Por séculos, os sinos de igreja convocaram, celebravam, lembravam e comemoravam. Originalmente, eles serviam as comunidades como ferramenta de comunicação da missa para assuntos espirituais e seculares.
Hoje, embora o início da comunicação da missa moderna, como rádio, televisão e internet reduziu a amplitude do papel comunicativo dos sinos da igreja, eles mantêm, no entanto, muito do seu significado original.
História dos Sinos de Igreja Católica
Na Idade Média, a típica cidade europeia era construída ao redor da sua igreja. Os sinos da igreja anunciavam certos eventos da comunidade e chamavam os habitantes da cidade para oração e missa.
Nas igrejas medievais, diferentes toques e sinos indicavam os dias de festa, o tipo de serviço de igreja e se um sermão seria pregado. Segundo Bispo Michael Pfeifer da Diocese Católica de San Angelo, Texas, os sinos eram para simbolizar a voz de Deus chamando as pessoas para oração, para serviços de igreja e para Cristo.
Chamadas Religiosas
Várias igrejas continuam a tocar seus sinos como chamadas para oração e missa. A Igreja Catedral do Sagrado Coração em San Angelo toca seus sinos às 6 horas da manhã, ao meio dia, e às 6 horas da tarde para oração do Angelus ou Ave Maria.
Várias igrejas sinalizam a oração do Angelus com 3 conjuntos de 3 badaladas. Além disso, igrejas muitas vezes tocam os sinos no início dos serviços da igreja.
A maneira de tocar varia de igreja para igreja, embora geralmente os sinos de igreja católica comecem a tocar 15 minutos antes de o serviço começar. Em Roma, igrejas continuam a anunciar os dias de jejum por tocar por 15 minutos na noite anterior.
O Bispo Pfeifer, quando trabalhava em Oaxaca, México, lembra que os sinos tocavam de hora em hora para marcar o tempo. Os sinos da igreja são mais frequentemente usados como marcadores de tempo. E tocam na hora, com alguns marcando meia hora e alguns até um quarto de hora.
Para marcar a hora, os sinos tocam segundo o número da hora. Por exemplo, 11 toques significariam 11 horas. Para marcar meia hora e um quarto de hora, os sinos geralmente tocam uma vez.
Anúncio
Sinos são também usados para anunciar os casamentos ou funerais. O tocar do sino é anunciado no começo do serviço funeral. É muito mais lento do que o toque normal, e ocorre 9 vezes, se um homem morreu e 6 vezes se uma mulher morreu.
Por vezes, a idade do falecido é tocada. Por exemplo, se um falecido tinha 65 anos, o sino tocaria 65 vezes ou 6 vezes com uma pausa, e então 5 vezes.
No casamento, a forma exata de tocar é extremamente variável, embora sempre vigorosa e animada e na conclusão da cerimônia. As igrejas ortodoxas russas e gregas têm toques de sino muito mais complexos.
Você pode curtir isso:
- Saiba como virar uma freira da igreja católica
- Saiba como virar um padre da igreja católica
- Saiba como virar um coroinha da igreja católica
- Saiba como virar um catequista infantil da igreja católica
- Veja o que precisa para casar na igreja católica
- Hora da misericórdia, saiba o significado para os católicos
- Yeshua, conheça o significado desse termo para os católicos
- Imagens de santos católicos, posso ter em casa, importância de benzer
- Acender vela para um ente querido que já se foi ou santo católico, saiba o significado
- Saiba porque bocejamos quando vamos rezar o santo terço ou orar a Deus
- Bíblia sagrada católica 2023, saiba como lê-la completa
- Aprenda a fazer promessa para Deus ou Santo Católico
- Intercessão de Maria, saiba como pedir a intercessão da Virgem Maria
- Pecados mortais, lista completa dos considerados pecados mortais para igreja
- Pecados veniais, lista completa dos considerados pecados veniais para igreja
Significado dos Sinos Durante a Oração Eucarística Católica
As origens do tocar dos sinos durante a consagração datam de volta para a época quando a missa era falada em latim, e muitas das palavras ditas pelo celebrante eram faladas em voz baixa.
Telas também se tornaram populares na Idade Média, e muitos dos leigos participando na missa tinham uma visão obstruída. O uso de sinos era prático, chamava atenção das pessoas ao fato que a consagração estava acontecendo.
Embora muitas das razões práticas para o tocar dos sinos não mais existam, ainda são parte da tradição litúrgica católica e ainda chamam mentes errantes de volta para o altar e importância do que está acontecendo.
Usos dos Sinos de Igreja Hoje
A Bíblia não exige nem proíbe o tocar dos sinos da igreja, mas encoraja os fiéis a “façam ruído alegre”, Salmo 100.
Desde o século V, algumas igrejas cristãs estiveram tocando sinos para fins espirituais e práticos como chamar os fiéis para adoração, destacar um estágio particular durante o serviço da igreja, lembrar os fiéis da presença de Deus em suas vidas cotidianas, e anunciar ocorrências importantes para comunidade local.
Hoje, certas denominações cristãs usam sinos pequenos e grandes como parte de sua adoração. Estas igrejas tocam sinos grandes de campanários ou torres sineiras por meio de sineiro, que fica nas torres e puxa cordas presas aos sinos, ou por equipamento que toca o sino automaticamente.
Algumas igrejas também tocam sinos pequenos dentro da igreja em intervalos particulares durante a adoração. Igrejas como aquelas das denominações anglicanas, católicas, e luteranas, tocam sinos para:
- Sinalizar que a missa (católica) ou serviço (protestante) vai começar.
- Marcar cada hora desde cedo pela manhã até tarde da noite, para lembrar os que escutam os sinos da presença diária de Deus em suas vidas.
- Anunciar que chegaram os 3 momentos diários de oração específicos, 6 horas da manhã, meio dia, e 6 horas da tarde, durante o qual o fiel é encorajado a unir em oração, como Pai Nosso ou Angelus.
- Honrar uma ocasião especial ocorrendo na igreja, como casamento ou funeral.
- Destacar um estágio específico do serviço da igreja, como quando sinos são tocados durante a missa católica para atrair atenção para elevação da hóstia consagrada e Precioso Sangue, que faz o padre, durante a oração eucarística.
- Receber o dia de Natal e dia de Páscoa com um “ruído alegre”, Salmo 100.
- Acompanhar a sinalização dos hinos, como visto durante serviços que incluem coros de sino.
Há também uma crença entre alguns cristãos que tocar os sinos da igreja afasta os demônios. Esta crença pode estar enraizada em celebrações antigas pagãs em que sinos eram tocados para expulsar espíritos malignos.
Notavelmente, silenciar os sinos da igreja de propósito também tem significado espiritual.
Em algumas igrejas cristãs, o único momento durante o ano quando os sinos da igreja não são tocados de propósito é durante o período solene entre Quinta-Feira Santa e Vigília Pascal.
Nestas igrejas, os sinos tocam novamente durante o Domingo de Páscoa na celebração da Ressurreição gloriosa.
Siga o Perfil Oficial do Jovens Católicos no Instagram Acesse Aqui!