentar se aproximar mais dos jovens. O Papa Francisco esteve no Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude, em 2013.
Siga o Jovens Católicos no Instagram @JovensCatolicosOficial Acessando Aqui!