Principais feriados da igreja católica de 2023

Feriados Católicos 2023 ❤️ Veja lista completa dos feriados

Medalhas de São Bento Originais

A lista completa dos próximos feriados católicos 2023 é apresentada aqui, os próximos feriados católicos.

Sobre o Ano Litúrgico católico, por meio do ciclo anual é comemorado pela Igreja todo mistério de Jesus, a partir da encarnação para dia de Pentecostes e ao aguardo da vinda do Senhor.

É comemorado pelo Ano Litúrgico, Jesus em movimento no espaço e tempo, para continuação da obra salvífica. Celebrar estes acontecimentos reproduz nos católicos a imagem e vida de Cristo para que possam cada vez mais ser transformados em mistério celebrado.

Lista de Feriados Católicos 2023

Abril

7 de Abril (Sexta-Feira Santa) – Paixão de Cristo.

Junho

8 e 9 de Junho (Quinta e Sexta) – Corpus Christi (Facultativo).

Outubro

12 de Outubro (Quinta-Feira) – Nossa Senhora Aparecida.

Novembro

1 de Novembro (Quarta- Feira) – Dia de Todos os Santos 2023.

2 de Novembro (Quinta-Feira) –  Dia de Finados 2023.

Dezembro

25 de Dezembro (Segunda-Feira) – Natal.

Outros feriados de 2023

  • 1 de Janeiro (Domingo) – Confraternização Universal.
  • 20 de Fevereiro (Segunda-Feira) – Carnaval 2023 (Facultativo).
  • 21 de Fevereiro (Terça-Feira) – Carnaval (Facultativo).
  • 22 de Fevereiro ( Quarta-Feira de Cinzas) – Carnaval (Facultativo).
  • 21 de Abril (Sexta-Feira) – Tiradentes.
  • 1 de Maio (Segunda-Feira) – Dia Mundial do Trabalho.
  • 7 de Setembro (Quinta-Feira) – Independência do Brasil.
  • 28 de Outubro (Sábado) – Dia do Servidor Público (Facultativo).
  • 15 de Novembro (Quarta-Feira) – Proclamação da República.

Tá chegando JMJ 2023 Lisboa:

Feriados Católicos 2023

Paixão de Cristo – 7 de Abril (Sexta-Feira Santa) – Feriados Católicos 2023

Um dos feriados católicos 2023 é a Paixão de Cristo, em 7 de abril de 2023. Paixão de Cristo, ou feriado da Sexta-Feira Santa é presente nos países todos de tradição católica.

Porém, mesmo que as pessoas concentrem atenção em especial nesta data, este feriado integra maior conjunto, formado por 3 dias antecedendo Domingo de Páscoa, e que recebe em liturgia católica a denominação de Tríduo Pascal.

Celebrações ocupando estes 3 dias, ou seja, quinta, sexta e sábado, juntam-se ao domingo compondo um todo, trata-se de ponto de maior importância da vida religiosa para católicos, em que vão reviver, a partir da Antiguidade, os acontecimentos paixão, morte, e ressurreição de Cristo.

Vivendo de 354 d.C. até 430 d.C., Santo Agostinho, se referia já para “3 sacratíssimos dias da crucificação, sepultura e ressurreição de Cristo”.

Aqui no Brasil, sendo o maior país católico do planeta, na Sexta-Feira Santa acontecem encenações de crucificação e sofrimentos de Jesus em milhares de municípios. Estas encenações, em algumas situações, se tornaram superproduções verdadeiras, e turistas do país inteiro são recebidos.

É o que ocorre no interior de Pernambuco, Nova Jerusalém, uma cidade cenográfica desenvolvida perto do município de Brejo da Madre de Jesus, em que aproximadamente 500 atores vão interpretar a Paixão.

Em Piracicaba, interior de São Paulo, e também no Paraná, cidade de Maringá, ocorrem as encenações parecidas com a de Pernambuco, a reunir centenas de atores, como visitantes aos milhares.

Corpus Christi – 8 e 9 de Junho (Quinta e Sexta) (Facultativo) – Feriados Católicos 2023

Corpus Christi é feriado católico 2023 integrante do calendário da Igreja Católica. Mas, os que não seguem a religião, se beneficiam, porque é ponto facultativo geralmente transformado em feriado e que cai sempre na quinta-feira.

No ano de 2023, será em 8 e 9 de junho, quinta e sexta.

Qual o significado de Corpus Christi? Trata-se de expressão em latim, linguagem até os dias de hoje em voga em ritos da Igreja Católica, significando “corpo de Cristo”.

Essa data é ainda popular como Corpus Domini, em português, “corpo do Senhor”.

Uma festividade com foco em celebração, de modo público, da Eucaristia, portanto, sacramento católico relembrando Última Ceia.

O termo Eucaristia significa, antes de tudo, Ação de Graças.

Trata-se da celebração do sacrifício na cruz, de Jesus Cristo. Geralmente se fala que a celebração da Eucaristia se mostra memória da paixão, da morte e então ressurreição de Jesus.

Na Eucaristia, que acontece nas missas todas católicas, há distribuição da hóstia para fiéis, tipo de pão sagrado representando corpo de Cristo. E uma curiosidade, morder a hóstia não é pecado, como alguns pensam.

E a relação de Corpus Christi e tapetes? A confecção dos tapetes é uma das tradições mais presentes neste feriado. Nas muitas cidades brasileiras, os fiéis então reproduzem as imagens usando serragem, sal, borra de café e mais materiais.

Significa preparação do caminho por onde vai passar o corpo de Cristo.

Uma preparação da via em que vai passar o sacramento. Geralmente, é realizada antecipadamente, pela madrugada.

Teria começado a tradição em arquipélago de Açores, que pertence ao país Portugal, século 13. Então foi importada ao Brasil pela chegada de portugueses, isso partindo de 1500.

Ocorre a missa solene e procissão na quinta-feira de manhã. É na rua a procissão, com grande hóstia, que fica na custódia, passando a ser denominada ostensório.

Assim, o povo vai percorrer ruas a abençoar município, para prestar devoção. E o terceiro momento se caracteriza adoração do sacramento, o diácono ou padre estende ostensório para povo, então abençoando.

Nossa Senhora Aparecida – 12 de Outubro (Quinta-Feira) – Feriados Católicos 2023

Mais um dos feriados católicos no Brasil, Nossa Senhora Aparecida foi nomeada como Padroeira do Brasil pela Igreja Católica, no ano de 1930, no entanto, o feriado apenas foi pela lei oficializado em 1980.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

A Santa havia já sido no catolicismo definida em 1930 de Padroeira do Brasil, por Papa Pio XI. CNBB, em 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, estipulou a data como sendo dedicada para ela por causa de 3 fatores:

  • Associação com espanhóis chegando ao continente americano, no dia 12 de outubro de 1492.
  • Devido aos 3 pescadores encontrarem em outubro de 1717 a imagem da Santa que seria então conhecida como Nossa Senhora Aparecida no rio denominado Paraíba do Sul.
  • E pelo motivo de ser Dia das Crianças.

Mas, este feriado veio como Papa João Paulo II visitando Santuário de Aparecida, em 30 de junho de 1980, interior de São Paulo.

Naquele momento, vivia o Brasil sob ditadura militar e general João Batista Figueiredo, então presidente, sancionava a lei que a data declarava como um feriado nacional.

Foi oficialmente declarada a Nova Basílica de Aparecida como Santuário Nacional de Aparecida por CNBB, em 1984.

Complementar informalmente o oficial nome da cidade paulista, que tem nome apenas de Aparecida homenageando a Santa, possui origem em ferrovia instalada entre São Paulo e Rio de Janeiro, passando por esta cidade e iniciou as operações no ano 1877.

De início, era denominada Estrada de Ferro do Norte. A localização para norte de São Paulo, capital, de onde os visitantes partiam para Rio de Janeiro, além da ferrovia, auxiliou no reforço do informal nome de Aparecida do Norte.

Finados – 2 de Novembro (Quinta-Feira)

Mais um dos próximos feriados católicos, Finados. O Dia de Finados, ou Dia dos Mortos, é um feriado no Brasil inteiro.

Como diz o termo, nessa data tantas pessoas homenageiam os que já partiram.

No Dia de Finados com influência forte religiosa, muitos seguem para cemitério para fazer visita aos amigos, parentes falecidos.

Há aqueles que preferem ir às celebrações religiosas. É interessante conhecer a história sobre este feriado, e o motivo de ser comemorado em 2 de novembro.

Segundo a Igreja Católica explica, Dia de Finados teve instituição em 998, século X, por Odilo, um abade, na França, abadia beneditina de Cluny.

Ele determinou 2 de novembro como dia oficial, um modo de unir comemorações aos falecidos nessa data.

Porém, foi apenas no ano de 1915, que permitiu o Papa Bento XV, que celebrassem os sacerdotes, as missas, por falecidos, de acordo com informação da Igreja Católica.

Hoje no país, é feriado nacional o Dia de Finados, determinado por Lei n° 10.607 desde o ano de 2002, um dia em que tantos se lembram dos falecidos e seguem para cemitérios levando velas, flores, orações e sentimentos, sem contar a participação nas missas solenes.

Natal – 25 de Dezembro (Segunda-Feira)

Natal se caracteriza um dos feriados católicos de maior importância para cristianismo. A comemoração é em 25 de dezembro, simbolizando para tantas pessoas a finalização e começo de ciclos.

Um dia marcado para reunir família e amigos, comemorando em união com ornamentações típicas e ceia, desde a véspera, portanto, noite do dia 24 de dezembro.

Menção inicial que se tem conhecimento acerca do dia 25 de dezembro apareceu em Cronógrafo de 354, trata-se de calendário feito por calígrafo FúrioFilócalo.

Relatam alguns historiadores que oficializar o dia ocorreu pela influência da decisão que Papa Júlio I tomou, isso poucos anos anteriormente.

E independente das discussões sobre a comemoração do Natal, este é um dos feriados católicos 2023 visto atualmente como momento para festejar, passando mensagem de união e amor ao próximo.

E para a Igreja? Solidariedade, amor ao próximo, reflexão acerca da vida, se resumem algumas marcantes características do espírito de Natal.

Para bispo Dom Gilberto Pastana, o Natal possui especial significado e precisa ser celebrado com compaixão e muito amor.

Natal, para os cristãos todos, é celebração e recordação do nascimento de Cristo, o Salvador.

Representa acolhimento do filho de Deus. Assim, ao celebrar tal data, os católicos abrem a própria casa para que Jesus possa nascer e também viver na vida das famílias.

No Natal, de fato a pessoa fundamental não é ganhar presente ou Papai-Noel, o ator principal é Jesus, o anunciado, o prometido.

O católico engajado, já possui consciência deste dia, e celebra dentro da perspectiva maior o Natal, como cristão verdadeiro.

Os jovens, a partir da Jornada Mundial da Juventude, se encontram engajados em comunidades e vários deles nesse momento aproveitam para encenar muitos personagens que integraram a cena do nascimento de Cristo.

25 de dezembro, um dos dias mais lembrados por todos, que para Igreja Católica segue além de data festiva.

Bispo Dom Gilberto Pastana, por exemplo, destaca que o Natal necessita ser pensando na Igreja em união com a família.

Há necessidade de assistir a Santa Missa, como ainda fazer boa comunhão, fazer meditação, visitar presépio.

Siga a gente no Instagram @JovensCatolicosOficial


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp