O que É Ser um Bom Samaritano Atualmente, Como É a Parábola do Bom Samaritano, Quem É o Bom Samaritano na Bíblia, por que Jesus Narrou a Parábola do Bom Samaritano

Bom Samaritano ❤️ O que é ser um bom samaritano hoje em dia

Banner dos Santos Terços Católicos

O termo “bom samaritano” hoje se refere a alguém que ajuda os outros em ato aleatório de bondade. Origina da Parábola do Bom Samaritano, uma história que é muito familiar aos cristãos.

Parábola do Bom Samaritano

Na história, um judeu foi roubado e deixado para morrer pelos seus agressores. 2 homens altamente respeitados passaram por ele, mas decidiram ir embora. Então um samaritano surgiu.

Ao contrário dos outros 2, ele cuidou dos ferimentos do homem e o levou para uma pousada.

Então ele deu dinheiro ao estalajadeiro dizendo, “Cuide dele, e quando eu retornar, eu vou te reembolsar por qualquer despesa que você possa ter”. Mas o que uma história de tantos anos tem a ver com a humanidade hoje?

Como qualquer parábola, Jesus usou esta história para ensinar lições sobre a vida e sobre Deus. Mas antes de discutir as lições que se pode aprender com a história do bom samaritano, é necessário primeiro entender a parábola.

Entendendo a Parábola do Bom Samaritano

Para quem não está familiarizado com parábolas, elas são histórias que Jesus contou aos discípulos Dele para ilustrar uma lição moral ou espiritual. A história do bom samaritano é apenas uma das muitas parábolas na Bíblia.
Esta parábola pode ser encontrada em Lucas 10:25-37. E o que faz desta história tão convincente é que judeus e samaritanos são inimigos históricos. Judeus não conversam com samaritanos já que os consideram renegados e “mestiços”. E esta inimizade é retornada pelos samaritanos.
Na época de Jesus, esta xenofobia vai além do tratamento frio. As 2 tribos se odiavam tanto que os judeus prefeririam cruzar o rio Jordão a passar por Samaria.
Nas épocas bíblicas, o rio Jordão é um dos mais perigosos naquela parte do mundo. Ainda, os judeus prefeririam arriscar suas vidas do que passar pela terra de seus inimigos jurados.
Por usar um samaritano na história Dele, Jesus não está apenas ensinando os seguidores Dele sobre o tipo de amor que transcende as divisões raciais. Lembrar-se que muitos dos seguidores de Jesus são judeus. Ele também deseja que eles vejam seus inimigos à nova luz e os ame como eles amariam.

4 Lições da História do Bom Samaritano aos Católicos

Aqui estão algumas das lições mais valiosas que se pode aprender a partir da história do bom samaritano.

Você pode curtir isso:

1 – Ajudar Quando Alguém Precisa de Ajuda

Ter a intenção de ajudar é bom, mas agir nesta intenção é muito melhor. A intenção do samaritano não salvou o homem ferido da morte.

São as ações dele que salvaram a vida do homem. Ele não foi embora, apenas como os 2 homens antes dele. Ele de09cidiu fazer algo.

Hoje, estas fotos do homem quase morto terminariam nas redes sociais antes que ele chegasse ao hospital.

Todos tirariam fotos, mas poucos realmente ajudariam. As pessoas sentem pelo outro, mas não suficiente para se envolver.

Vale se perguntar, é o bom samaritano ou é quem vai embora?

2 – A Raça Nunca Deve Importar

Xenofobia e preconceito racial sempre foram um grande divisor entre as nações. Desde épocas antigas ao presente, a humanidade tende a desconfiar de outros que não parecem ou soam como a si. Mas o samaritano não se importava com a raça.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

Ele mostrou que racismo não tem lugar na caridade. E que as pessoas devem ajudar os outros, independente de onde vieram ou o que acreditam.

Afinal, todos são criados iguais, nenhuma raça é superior ou inferior a outra. E no final do dia, todos pertencem à mesma raça, humanidade.

3 – Ser Gentil Mesmo com Quem Odeia

Já desejou mal ao inimigo? Admitindo ou não, em algum momento na vida, todos já fizeram isso. Por vezes, a tentação de vingar dos inimigos é apenas tão forte e difícil a resistir. Na história, o viajante ferido provavelmente odiava o samaritano.

E ele sabia que o homem moribundo ainda poderia odiá-lo depois que se recuperasse. Ainda, ele o ajudou.

O ativista de direitos civis, Martin Luther King Jr. famosamente disse: “Sobre a parábola do bom samaritano, eu imagino que a primeira questão que o padre e levita fizeram foi, ‘Se eu parar para ajudar este homem, o que vai acontecer comigo?’, mas a natureza da preocupação dele, o bom samaritano inverteu a questão, ‘Se eu não parar de ajudar este homem, o que vai acontecer com ele?’”.

Considerar se colocar no lugar do samaritano. O que teria pensado de início? O fato que ele é de raça diferente ou que ele está morrendo e precisa de ajuda?

4 – Ajudar Sem Esperar Algo em Troca

Ser honesto consigo, ajudaria alguém se soubesse que ele nunca seria capaz de retornar o favor? Se respondeu sim, então ótimo. Mas a maioria não faria isso.

A maioria ajuda porque está esperando uma recompensa de algum tipo. Por exemplo, devolve uma carteira e espera que o dono recompense. Ajuda os amigos, porque assume que vão ajudar também quando precisar.

Mas ao fazer isso, cria um mundo onde apenas ajuda “nosso tipo” e aqueles que são “um de nós”. Não há muito incentivo para ajudar estranhos que sabe que não pode obter nada deles.

O samaritano sabia que o homem ferido poderia nunca ajuda-lo de volta. Ainda, ele continuou porque sabia que era o certo a fazer.

Seguindo os Passos do Bom Samaritano nos dias de hoje

Ser um bom samaritano no contexto dos dias modernos é difícil. A maioria do tempo, as pessoas estão tão envolvidas nas suas vidas que esquecem sobre os menos afortunados. Mas é possível solucionar isso.

Começar com pequenos atos de bondade e praticar mais empatia. Pensar menos sobre o que outros podem fazer por si e mais sobre o que pode fazer por eles. Isso já é ser um bom samaritano.

Siga o Perfil Oficial no Instagram do site Jovens Católicos Acessando Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço de São Bento