Como passar bem pelo período do Isolamento Social

Isolamento Social: Melhores dicas para ficar bem nesse período.

Banner dos Santos Terços Católicos

As pessoas pelo mundo inteiro estão enfrentando um período de quarentena como resultado do risco do coronavírus ou infecção. E Aqueles que vivenciaram quarentena ou isolamento social falam de vários pesos que perturbam a sensação de bem-estar.

Nos melhores momentos, ficar longe das pessoas amadas, colegas, seria um desafio, mas adicionar o espectro de uma infecção que ameaça à vida no contexto eleva isso para uma experiência de alto estresse.

Felizmente, a pesquisa de psicologia durante outras situações de desastre como zika vírus, ebola, e mais, deixou inspirações instrutivas de como reagir a estas situações e como lidar com isso.

A limitação do contato social natural, a parada da rotina diária e a experiência de falta de controle sobre a própria vida pode ser debilitante e exaustivo. As conseqüências vividas incluem o que segue:

  • Medo e ansiedade.
  • Tédio à depressão.
  • Frustração e raiva.
  • Sensação estigmatizada.

– Medo e Ansiedade no isolamento social

Estar em quarentena ou isolamento social significa uma perda de controle sobre a rotina de vida normal.

Quando as pessoas sentem que as coisas estão além de seu controle, o nível de medo aumenta por causa do risco percebido.

A ansiedade é exacerbada pela preocupação, não apenas sobre a saúde e bem estar, mas também pela família.

– Tédio à Depressão

As funções de trabalho formam uma importante parte da identidade social e pessoal, e propósito. Estar sem trabalho, ou ao menos não ter o ritmo normal, pode levar aos sentimentos de ineficácia.

A falta de oportunidades para usar as próprias habilidades podem diminuir o humor, levando a um senso geral de tristeza.

Para muitos, estar privado do seu regime de atividade física natural, a academia ou esporte, significa letargia não familiar e níveis de energia deprimidos que não são positivos para o bem-estar.

Isolamento Social na Pandemia
Estudar, trabalhar, se exercitar são as melhores coisas para se fazer durante o isolamento social da pandemia do coronavirus

– Frustração e Raiva durante o isolamento social

O confinamento forçado, movimento restringido e não ser capaz de participar de atividades cotidianas eleva os níveis de frustração.

Esta frustração pode se espalhar não apenas para as pessoas queridas, mas também sobre aqueles que não atendem as diretrizes oficiais, ou outros que não estão sujeitos à quarenta ou isolamento social.

– Sensação Estigmatizada

Em situação identificada de quarentena ou isolamento social, seja auto determinado ou não, pode levar à experiência de se sentir estigmatizado.

A culpa e medo não apenas sobre o desconhecido, mas como outros podem perceber a si agora ou no futuro soma à sensação ruim.

Como Lidar Bem no isolamento social da Quarentena do Coronavírus?

Felizmente a pesquisa de psicologia oferece algumas dicas e inspirações em como lidar frente aos sentimentos associados com esta adversidade. São apresentadas na sequência 10 dicas interessantes.

1 – Ter uma Abordagem Pró-Ativa durante o isolamento social

Fazer um plano e identificar o que se pode controlar está associado com a sensação de propósito e progresso.

Elaborar uma agenda diária ou rotina e fixar onde todos podem ver, fazendo isso aumenta a probabilidade de seguir o esquema. Assegurar variedade na agenda, com trabalho, exercício, aprendizado, divertimento, mais.

Considerar participar de algo novo, um projeto, que inspire a motivação e curiosidade.

Todos podem controlar o humor e sentimentos, assim tentar estar atento com o que está sentindo, e entender o motivo de estar vivenciando estes sentimentos, é o primeiro passo para ter o controle de volta.

Banner Terço de São Bento Original

2 – Permanecer Conectado

Se for extrovertido ou introvertido, as pessoas são espécie social e se conectar com amigos e família tem efeitos positivos no bem-estar.

Seja por texto, vídeo chat, mídias sociais, ou telefone, apenas permanecer conectado mantém as pessoas centradas. Em particular, é bom compartilhar o que sente.

Enquanto um problema compartilhado pode não ser um problema dividido pela metade, há pesquisa para apoiar que dividir preocupações com aqueles que confia tem benefícios psicológicos positivos significativos.

Você também pode gostar de ler: Cursos Online GRÁTIS – Seleção de instituições de ensino que abriram cursos online grátis no período do isolamento social!

3 – Focar na Saúde durante a pandemia

Enquanto óbvio, às vezes deixa de controlar o que pode em relação à saúde.

A quarentena e isolamento social são estressantes e o estresse enfraquece o sistema imunológico, então ser proativo sobre permanecer saudável se torna ainda mais importante.

4 – Manter Alimentação Saudável

Manter refeições regulares com variedade correta nutricional e evitar lanchar. A ansiedade pode por vezes levar ao alimento que conforta, assim é necessário controlar isso.

5 – Exercitar-se Regularmente durante o isolamento social

O exercício diário ajudará a regular os padrões de sono e drogas não ajudarão o ajuste de longo termo, apesar de quão relaxante o efeito do álcool pode ser apelativo em um momento de estresse.

6 – Controlar a Quantidade de Informações

As pessoas aprenderam com a crise do zika vírus em 2016 que aqueles que confiaram nas fontes de mídia social como Twitter registraram níveis mais altos de estresse e ansiedade.

Do que aqueles que dependeram de fontes de mídia tradicional para suas atualizações em notícias.

Na realidade, consumir muita informação em uma situação de crise é associado com níveis aumentados de estresse vivenciado.

7 – Ficar Esperto com as Fake News

Restringir o consumo de noticiais e evitar mídia social e depender das informações nacionais tradicionais com linhas diretas para decisões médicas confiáveis quando acessando notícias.
Se estiver sujeito à quarentena ou isolamento social, lembrar-se que está fazendo não apenas para o próprio bem, mas para a comunidade. É o último ato de altruísmo e pode-se dizer que está entre os heróis silenciosos do país.

8 – Usar o Celular de Maneira Inteligente

Usar o Facetime todos juntos é uma idéia interessante por exemplo para o aprendizado das crianças em casa. Com uso de outras plataformas sociais e de vídeo como Instagram, WhatsApp, Zoom também é possível.

9 – Aproveitar o Abraço Caloroso da Família

Abraçar é improtante em combater a solidão e acalmar a ansiedade. Reservar um tempo para abraçar a esposa, esposo, crianças.

Pode-se também fazer auto massagem em casa ou usar técnicas que mostraram ajudar a acalmar a ansiedade.

10 – Ajudar Alguém

Ajudar os outros pode trazer uma grande sensação de recompensa e mantém conectado com outros.

Verificar os amigos, vizinhos e mais velhos. Se eles não são capazes de fazer compra, pedir então uma refeição ou comprar suprimentos para ser entregue a eles.

Fonte:

https://www.totallifecounseling.com/

1 comentário em “Isolamento Social: Melhores dicas para ficar bem nesse período.”

  1. Pingback: Insônia e Pesadelos - como se livrar disso em tempos de quarentena?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp