Papa Emérito Bento XVI

Bento XVI ❤️ e sua importância para Igreja e os Jovens Católicos

Banner dos Santos Terços Católicos

Bento XVI faleceu aos 95 anos de idade em 31 de dezembro de 2022. Joseph Aloisius Ratzinger foi o primeiro Papa alemão em quase 500 anos. Sua renúncia em 28 de fevereiro de 2013 fez história.

Durante seus quase 8 anos como pontífice, ele sempre destacou a necessidade da razão e espiritualidade, assim como importância da Igreja Católica em um mundo moderno iluminado.

Um Papa alemão era algo grande. A nomeação de Ratzinger veio apenas 60 anos após o final da Segunda Guerra Mundial e genocídio dos judeus da Europa nas mãos dos nazistas.

Além disso, foi o teólogo alemão Martinho Lutero que catalisou a divisão da cristandade ocidental.

Ainda, o mandato de Bento XVI também foi ofuscado pelo escândalo e crise na Igreja Católica.

Após cardeais elegerem o homem de 78 anos para suceder Papa João Paulo II como chefe da Igreja Católica durante o conclave de 2 dias na Capela Sistina do Vaticano, o cardeal Joseph Ratzinger saiu para sacada da Basílica de São Pedro de Roma em 19 de abril de 2005, anunciando: “Os cardeais me elegeram, um simples, modesto trabalhador na vinha do Senhor”.

Bento XVI Biografia Completa
Papa Bento XVI saudando os cristãos católicos

Padre, Professor e Papa

Bento XVI era uma figura conservadora que, no entanto, conseguiu surpreender os seguidores e detratores, muito porque ele era profundamente piedoso e ansioso para aprender.

Papa Bento XVI, que enfatizou a importância do cuidado pastoral, certamente se sentiu incomodado pelas muitas crises que assolaram a Igreja Católica durante seu mandato.

Ele nasceu em uma família profundamente religiosa em 16 de abril de 1927, na cidade bávara de Marktl am Inn, onde seu pai trabalhava como policial.

Em 1944, com 17 anos de idade, Ratzinger foi recrutado para Wehrmacht. Logo após a guerra acabar, ele começou a estudar teologia, apenas como seu irmão 3 anos mais velho Georg. Ambos foram ordenados em 1951.

No final dos anos 1950, Ratzinger tinha se tornado um professor muito respeitado de teologia.

Após se aproximar do arcebispo de Colônia, Josef Richard Frings, Ratzinger participou do Concílio Vaticano II, 1962-1965, que tratou das relações entre a Igreja Católica e o mundo moderno.

Os protestos estudantis de 1968, porém, tiveram um profundo impacto em Ratzinger. Após inicialmente considerar ideias mais reformistas, ele gravitou de volta para uma leitura mais tradicional do catolicismo.

Em 1977, ele foi nomeado arcebispo de Munique e Freising, e logo após, cardeal.

Em torno de 4 anos depois, Papa São João Paulo II o trouxe para Roma, onde ele assumiu a posição de Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Nesta qualidade, ele tendeu a assumir uma postura estritamente conservadora, quando se tratava dos ensinamentos da Igreja e questões relacionadas às reformas, como o papel das mulheres e ecumenismo.

Papa Alemão Bento XVI
Trajetória de vida do Papa Emérito Bento XVI

Católicos Alemães Eufóricos

Os católicos da Alemanha estavam eufóricos quando Ratzinger foi eleito Papa em 2005, com o tablóide diário alemão BILD comemorando triunfalmente a notícia na sua página de título com exclamação, “Somos Papa!”. Mas nem todos estavam empolgados sobre a decisão.

Alguns alertaram que o Papa de 78 anos era muito velho para servir como Papa, enquanto outros se preocupavam que suas tendências conservadoras o tornassem relutante em promover reformas.

A partir da perspectiva política, seu mandato de 8 anos foi uma fase de transição, ainda o Papa Bento XVI procurou deixar uma marca própria.

Durante seu tempo na Cátedra de São Pedro, ele também ordenou mais da metade dos cardeais que mais tarde, em março de 2013, elegeriam seu sucessor, o Papa Francisco.

Papa Bento foi incansável em defender um diálogo vivo na relação entre a religião e a sociedade moderna. Ele foi o primeiro Papa a dar uma entrevista para televisão e regularmente comunicava suas ideias via Twitter, livros, e acima de tudo, palestras.

Ele argumentava que uma noção positiva da razão e lei não era suficiente em si, alegando que em última análise sobrecarregava a humanidade.

Ele enfatizou: “Deus não é nada absurdo que contraste com a razão”. Papa Bento insistia que a religião nunca deve ser relegada para esfera privada.

E muitas vezes reiterou sua crença que a Igreja Católica deve liderar a cristandade. Naturalmente, protestantes ficaram irritados com a afirmação. E Papa Bento nunca fez grandes esforços para abraçar o ecumenismo.

Críticos se manifestaram sobre esforços do Papa Bento XVI para reintegrar a Sociedade de São Pio X, ultraconservadora, assim como outros grupos à margem na Igreja.

Motivado pelo medo de um cisma profundo surgindo na Igreja Católica, suas tentativas de trazer tradicionalistas radicais de volta ao rebanho acabaram falhando.

Ele também deu boas-vindas para anglicanos que deram as costas a sua própria Igreja por permitir a ordenação de mulheres. Além disso, Papa Bento manteve laços estreitos com a Igreja Ortodoxa Cristã.

Suas relações com outras religiões não cristãs eram por vezes carregadas de tensões. A palestra dele de 2006 em Regensburg, Alemanha, por exemplo, irritou muitos no mundo muçulmano, pois apresentava uma citação enganosa sobre o Islã.

Ao longo do tempo, porém, isso estimulou o diálogo entre líderes espirituais cristãos e muçulmanos.

Você também pode curtir:

Como estava saúde do Papa Emérito Bento XVI
Papa Emérito Bento XVI

Renúncia Surpresa de Bento XVI

A decisão do Papa Bento XVI de renunciar em 2013 pegou muitos de surpresa. Muitos católicos ficaram comovidos, mas também chocados por essa renúncia.

Durante os meses finais de seu mandato, ele com 85 anos de idade parecia exausto.

Mesmo assim, alguns católicos esperavam que ele servisse até a morte, apenas como a maioria dos papas antes dele.

Católico Mirim, material para catequese católica infantil

Uma vez por todas, o arcebispo Ganswein, por exemplo, rejeitou a noção que Bento XVI renunciou por causa dos escândalos ou seguindo o “ano negro” de 2010.

Esse ano foi marcado pela quebra de novos escândalos de abuso sexual do clero na Europa e após controvérsias como a do bispo lefebvrista Richard Williamson, cuja excomunhão foi suspensa sem o conhecimento de suas observações, minimizando a morte dos judeus no Holocausto.

O Arcebispo Ganswein disse que há razões mais pessoais para o Papa considerar “um ano negro” de 2010.

Foi o ano da morte de Manuela Camagni, uma das 4 leigas consagradas que faziam parte da casa pontifícia. Ela morreu após ser atropelada por um carro.

Arcebispo Ganswein disse, “O sensacionalismo da mídia daqueles anos, a partir do caso de Williamson para ataques crescentes ao Papa, não atingiram o Papa tanto quanto a morte de Manuela fez”.

O mordomo papal, Paolo Gabriele, foi então exposto como fonte de informação confidencial sobre o papado, que as notícias rotularam “Vatileaks”.

O arcebispo destacou que “como o Papa estava chocado pela morte súbita de Manuela Camagni, ele então sofreu muito a partir da traição de Paolo Gabriele”.

Mas disse que Bento não renunciou devido a estes pontos, ou devido às “notícias quentes”.

Ao invés, como o ex-pontífice disse em seu anúncio de renúncia, a decisão dele foi baseada na idade avançada e declínio de força, que o levou a acreditar que ele não mais poderia exercer o ministério que lhe foi confiado.

O arcebispo Ganswein destacou, “Nenhum traidor ou qualquer jornalista poderia levar o Papa a esta decisão”, já que “aquele escândalo era muito pequeno”, em comparação com o “passo histórico bem ponderado”, que Bento XVI tomou com a renúncia dele.

Timeline do Bento XVI

  • 1927 – 16 de abril, nasce Joseph Ratzinger em Marktl am Inn, Baviera, Alemanha, e batizado no mesmo dia.
  • 1939 – Entra no seminário menor em Traunstein.
  • 1946-1951 – Estuda filosofia e teologia em Escola Superior de Filosofia e Teologia de Freising e no Herzogliches Georgianum, um instituto teológico associado com Universidade de Munique.
  • 1941 – Por lei, é obrigado a entrar na “Juventude Hitlerista” aos 14 anos e então é convocado para exército alemão aos 16 anos de idade. Deserta do exército em 1945 com seu irmão Georg para voltar ao seminário.
  • 1951 – Ordenado Padre para Diocese de Munique.
  • 1953 – Obtém doutorado em teologia da Universidade de Munique.
  • 1957 – Qualifica para ensinar na universidade e escreve a dissertação dele sobre Teologia da História em São Boaventura.
  • 1962-1965 – Participa do Conselho Vaticano II como assessor teológico.
  • 1977 – Nomeado arcebispo de Munique e Freising.
  • 1977 – Nomeado ao Colégio dos Cardeais.
  • 1981 – Nomeado chefe da Congregação do Vaticano para Doutrina da Fé.
  • 1986-1992 – Serve como presidente da Comissão Preparatória para o Catecismo da Igreja Católica.
  • 1993 – Elevado pelo Papa João Paulo II para Ordem dos Bispos no Colégio de Cardeais, atribuindo a ele sede suburbicária (titular) de Velletri-Segni.
  • 1998 – Papa João Paulo II aprova a eleição do Cardeal Ratzinger como Vice-Decano do Colégio de Cardeais.
  • 2002 – Papa João Paulo II aprova a eleição do Cardeal Ratzinger como Decano do Colégio de Cardeais e dá a ele o título de Cardeal-Bispo de Ostia.
  • 2005 – Eleito Papa, escolhe o nome de Papa Bento XVI.
  • 2008 – Visita Apostólica aos Estados Unidos.
  • 2013 – Renuncia do papado, a primeira renúncia em quase 600 anos.

Frases Importantes de Bento XVI

  • A verdade não é determinada pelo voto da maioria.
  • Nós não somos algum produto casual e sem sentido da evolução. Cada um de nós é resultado de um pensamento de Deus.
  • O mundo oferece a você conforto. Mas você não foi feito para confoto. Você foi feito para grandeza.
  • Cada um de nós é resultado de um pensamento de Deus. Cada um de nós é desejado. Cada um de nós é amado. Cada um de nós é necessário.
  • Se o desânimo o dominar, pense na fé de José; se a inquietação o dominar, pense na esperança de José; se a tristeza se apoderar de você, pense no amor de José, que foi o primeiro homem a pôr os olhos no rosto humano de Deus.
  • Jesus denuncia a hipocrisia religiosa, o comportamento que quer aparecer, as atitudes que buscam o aplauso e a aprovação. O verdadeiro discípulo não serve a si mesmo ou ao ‘público’, mas ao seu Senhor, com simplicidade e generosidade.
    Papa Bento XVI (Última missa como Papa, na Quarta-feira de Cinzas, 13 de fevereiro de 2013.)
Excelente relação com Papa Francisco
Excelente relação com Papa Francisco com Bento XVI

Relação de Bento com Papa Francisco e Jovens Cristãos Católicos

Papa Francisco falou há algum tempo que Bento XVI estava muito doente e ele pediu para os peregrinos no Vaticano para rezar por Bento.

No final da audiência do ano do Papa, ele pediu para o povo, “rezar uma oração especial para Papa Emérito Bento”.

O Vaticano então disse que a saúde do ex-Papa tinha piorado em horas recentes.

Papa Francisco estava se dirigindo a uma audiência geral no salão Paulo VI do Vaticano quando ele ergueu os olhos do papel e falou sobre o declínio de saúde de Bento.

Ele então fez uma curta viagem do salão para os Jardins do Vaticano para ver Bento no mosteiro Mater Ecclesiae, onde ele viveu desde que renunciou.

Mais cedo, Francisco revelou que frequentemente visitava seu predecessor. Falando de Bento como um “santo” e um homem de vida espiritual elevada, ele disse que o ex-papa estava lúcido e tinha um bom humor.

O ex-papa lutou com a fala por algum tempo e há anos um cardeal maltês disse que Bento tinha contado aos novos cardeais que “o Senhor levou minha fala para me deixar apreciar o silêncio”. “Ele fala baixinho, mas segue sua conversa”, Papa Francisco disse ao jornal espanhol ABC.

Papa Bento XVI quando fazia sua homilia de domingo de Ano Novo, elogiou os jovens como chave de assegurar o futuro da esperança, apesar do que ele chamou de “sombras no horizonte do mundo de hoje”.

Bento XVI falou, “Eu gostaria de sublinhar o fato que, na face das sombras que obscurecem o horizonte do mundo de hoje, assumir a responsabilidade para educar os jovens em conhecimento da verdade, nos valores e virtudes fundamentais, é olhar para o futuro com esperança”.

Bento disse que os jovens devem “aprender a importância e arte da coexistência pacífica, respeito mútuo, diálogo e compreensão. Os jovens por natureza são abertos a estas atitudes, mas a realidade social em que crescem pode leva-los a pensar e agir de maneira oposta, mesmo ser intolerante e violento”. Mas eles vão se tornar, “construtores da paz”, se educados adequadamente, ele previu.

Como Ficou Sua Saúde de Bento XVI nos últimos dias de vida?

O Papa Emérito Bento XVI de 95 anos faleceu no sábado de manhã, na residência dele no Mosteiro Mater Ecclesiae do Vaticano.

A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou que o Papa Emérito morreu no sábado de manhã, na residência dele, no Mosteiro Mater Ecclesiae, que o Papa Emérito tinha escolhido como sua residência após renunciar do ministério petrino em 2013.

“Com tristeza eu informo a vocês que o Papa Emérito, Bento XVI, faleceu hoje às 9:34 am em Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informação será oferecida tão logo quanto possível. A partir da manhã de segunda-feira, 2 de janeiro de 2023, o corpo do Papa Emérito estará na Basílica de São Pedro para que os fiéis prestem suas homenagens”.

Já por vários dias, as condições de saúde do Papa Emérito tinham piorado devido à idade avançada, conforme a Sala de Imprensa informou em suas atualizações sobre a evolução da situação.

O Papa Francisco publicamente compartilhou a notícia sobre o agravamento da saúde de seu predecessor em 28 de dezembro.

O Papa tinha convidado as pessoas a rezar para Papa Emérito, que estava “muito doente”, assim o Senhor poderia consola-lo e apoia-lo “neste testemunho de amor para a Igreja até o fim”.

Seguindo o convite, as iniciativas de oração surgiram e se multiplicaram em todos os continentes, junto com uma enxurrada de mensagens de solidariedade e proximidade de líderes seculares. Em relação à causa da morte de Bento XVI, nenhuma causa foi informada.

Durante um briefing na Sala de Imprensa da Santa Sé, o diretor Matteo Bruni, disse para jornalistas que o Papa Francisco vai presidir o funeral do Papa Emérito em 5 de janeiro na Praça de São Pedro.

Ele acrescentou que a partir de segunda-feira, o corpo de Bento XVI será velado na Basílica para que os fiéis que desejam, possam prestar a homenagem com orações e uma última despedida.

Bruni também falou que o Papa Emérito, na quarta-feira, dia 28 de manhã, recebeu o Sacramento da Unção dos Enfermos no mosteiro no final da Santa Missa.

Siga o Instagram dos Jovens Cristãos Católicos acessando aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica