O que É Ser um Missionário Católico, o que Faz, Trabalho Dentro e Fora da Igreja, o que a Bíblia Fala Sobre os Missionários, 4 Características de um Missionário, Qual Perfil de um Missionário Católico, Pode Namorar e Casar, Oração do Missionário Católico

Missionário Católico ❤️ o que é, qual trabalho, objetivos e missão

Como formar um grupo jovem na igreja católica

A Igreja é missionária porque esse foi o caminho de Cristo, com o missionário católico. A Bíblia diz que “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”, João 3:16. Jesus foi enviado ao mundo para revelar o amor de Deus.

Por vez, Jesus disse para os apóstolos Dele, “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.”, João 20:21. Atos 1:8, “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”.

Missionário Católico – Missão de Jesus

A missão de Jesus para proclamar o Reino de Deus para todas as pessoas foi entregue para Igreja e fiéis individuais, guiados pelo Espírito Santo.

O Sacramento do Batismo inicia os fiéis na vida e missão de Cristo.

Todos os membros da Igreja são chamados a compartilhar seus dons na fé para construir o Corpo de Cristo e fazer o nome de Jesus conhecido e amado na sua época.

A Igreja continua a missão de Jesus de “Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração, a pregar liberdade aos cativos, e restauração da vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor.”, Lucas 4:18-19.

A Igreja desenvolve sua missão em 4 campos:

  • Primeiro, há a Missão Pastoral que é o trabalho contínuo para edificar os membros da Igreja.
  • Segundo, há a Missão até os confins da Terra onde o Evangelho de Jesus é compartilhado. Isso pode significar viajar para áreas remotas e problemáticas para levar o Evangelho.
  • Terceiro, há o campo de missão de transformar o mundo que significa contribuir para trazer o reino de Deus para tempo atual.
  • Finalmente, há a missão da nova evangelização. Esta é a tentativa de alcançar aqueles que podem ter se afastado da Igreja ou separado por várias razões.
Qual papel de um missionário da igreja católica
Saiba qual é a missão de um Missionário Católico

O batismo chama a Igreja inteira na missão de Cristo e há muitas formas e oportunidades para os fiéis engajarem na missão segundo os dons individuais.

Os fiéis podem discernir estes dons e interesses através de estudo, experiência e oração, e sendo abertos para o Espírito Santo.

Alguns recebem uma vocação especial para deixar sua casa e viajar para uma terra nova e estrangeira para levar Cristo. Outros engajam em viagens mais curtas e levam suas experiências na vida diária.

O missionário é alguém que atravessa muitas fronteiras para levar a Palavra do Senhor para os que ainda estão esperando ouvi-la e aqueles precisando de encorajamento para continuar a crescer na sua fé.

Como Tornar-se Missionário Católico?

Na conclusão do livro de Mateus, Jesus diz aos apóstolos Dele, “Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo que eu te ordenei. E eis que estou sempre convosco, até o fim dos tempos”.

Este chamado, conhecido como Grande Comissão serviu como uma missão central para a Igreja há 2 milênios. Missionários atendem as necessidades espirituais e materiais das pessoas cujas vidas estão muitas vezes bem diferentes da de si.

É fácil ficar envolvido na própria vida e negligenciar a pensar naqueles de outros países ou talvez os vivendo próximo que estão lidando com problemas graves como fome e pobreza.

Muitas pessoas estão também lutando com pobreza espiritual. Missionário católico sacrifica seu conforto para servir com compaixão estes indivíduos, próximos e longe.

Se acreditar que Deus está chamando para se tornar um missionário, pode considerar este chamado e tomar os passos para identificar qual tipo de trabalho de missão deve admitir na vida.

O que Missionários Católicos Fazem?

O que um missionário católico faz difere dependendo da pessoa, já que nem todo trabalho missionário é o mesmo. Por exemplo, muitos missionários respondem ao apelo do salmista de “anunciam a glória Dele entre as nações; entre todos os povos, as maravilhas Dele” por viajar, mas nem todos os missionários viajam para longe de casa.

Há algumas atividades que são centrais para quase todo trabalho de missão. Missionários completam o seguinte, são as 4 características de um missionário:

  • Rezar – Missionários dedicam-se aos outros, assim devem continuar a regressar à fonte da água viva para renovar sua força e sentido de propósito. Uma forma que eles fazem isso é através do silêncio e oração. Em 1 Tessalonicenses 5:17, os fiéis são instruídos a, “Rezar sem cessar”. Missionários que viajaram para longe de casa podem especialmente sentir a necessidade de rezar como um lembrete que Cristo está sempre com as pessoas, como Ele diz na Grande Comissão. Missionários também rezam pelo povo que está servindo e evangelizando.
  • Evangelizar – Evangelismo, ou pregação do Evangelho, é central para missão missionária. Romanos 10 lembra da importância do evangelismo para cumprir a promessa que, “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”. Paulo pergunta várias questões retóricas para enfatizar que uma pessoa deve ouvir a mensagem antes que possam acreditar, e apenas podem ouvir se alguém pregar. Pregar não tem que ser falar para uma multidão, pode também ser como compartilhar o Evangelho um a um.
  • Sacrifício e servir os outros – Uma das marcas da vida missionária é o sacrifício. Provavelmente não encontrará um missionário vivendo em uma mansão ou gastando dinheiro e tempo em atividades frívolas. Os missionários muitas vezes vivem entre as pessoas que estão ministrando, experimentando muitas das mesmas lutas materiais que deles. Missionários sacrificam seu conforto, e em alguns casos, suas vidas, para responder ao chamado de Deus. Como Cristo diz em Mateus 10:39, “Quem achar a sua vida perde-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, acha-la-á.”. Sobre servir os outros, missionários também servem as necessidades físicas dos outros. Pelo mundo, as pessoas vivenciam falta de acesso ao essencial, como alimento e água, uma fonte de renda, educação, abrigo e infra-estrutura, e serviços de saúde de qualidade. Missionários trabalham para aliviar estes problemas e demonstrar o amor de Cristo de maneira material. Cristo modelou o que significa ser um servo, como Marcos 10 diz, “Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.
  • Ter amor por Maria – Missionários católicos olham para o exemplo da Virgem Maria que, quando ouviu que milagrosamente conceberia e daria à luz o Filho de Deus, disse: “Eis que sou a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Além de seguir o exemplo de Maria de serviço dedicado para o Senhor, os missionários católicos têm amor e devoção por Maria como mãe espiritual e pedem a ela para interceder em seu nome para ajuda-los na sua missão espiritual.

Quem Pode Ser um Missionário Católico?

Talvez esteja interessado em atividades missionárias, mas não se vê como um missionário porque sente que é uma pessoa comum. Na realidade, qualquer católico pode ser um missionário.

Além de padres e irmãos e irmãs religiosas, os leigos podem também ser missionários e compartilhar sua fé com as pessoas do mundo inteiro.

Católico Mirim, material para catequese católica infantil

Em um sentido, todos os cristãos são chamados para serem missionários. Em alguns casos, isso simplesmente significa evangelizar os membros da família, colegas de trabalho e outros na própria vida.

Enquanto todos os cristãos devem deixar sua luz brilhar para aqueles ao redor, algumas pessoas podem sentir um chamado particular para trabalho de missão que vá além do chamado que todos compartilham, no geral.

Quando refere para um missionário na igreja católica, normalmente significa uma pessoa que dedicou muito de seu tempo para servir e compartilhar o Evangelho com outros. A vida do missionário é dedicada para o serviço, mas não tem que significar ministério em tempo integral.

Algumas pessoas podem ter um emprego normal e também trabalhar como voluntário para a caridade católica em seu tempo livre. Outros podem fazer uma pausa da sua rotina usual para ir a viagens de missão curtas. Qualquer um que tem a fé em Jesus Cristo pode sentir um chamado para missões e podem responder a este chamado.

Outras pessoas podem escolher se tornar missionários de tempo integral. Este é um compromisso significativo, mas é um tão vital para levar as boas novas de Cristo para as nações. Pela história toda, muitos escolheram seguir missões, deixando para trás o conforto do lar para compartilhar o Evangelho com os que precisam ouvir.

Determinar o Tipo de Missão que Deseja Participar

O trabalho missionário vem de muitas formas. O leigo que considera participar do trabalho missionário deve rezar sobre e pensar pelos fatores chaves.

Determinar qual tipo de serviço deseja participar, por quanto tempo, onde e quem deseja servir:

  • Para qual tipo de ministério está mais bem equipado.
  • Por quanto tempo planeja servir.
  • Onde deseja servir.
  • Para quem sente o chamado para servir.

Qualquer um pode fazer trabalho missionário, mesmo se sentir-se desqualificado. Deus usa pessoas dispostas, independente do seu currículo. Dito isso, cada um tem certas habilidades ou dons que pode usar quando servir.

1 Pedro 4:10 diz, “Deus concedeu um dom a cada um, e vocês devem usá-lo para servir uns aos outros, fazendo bom uso da múltipla e variada graça divina.”. Considerar quais habilidades ou dons tem que pode ser capaz de usar para ajudar os outros.

Por exemplo, uma enfermeira que sente o chamado para missões, poderia ajudar a servir em uma clínica fora do país para as pessoas que precisam do acesso aos serviços de saúde de qualidade.

Alguém com experiência em construção poderia usar suas habilidades para ajudar a construir novas casas, escolas ou igrejas para comunidades carentes. Mesmo se não estiver pregando o Evangelho, pode ser as mãos e pés de Jesus para muitos por servir de maneiras tangíveis.

Você pode curtir isso:

Encontrando Trabalhos Missionários Católicos

Hoje, a maioria dos missionários faz parceria com outras pessoas e organizações para seu trabalho. Isso permite cristãos a permanecer em comunhão com outros fiéis enquanto na missão e maximizar seu impacto juntos.

Há algumas opções para considerar se estiver procurando por oportunidades missionárias católicas com um grupo:

  • Igreja local.
  • Caridade regional ou nacional.
  • Organizações internacionais.

Muitos missionários começam por servir na sua igreja local ou paróquia. Talvez a igreja preste apoioa um ministério nacional ou internacional que deseja aprender mais sobre e se envolver. Ou, pode haver muitas oportunidades para servir localmente.

As igrejas locais entendem as necessidades que são presentes em suas comunidades e devem ser capazes de orientar os congregados para oportunidades de voluntariado na igreja ou com caridades locais.

Algumas igrejas organizam viagem missionária curta para outros estados ou países. Se estiver interessado em trabalho missionário, ir a uma destas viagens pode ser uma excelente introdução para trabalho missionário.

Pode até desejar ajudar a organizar uma viagem futura de volta para o mesmo lugar ou fazer um compromisso de longo prazo para servir se sente o chamado.

Oração pelas Vocações do Missionário Católico

Deus nosso Pai, Tu desejas que todo homem e mulher seja salvo e chegue ao conhecimento da Tua Verdade. Envie trabalhadores para Tua grande colheita, para que o Evangelho seja pregado para toda criatura e Teu povo, reunidos pela Palavra da vida e fortalecido pelo poder dos Sacramentos, possam avançar no caminho da salvação e amor. Eu peço isso por meio de Jesus Cristo, Teu Filho, que vive e reina junto a Ti e o Espírito Santo, um Deus, para sempre. Amém.

Siga o Perfil do Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp