Saiba origem e significado católico das ⭐ Festas Juninas ⭐, quais santos católicos são homenageados. Acesse Aqui para Ver!

Festas Juninas ❤️ Veja origem e significado para os católicos

Festas juninas representam costume de várias cidades no Brasil no mês de junho e ocorrem sobre a devoção para santos de grande popularidade como São João, Santo Antônio, São Paulo e São Pedro.

Origem da Festa Junina

Dom Manuel Delson Pedreira da Cruz, frade capuchinho e Bispo de Campina Grande na Paraíba, comentou como as festas juninas surgiram e como devem celebrar estas festas os católicos.

De acordo com o Bispo, a associação dessas festas com santos da Igreja Católica se encontra no fato de coincidirem com junho, portanto, o mês, em que são celebrados em calendário litúrgico.

Origem para festividades juninas partem de tradição de Portugal, que através da colonização, surgiram no Brasil e tomaram caráter popular.

Falou Dom Nelson que a origem para a festa se caracteriza devoção para santos com celebração em junho e foram subindo a popularidade com a riqueza toda cultural do Nordeste brasileiro.

Mais uma herança de Portugal é a “dança da quadrilha”. Segundo Dom Nelson, aprenderam os portugueses a dança pelos franceses, e seguiu adaptando o Brasil com música do Nordeste.

Já a comida típica possui sua razão em estação do inverno. O tempo de bastante milho é o inverno, assim as comidas derivadas todas do milho se mostram abundantes em junho. O milho verde, a canjica, pamonha, os doces todos que derivam do milho.

A beleza dessas festas para Dom Delson se encontra ao exercer a partilha. Bispo lembra como isto já se mostrava comum pelo interior do Nordeste já faz bastante tempo.

Ele lembra quando menino na Bahia, o São João e a fogueira, muita comida, os fogos, as famílias passavam de casa em casa pela noite da véspera de São João com foco em partilha das coisas que preparava cada família.

Diz que havia esta partilha, pessoas recebiam seus vizinhos em casa e apresentavam o que prepararam, com bastante forró, música.

Comidas e Músicas das Festas Juninas

De fato as músicas mais comuns nestas festas se caracterizam as mais tradicionais do Brasil, portanto, samba, forró, baião e sertanejo, por exemplo, já que integram a cultura do povo e bem representam nacionalidade e estilo de vida simples presente no campo.

Comidas típicas oferecem essência do povo com os pratos tradicionais dali, sem contar utilização na maior parte delas do elemento milho, que tem adaptação fácil para solo e clima do Brasil, milho e derivados como a pamonha, bolo de fubá, pipoca, castanhas, quebra-queixo, caldos, pé de moleque, paçoca, paçoca de carne seca, canjica, arroz doce, pão de mandioca, e as bebidas como quentão e vinho quente.

Você pode curtir isso:

Religiosidade Presente na Festa Junina

A religiosidade em festa junina para Dom Nelson se resume tão intensa quanto no começo, porém, é necessário o resgate cada vez mais da motivação principal. Então falando da vida dos santos e também testemunho que estes deram.

Ele diz que acredita que é o trabalho da Igreja, evangelizador, que não se deve excluir um ponto do outro, no entanto, buscar dar tal sentido relevante do Evangelho.

O Bispo, ao ser questionado acerca de esvaziamento espiritual possível nesses eventos, falou não acreditar que se perdeu a religiosidade, porém, de fato enriqueceu. Ele disse, porque de modo independente da Igreja fazer organização das festas dela, ocorrem de modo popular pelos locais todos.

Para Dom Nelson, as festas juninas são excelentes e devem participar todos. Trata-se de festa de família, partilha, comunidade. Ele também reforçou que a enorme festa que ocorre no Nordeste possui a raiz na religião.

Então, sugeriu que sejam momento social sem exageros e sem que as maldades do mundo contaminem. Fala que se for possível preservar este bonito ambiente familiar, de pureza, a festa é maravilhosa em si.

De fato, Santo Antônio se mostra um dos grandes motivadores para festa junina no Brasil inteiro. Várias comunidades e paróquias têm Santo Antônio como padroeiro. Devoção para santo franciscano chegava ao país através dos portugueses, que cultivam também pelo santo respeito especial.

Santos Católicos das Festas Juninas

As festas juninas têm origem na Igreja Católica partindo da popular devoção que gira sobre devoção de 3 santos tão queridos da população, portanto, São João Batista, Santo Antônio de Pádua e Lisboa, São Pedro Apóstolo.

Chefe dos apóstolos, São Pedro, foi pai de família, pescador, selecionado por Cristo para se caracterizar pedra da fundação da sua família nova, portanto, a Igreja.

Depois da morte de Cristo, ele residiu em Jerusalém, após, em Antioquia, e finalmente em Roma, onde passou pelo martírio, de modo provável, no ano 67 em colina do Vaticano.

Foi construída ali Basílica sobre cemitério de sepultamento do Pedro. E qual o motivo da chave? Já que Jesus lhe falou, Mateus 16,19, “Eu te darei a chave do Reino dos céus”, a significar o serviço de supremo pastor da Igreja.

Assim, chaves do Reino de Deus para abrir a vida do fiel para santidade, vida na fraternidade e no amor.

Siga o Perfil no Instagram do site Jovens Católicos Oficial Acessando Aqui!

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, veja o significado

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço da Medalha de São Bento Original com medalha de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Fátima