Fome e Pobreza no Brasil em tempos de Coronavirus

Fome e a Pobreza – O que a Igreja vem fazendo para combater?

Como formar um grupo jovem na igreja católica

A Igreja Católica diante da emergência de saúde causada pelo coronavírus, a pandemia de Covid-19, fez mobilização de todas as suas dimensões, espirituais e materiais. E considerando os mais vulneráveis e pobres, em verdadeira corrida de atendimento e solidariedade, pois muitos se perguntam como a Igreja está combatendo a fome e pobreza no Brasil.

Ao falar sobre caridade, o que se pensa de modo espontâneo é na carteira e ação de 2 mãos diversas, uma mão com foco em oferecer esmola, e a outra mão de receber a mesma.

No entanto, ao falar de dicionário cristão, caridade não se resume a somente isto, o oposto, há vários aspectos, várias faces.

Até o extremo sacrifício da própria vida, de exemplo o de tantos religiosos, sacerdotes, médicos mortos pelo coronavírus, e o Papa rezou para estes nas muitas missas em Santa Marta.

E entre os destinatários de obra de caridade feita pela Igreja Católica se encontram os enfermos, porém, trabalhadores precários também. E idosos solitários que não são capazes de fazer compras, famílias desfavorecidas.

Fome e Pobreza no Brasil – Compromisso das Congregações Religiosas e Dioceses

A Igreja toda, e não somente pela Itália, se compromete a oferecer contribuição material nesta fase de emergência grave, em como a Igreja está combatendo a fome e pobreza no Brasil.

Sem contar acompanhamento espiritual que apresenta para tantas iniciativas criativas depois que missas com fiéis participando foram suspensas.

Dioceses, de norte a sul, adotaram medidas em resposta concreta para o coronavírus, ou seja, abriram as próprias estruturas à hospedagem dos grupos familiares ou pessoas que não podem estar na sua casa durante a quarentena.

Com pagamento de hotéis aos pacientes de alta por estarem em condição de menor gravidade para liberação de lugares.

Foram colocados à disposição pela Diocese de Bérgamo para os enfermeiros e médicos, 50 quartos do seminário, individuais.

Mais 10 em Lodi, e ainda em Cremona, Roma, Brescia, Crema, Taranto, e várias mais cidades até Siracusa.

Foram até abertas as portas por Gaeta do mosteiro de São Magno, Fondi, para recebimento de 30 voluntários pertencentes à Cruz Vermelha.

Leia também: 15 Maneiras de Ajudar os Idosos durante o Isolamento Social do Coronavírus

CEI – Conferência Episcopal Italiana

São todos afetados pela crise, no entanto, as camadas sociais vulneráveis pagam as conseqüências, como habitual.

Assim, a CEI fez doação de 10 milhões de euros para 220 Caritas diocesanas, um dinheiro direcionado ao auxílio de famílias que se encontram nas situações de dificuldade.

Contribui a CEI ainda com valor de 500 mil euros para Fundação Banco Alimentar, apoiando 7500 estruturas credenciadas que a cada dia atendem em torno de 1 milhão e 500 mil pessoas que sofrem por não ter suficiente alimento.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

Exemplo da Igreja Católica de Londrina – Fome e Pobreza no Brasil

A Igreja Católica na cidade de Londrina disponibilizou 3 prédios para que os moradores de rua sejam abrigados nesta fase do isolamento social.

Um dos 3 prédios cedidos é um seminário católico. E cada prédio receberá até 50 indivíduos, sendo disponíveis nos prédios os banheiros, quartos, pátio à atividade ao ar livre, e refeitórios.

Será arrecadada, a alimentação e o que mais for de necessidade, através das doações, contra fome e pobreza no Brasil durante a pandemia do coronavírus.
De acordo como padre Erick Vinícius Pinheiro Barbosa, que é reitor do seminário, vários locais seguem a fechar as portas devido ao isolamento social, medida a evitar o coronavírus.

E completa que é então o momento, talvez, de prestar ajuda para os que se encontram à própria sorte.

Sobre a doação de alimentos, esta vai poder ser realizada na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, para combater a fome e pobreza no Brasil durante a pandemia do coronavírus.

O pedido é para alimentos não perecíveis, água, leite, produtos de higiene pessoal e limpeza, colchões, sem contar roupas de cama e banho. Doações serão ainda distribuídas para quem tiver necessidade pela prefeitura.

Doação do Papa de 100 Mil Euros para Caritas

Foram doados 100 mil euros pelo papa Francisco para Caritas da Itália, como uma forma de contribuição ao tratamento daqueles sofrendo pela epidemia do coronavírus e aos que auxiliam no cuidado com os doentes.

Caritas se caracteriza organização humanitária pertence à Igreja Católica com atuação em mais de 200 países, sendo as atividades direcionadas em especial às pessoas mais carentes.

Esta doação, realizada através do Dicastério ao Serviço do Desenvolvimento Integral, vai ser destinada em especial para serviços essenciais no favor de vulneráveis e pobres da Itália.

Dicastério é denominação atribuída para departamentos pertencentes ao governo da Igreja Católica que formam Cúria Romana.

No comunicado, são enumerados os serviços pelo Dicastério, nos centros de acolhimento, refeitórios, centros de escuta, alojamentos, atividades oferecidas a cada dia por Caritas paroquiais e diocesanas.

Na Casa Santa Marta, em missa, foram pedidas orações pelo papa Francisco, “pelos governantes que devem tomar medidas” ao enfrentamento da doença nos seus países.

O pontífice disse na missa que ocorreu na capela da Casa Santa Marta, “continuaremos rezando juntos, neste momento da pandemia, por familiares, enfermos, pais com filhos em casa”.

Na atualidade, o único ofício religioso que é permitido na Itália inteira são as missas, por causa das medidas estabelecidas a interromper a difusão do coronavírus.

Missas matutinas do Francisco, celebradas sem público, têm transmissão de modo direto pelo Vaticano.

Fontes:

https://www.vaticannews.va/
https://g1.globo.com/acoes-da-igreja-catolica-para-combater-fome-durante-pandemia


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico