Beata Isabel Cristina Mrad Campos pode virar santa da Igreja Católica em 2023

Beatos 😇 significado, diferença para Santos, Beatos Brasileiros que podem virar Santos da Igreja Católica em 2023

Medalhas de São Bento Originais

Beatificação é o passo antes da santidade. Por beatificar alguém, os beatos, a Igreja proclama que a pessoa em questão está, definitivamente no Céu, e definitivamente capaz de suplicar a Deus em nome de alguém se este rezar para ela.

Isso é teoricamente verdadeiro para quaisquer outros cristãos no Céu, também. Mas a beatificação é destinada a ser um processo rigoroso para provar que esse é o caso.

Há vários passos no processo da Igreja para declarar alguém um santo. Do primeiro para o último, os títulos correspondentes são Servo de Deus, Venerável, Beato, e Santo.

Beatos são aqueles que foram beatificados. E a beatificação demanda um milagre atestado e permite que a pessoa beatificada seja venerada por sua igreja local.

A canonização exige 2 atestados milagres e permite a veneração do santo pela Igreja universal. A canonização é uma declaração infalível pela Igreja que o santo está no Céu.

Beatos Brasileiros que Podem Virar Santos da Igreja Católica em 2023

O nome de mais 2 beatas do Brasil foi reconhecido pelo Vaticano no ano de 2022. Em dezembro de 2022, Isabel Cristina Mrad Campos, uma mineira, em Barbacena, onde nasceu, teve uma cerimônia com foco em oficialização do processo dela de beatificação.

A cearense Benigna Cardoso da Silva, em outubro, teve o título aceito por Vaticano, ela é mais conhecida como menina Benigna.

E é importante destacar mais beatos brasileiros, como elas, que aguardam virarem santos:

  • Albertina Berkenbrock.
  • Menina Benigna.
  • Isabel Cristina Mrad Campos.
  • Irmã Lindalva.
  • Dom Helder Câmara.

Albertina Berkenbrock – Beatos Brasileiro

Beata Brasileira Albertina Berkenbrock
Beata Brasileira Albertina Berkenbrock

Albertina é a primeira mártir do Brasil, e de fato foi morta no ano 1931, em Santa Catarina, Imaruí. A garota tinha somente 12 anos quando foi assassinada, depois de tentativa de estupro cometida por funcionário da fazenda que pertencia ao pai de Albertina. Ela era filha de agricultores alemães.

Mais de 50 décadas após a arquidiocese de Florianópolis iniciar o processo, a beatificação de Albertina saía em 20 de outubro de 2007. O túmulo de Albertina se tornou ponto de peregrinação para fiéis em busca de graças.

Menina Benigna – Beatas Brasileiras

Beata Brasileira Menina Benigna
Beata Brasileira Menina Benigna

Aos 13 anos, Benigna Cardoso da Silva morreu. Benigna morava no sertão de Santana do Cariri, Ceará, e um adolescente que assediava a garota, assassinou-a.

O Vaticano já havia concedido título de beata para Benigna no ano de 2019, porém, a oficialização demorou a acontecer por autoridades católicas, devido à pandemia do Covid-19.

A adolescente foi assassinada por golpes de facão no ano de 1941, foi assassinada após a recusa do rapaz de 17 anos que tentava violentar Benigna. Aclamada como “heroína da castidade”, e de fato foi pelo Papa Francisco lembrada na audiência geral tradicional, Praça São Pedro, Vaticano.

O pontífice ali saudou a mártir jovem, a destacar que “o seu exemplo nos ajude a ser generosos”.

Isabel Cristina Mrad Campos – Beatas Brasileiras

Beata Isabel Cristina Mrad Campos pode virar santa da Igreja Católica em 2023
Beata Isabel Cristina Mrad Campos pode virar santa da Igreja Católica em 2023

Um homem tentou estuprar Isabel no estado de Minas Gerais, cidade de Juiz de Fora, em 1982, e ela foi assassinada por ele. Isabel de 20 anos de idade em Barbacena nasceu, no entanto, se mudou em mesmo ano de sua morte, com foco em estudo no curso pré-vestibular. Ela queria estudar Medicina.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

Um homem que havia sido contratado para que o guarda-roupa fosse montado em apartamento que ela residia com o irmão, em primeiro de setembro desse ano, tentou estuprar Isabel.

Resistindo, ela foi golpeada na cabeça por uma cadeira, e então amarrada, e amordaçada, as roupas foram rasgadas e foi assassinada com 15 facadas no total.

A jovem se dedicava para catolicismo e também vida normal de estudante, namorando, e participando das festas na cidade de Barbacena. Sonhava em ser pediatra para auxiliar criança carente, de acordo com Arquidiocese de Mariana.

Após o assassinato, o dia primeiro de setembro passava a reunir homenagens para Isabel, que de fato era vista agora como mártir, seu túmulo passava a ser visitado pelos fiéis na cidade natal dela.

Irmã Lindalva – Beatas Brasileiras

Beatos Brasileiros, Irmã Lindalva, pode virar Santa em 2023
Beata Brasileira Irmã Lindalva

Lindalva Justo de Oliveira nasceu no Rio Grande do Norte, em 1953. E um homem a assediava, este foi acolhido por Abrigo Dom Pedro II, Salvador.

A freira potiguar ali oferecia assistência para desabrigados anciãos. Depois que Lindalva recusou relacionar-se, o homem a assassinou usando 40 golpes de facão ao passo que ela servia o café da manhã, em 1993.

Ele esperou a polícia chegar, sentado na porta do abrigo. 14 anos após este crime, em 2007, Lindalva foi beatificada na cerimônia em que mais de 25 mil fiéis acompanharam. Mãe da Lindalva e irmãos, a mãe com 85 anos de idade, participaram ainda desta celebração.

Devido ao martírio, a comprovação dos milagres não foi necessária para que ela fosse beata. Portanto, o processo para beatificar Lindalva foi notado na história como um dos mais rápidos.

Dom Helder Câmara – Beatos Brasileiros

Beatos Brasileiros que Podem Virar Santos em 2023
Beatos Brasileiros Dom Helder pode virar Santo em 2023

Avançava no Vaticano, em novembro de 2022, o processo para beatificar arcebispo de Olinda e Recife, ou seja, Dom Helder Câmara, que morreu em 1999.

Segundo CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foi emitido o decreto da validade jurídica deste processo, a reconhecer que totalidade de atos e documentação tiveram aprovação por Dicastério para Causa dos Santos.

Assim, o cearense fica para ser declarado venerável por Papa, a um passo. Dom Helder Câmara é um dos que fundaram CNBB, e em 1964 foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife, em torno de 3 semanas anteriormente ao começo do golpe militar que iniciou ditadura no país.

O religioso, desde então, determinou resistência forte para o regime, a denunciar violações dos direitos humanos feitas por autoridades policiais. Ele morreu aos 90 anos de idade, em Recife.

Em 2015, pouco mais de 15 anos depois de morrer, abriu-se processo para beatificar, e canonização deste arcebispo, autorizado por Santa Sé, ou seja, jurisdição eclesiástica em Roma da Igreja Católica.

O religioso, nesse mesmo ano, recebia título como Servo de Deus, designação inicial em escala que segue aos santos.

Siga Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp