Como identificar Possessão Demoníaca e Doença Psiquiátrica

Possessão Demoníaca e Doença Psiquiátrica🏅Qual a Diferença, Como Identificar Cada Uma?

Banner dos Santos Terços Católicos

Muitas dúvidas surgem acerca das doenças neurobiológicas, doença psiquiátrica e possessão demoníaca. A esquizofrenia pode atingir qualquer pessoa, incluindo pessoas de lares de religião profunda. Os conceitos de demônios, céu e inferno são parte do catolicismo.

A influência demoníaca é rara, mas crença integral de muitos. E muitos cristãos que pesquisam esquizofrenia se perguntam sobre o demoníaco. “Meu parente está possuído?”. O Novo Testamento menciona demônios mais de 100 vezes, incluindo Mateus 8:29, e João 16:11.

Mesmo aqueles que têm outras crenças ou escolhem permanecer céticos ainda devem relacionar com cristãos que acreditam no sobrenatural. Muitos cristãos que enfrentam a batalha do membro da família com esquizofrenia terão questões sobre envolvimento demoníaco com uma pessoa amada e merecem respostas reais, ao invés de uma resposta condescendente que descarta tal preocupação como absurdo por parte dos ignorantes.

O que Diz a Bíblia sobre a diferença entre Possessão Demoníaca e Doença Psiquiátrica?

A Bíblia em si faz distinção entre doença e possessão, Marcos 6:13. Assim, a teologia cristã deve reconhecer a diferença.
“Expulsavam muitos demônios e ungiam muitos doentes com óleo e os curavam.” – Marcos 6:13.

Ao menos 6 fatores diferenciam a esquizofrenia da possessão demoníaca como descrito na Bíblia. Estes fatores podem ser úteis quando tentando determinar se uma pessoa está possuída ou tem distúrbio neurobiológico.

  • Atração versus aversão à religião – Os demônios desejam nada com Cristo. Por outro lado, as pessoas com distúrbio neurobiológico são muitas vezes devotamente religiosas.
  • Fala irracional versus fala racional – Nos relatos do Novo Testamento envolvendo demônios, os demônios falavam de maneira racional. As pessoas não tratadas com esquizofrenia vão muitas vezes falar sem sentido e pular rapidamente entre assuntos não relacionados.
  • Aprendizado ordinário versus conhecimento sobrenatural – Os demônios no Novo Testamento falariam através das pessoas para transmitir conhecimento que poderia não ter sido sabido às pessoas possuídas. Aqueles com distúrbios neurobiológicosnão têm tal habilidade de saber os fatos que não adquiriram pelo aprendizado normal.
  • Fenômeno normal versus fenômeno oculto – Há um aspecto para atividade demoníaca que é apenas assustador. Estes têm um impacto sobre outros na sala não apenas o possuído. Com esquizofrenia, o efeito da doença é apenas sobre o doente, não outros.
  • A alegação de estar possuído. Autores que têm experiência clínica com possessão demoníaca e doença mental acreditam que aqueles que afirmam estar possuídos são muito prováveis não possuídos. Os demônios desejam ser reservados e não afirmam voluntariamente estar presente.
  • Efeitos da terapia – Se a oração resolve o problema, então não era provavelmente esquizofrenia. Se a medicina ajuda a aliviar o problema, não era possessão demoníaca.

Você também vai curtir:

Possessão Demoníaca: Apresentações Bíblicas e Contemporâneas

Para responder algumas questões, é necessário olhar para relatos do Novo Testamento sobre a demonização. Jesus claramente expulsou espíritos malignos de muitas pessoas que Ele encontrou, Mateus 4:24, 8:16, Marcos 1:32, 4:41. No entanto, são 6 casos contados em algum detalhe, sendo 2 deles:

  • O demônio possuiu geraseno: Mateus 8:28-34, Marcos 5:2-20, Lucas 8:26-39.
  • Um demônio possuiu o homem mudo: Mateus 9:32-34, Lucas 11:14-26.

Exorcistas Lidam com 4 Tipos de Possessão Demoníaca

Os 4 tipos de atividade demoníaca que demandam um exorcismo incluem:

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos
  • Possessão demoníaca – Um demônio usando o corpo de alguém como seu. Isso é raro.
  • Infestação demoníaca – A presença do mal em um local (como casa mal-assombrada) ou um objeto (como boneca vodu ou tabuleiro ouija).
  • Vexação demoníaca – Ataques físicos sobre o corpo de alguém, como cortes, marcas de mordida ou contusões.
  • Obsessão demoníaca – Ataques demoníacos na mente de alguém. Isso pode ser o diabo tentando entrar na cabeça de alguém assim tudo que pensam ou vivenciam está sendo filtrado através das presenças do demoníaco.

Exorcistas Consultam Profissionais de Saúde Médica e Mental

A conferência dos bispos diz que é parte do processo de avaliação do exorcista ter qualquer sujeito em potencial a passar por avaliações psiquiátricas ou médica, psicológica.

Há profissionais para avaliar aqueles no exorcismo, ou com um médico que a pessoa que busca exorcismo já trabalha.

Por exemplo, há aproximadamente 150 padres católicos nos Estados Unidos que praticam exorcismo, uma prática antiga para livrar as pessoas, locais e objetos da influência demoníaca. Há até um protocolo para exorcismos.

Exorcistas Enxergam o Ocultismo como Pontos de Entrada para a Influência do Diabo

A cultura popular oferece muitos pontos de entrada para o ocultismo. O diabo pode trabalhar com a imaginação das pessoas através das coisas como literatura, programas de TV, indústria do entretenimento, casas mal-assombradas, feitiços e magias.

Não é sugerido aqui que as pessoas parem de consumir entretenimento envolvendo o diabo e ocultismo, mas tais coisas podem ajudar as pessoas a cultivar uma relação com o mal se as pessoas não entendem as consequências.

Todo católico deve estar atento para as influências que o cercam, obviamente, e assim buscar influenciar-se pelos ensinamentos de Deus. O perigo está quando muitas pessoas não conhecem sua fé e se expõem para todas as coisas demoníacas.

Siga a gente no Instagram @JovensCatolicosOficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço de São Bento