O Nascimento de Jesus Cristo: Uma História de Esperança e Redenção

Nascimento de Jesus 💜 história de esperança e redenção

Medalhas de São Bento Originais

Natal é a celebração da Igreja do nascimento de Jesus Cristo em 25 de dezembro em sua adoração pública de Deus. O Catecismo da Igreja Católica define o Natal como “A festa da Natividade, o nascimento de Jesus”.

O Catecismo ensina que pelo ano todo, a Igreja lembra as pessoas de vários aspectos do trabalho de salvação do Senhor.

“Isto é também o caso com o ciclo de festas envolvendo o mistério da Encarnação (Anunciação, Natal, Epifania). Eles comemoram o começo da salvação e comunica as pessoas dos primeiros frutos do Mistério Pascal”.

O Natal deriva seu nome do Old English Cristes Maesse ou Cristes-messe, ou seja, A Missa de Cristo.

A observância do Natal e Festas relacionadas a isso na Igreja Católica é conhecido como Ciclo do Natal ou época do Natal.

Nascimento de Jesus Cristo Foi Mesmo no Natal Dia 25 de Dezembro?

A Igreja Católica nunca fingiu que Jesus realmente nasceu em 25 de dezembro. A Igreja veio a celebrar o nascimento de Jesus Cristo data em 25 de dezembro, no calendário juliano.

Que era 6 de janeiro no calendário egípcio, foi uma celebração pagã importante do Natalis Solis Invicti, o festival do deus do sol romano em solstício.

Desde que muitos cristãos foram atraídos para celebrações cercando esta festa pagã e acabaram caindo em deboche e imoralidade que foram uma grande parte destas celebrações.

Assim a Igreja procurou erradicar tais abominações por substituir o festival pagão celebrando o nascimento do sol, com a festa cristã celebrando o Nascimento do Filho.

A data da Natividade do Nascimento de Jesus Cristo data pode ser calculada apenas aproximadamente, a data mais provável parece ser em torno do ano 7 ou 6 a.C.

Tão estranho quanto soa dizer que Cristo nasceu aproximadamente 6 a 7 anos antes de Cristo, é porque, é bem entendido que os cálculos de Dionísio, o Exíguo, sobre qual sistema de determinação do ano do nascimento de Cristo é baseado em erro.

Como Foi a Verdadeira História do Nascimento de Jesus Cristo

Como cristãos católicos, a maioria do que se acredita sobre a vida e momentos de Jesus foi resultado do estudo acadêmico da Sagrada Escritura, história do nascimento de Jesus.

Mesmo embora um número de documentos históricos não bíblicos fosse estudado também, Escritura Canonizada tem sido de longe a maior fonte usada quando montando um retrato de Jesus.

Os conselhos iniciais da Igreja e crenças resultantes foram delineados o que é agora acreditado sobre Jesus.

História do História do Nascimento de Jesus
Como foi a verdadeira História do Nascimento de Jesus Cristo

 

– Concepção de Jesus e Nascimento

Os evangelhos de Mateus e Lucas contêm relatos semelhantes da concepção e nascimento de Jesus. Estes eventos não são mencionados no evangelho de Marcos.

O evangelho de João lida com tais inícios de uma maneira completamente diferente. Mateus e Lucas dizem que Maria, uma jovem mulher judia é a mãe de Jesus.

Maria estava prometida para José quando o anjo Gabriel a visitou, e disse a ela que conceberia e daria à luz um filho, mesmo embora ela ainda fosse virgem.

Esse filho seria chamado Jesus e seria concebido pelo poder do Espírito Santo e não teria um pai da Terra.

Mesmo embora perplexa e um pouco confusa pela proclamação, Maria acreditou e consentiu em ser parte deste evento milagroso, Mateus 1:18-25, Lucas 1:26-38.

Jesus nasceu em Belém, não na cidade de Nazaré, onde o casal vivia, por causa de um decreto do imperador Augusto que todos tinham que ir para sua cidade natal a ser registrados.

José, marido de Maria, tinha que ir para cidade de Davi, chamada Belém, porque descendia da casa e família de Davi.

Enquanto eles estiveram em Belém, Maria deu à luz Jesus, em um ambiente bastante humilde, porque todas as pousadas estavam cheias, devido ao influxo grande de pessoas na cidade a fazer o censo, Mateus 2:1-12, Lucas 2:1-20.

A concepção e o nascimento de Jesus Cristo
Como foi a A concepção e o nascimento de Jesus Cristo

– Segunda Pessoa da Trindade

A doutrina igualmente difícil da Trindade foi estabelecida em 325 no Primeiro Concílio de Niceia. Esta doutrina ensina que Deus é um, mas que 3 “pessoas” distintas constituem um Deus, o Pai, o Filho, e o Espírito Santo.

Jesus, como Filho, é a segunda pessoa da Trindade. A palavra “Trindade” não é encontrada na Escritura, mas é aludida a um número de vezes.

O Pai, Filho e Espírito Santo são mencionados na Escritura várias vezes individualmente e juntos.

Um exemplo pode ser encontrado em Mateus 28:19-20, quando Jesus diz aos Seus discípulos, “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”.

– Infância e Vida Adulta de Jesus

Então pouco é sabido sobre os primeiros 30 anos da vida de Jesus, de fato.

Uma exceção é a história do garoto Jesus no templo por 3 dias ensinando os anciãos com grande maturidade e sabedoria como Seus pais perturbados procuravam por Ele, Lucas 2:41-51.

Acredita-se que Ele viveu na obscuridade como um carpinteiro, o ofício de Seu “pai”, José. Antes de começar Sua vida pública, Jesus foi batizado por João Batista, Seu primo e precursor.

Este evento é registrado nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. João Batista proclamou o batismo como arrependimento para o perdão dos pecados.

Enquanto João batizava com água, ele proclamou Jesus como aquele que batizaria “com o Espírito Santo e com fogo”, Lucas 3:16.

No batismo de Jesus, os céus abriram e o Espírito Santo desceu como uma pomba conforme uma voz proclama, “Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo”, Lucas 3:22.

Por Que Jesus Cristo Nasceu em Uma Manjedoura?

Do início em Belém, Jesus “escolheu um estilo de vida” de simplicidade, desapego e auto-negação.

As pessoas podem aprender assim muito sobre quem Jesus é por olhar para circunstâncias de seu nascimento, e na seqüência são destacadas algumas destas circunstâncias e virtudes.

  • Santa Pobreza… o Senhor nasceu em circunstâncias extremamente humildes.
  • Desapego das coisas… o Senhor nasceu em um estábulo.
  • Humildade… o Senhor deixou que outros usassem a pousada.
  • Mortificação… o Senhor Se expôs aos elementos, clima, leito de palha.
  • Simplicidade… simplicidade extrema, animais, pastores.
  • Desprezo do Mundo… Jesus nasceu fora da cidade de Belém em um estábulo.
  • Abandono… Jesus Se colocou totalmente aos cuidados do Pai.
  • Silêncio… um espírito interior, solidão.
Por que Jesus Cristo nasceu em uma manjedoura
Saiba Por que Jesus Cristo nasceu em uma manjedoura.

Belém é como um microcosmo da vida cristã. Está ali em Belém, na simplicidade de um espírito que rejeita os valores do mundo, essa adoração do Rei dos Reis pode acontecer. Que ensinamento na teologia Belém oferece!

Qual o Verdadeiro Significado do Natal para os Católicos? Por Que no Natal Devemos Praticar o Amor, o Perdão e a Caridade?

É novamente essa época especial do ano. Dezembro surgiu e com ele todas as alegrias do Natal. Mas qual é o real significado do Natal?

Para muitas pessoas, Natal é momento de tristeza. Eles não têm o dinheiro extra para comprar presentes para seus filhos, família e amigos.

Muitos estão tristes com a época do Natal quando acham que as pessoas queridas não vão ser capazes de vir para casa por várias razões.

A ceia pode ser apenas um desejo e não uma realidade para alguns. Ainda, o Natal pode ser uma época de grande alegria.

É época de Deus mostrar Seu grande amor para todos. E pode ser um momento de cura e força renovada. Natal é quando as pessoas celebram o nascimento do menino Jesus.

Deus enviou Seu Filho, Jesus, no mundo para nascer. Seu nascimento trouxe grande alegria ao mundo. Pastores, homens sábios e anjos todos compartilham a empolgação de saber sobre este grande evento.

Eles sabiam que não era um bebê comum. Os profetas tinham dito de Sua vinda centenas de anos antes.

A estrela parou sobre Belém apenas para marcar o caminho para aqueles que estavam procurando por esta criança especial.

Leia Também: Treinamento Baseado na Obra e Vida de Jesus Cristo.

– Vinda de Jesus

Por que Ele veio? Por que Deus enviou Seu filho para este mundo por vezes cruel e difícil? Ele enviou Jesus para as pessoas, para que um dia, Ele cresceria a se tornar uma parte muito importante da história.

Sua história é verdadeira, de amor, e esperança. E trouxe salvação para todos. Sem Jesus, as pessoas todas morreriam nos próprios pecados.

Jesus nasceu para que um dia o preço poderia ser pago pelas coisas que as pessoas fizeram que são erradas. A Bíblia diz que todos têm pecado.

As pessoas nascem com natureza pecaminosa, todas. Fazem coisas que não agradam Deus. Através dos pecados de Adão e Eva, todos herdaram esta natureza pecaminosa.

Banner Terço de São Bento Original

E precisam ter isso removido. A única forma é através de Jesus. Jesus veio para que pudesse morrer na cruz por todos os pecados de todos.

Se for considerado que Jesus morreu pelos pecados das pessoas, podem pedir a Ele a vir aos corações e perdoar cada um.

Então, estão limpas e feitas inteiras. Podem saber que o céu é um lugar onde podem ir para quando esta vida acabar.

“Mas se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”, 1 João 1:9.

Todos podem realmente ser felizes no Natal, não importa o que possa estar acontecendo, podem saber que são Seus filhos. As pessoas então se tornam filhos e filhas de Deus. O céu será lar um dia.

Olhar para o Natal de uma maneira nova este ano, este é o ano para convidar Jesus a entrar no coração.

Então terá um Feliz Natal, a alegria e paz que receberá durarão pelo ano todo, conforme olha para Deus por todas as necessidades a serem atendidas.


O Nascimento de Jesus: Uma História de Esperança e Redenção

No dia mais sagrado do calendário cristão, celebramos o nascimento de Jesus – uau! A história do nascimento de Jesus é uma narrativa repleta de esperança e redenção, trazendo a mensagem de amor e paz para o mundo. Em uma humilde manjedoura, nasceu aquele que seria conhecido como o Salvador da humanidade, o Filho de Deus.

O nascimento de Jesus não ocorreu em meio a luxos e riquezas, mas sim em uma simples gruta em Belém. Isso nos mostra que a verdadeira grandiosidade está na simplicidade, e que até mesmo aqueles que não possuem poder ou status social podem ser instrumentos de mudança e transformação.

Essa história de esperança também é um lembrete de que, mesmo em meio às dificuldades e desafios da vida, sempre há uma luz que nos guia e nos dá forças para seguir em frente. Através do exemplo de Jesus, aprendemos sobre a importância do perdão, compaixão e amor ao próximo.

Enquanto celebramos o nascimento de Jesus, que essa história maravilhosa nos inspire a cultivar a esperança e a redenção em nossas próprias vidas, espalhando bondade e compreensão por onde passamos. Que o verdadeiro significado do Natal esteja sempre presente em nossos corações.

Introdução ao nascimento de Jesus

O nascimento de Jesus não ocorreu no meio do luxo e da riqueza, mas em uma simples caverna em Belém. Isso nos mostra que a verdadeira grandeza está na simplicidade e que até mesmo aqueles sem poder ou status social podem ser instrumentos de mudança e transformação.

Essa história de esperança também é um lembrete de que, mesmo no meio das dificuldades e desafios da vida, sempre há uma luz que nos guia e nos dá a força para seguir em frente. Através do exemplo de Jesus, aprendemos sobre a importância do perdão, da compaixão e do amor ao próximo.

O contexto histórico do nascimento de Jesus

Desde os tempos antigos, profecias sobre o nascimento de Jesus foram transmitidas de geração em geração. Essas profecias anunciavam a vinda de um Messias, um salvador que traria a redenção e a salvação para a humanidade. A profecia do nascimento de Jesus é um testemunho do amor de Deus e do seu plano para a reconciliação com a humanidade.

A profecia do nascimento de Jesus

Antes do nascimento de Jesus, o anjo Gabriel apareceu a Maria para anunciar que ela seria a mãe do Filho de Deus. Maria, uma jovem humilde e virtuosa, recebeu a notícia com humildade e aceitou seu papel no plano divino. A visita de Gabriel a Maria é um momento de grande significado, pois marca o início da jornada de Jesus na Terra.

A Anunciação: Gabriel visita Maria

Devido a um censo ordenado pelo imperador romano Augusto, Maria e José tiveram que viajar de Nazaré para Belém, a cidade de seu ancestral Davi. A viagem foi longa e cansativa, mas eles confiaram em Deus e seguiram em frente. Essa jornada mostra a confiança e a fé de Maria e José, mesmo diante das dificuldades da vida.

A viagem para Belém

Ao chegarem em Belém, Maria e José não encontraram lugar em nenhuma hospedaria. Por fim, foram acolhidos em uma simples manjedoura, onde Jesus nasceu. O nascimento de Jesus em um local tão humilde e simples é um símbolo poderoso de humildade e amor. Ele veio ao mundo para servir e mostrar que a verdadeira grandeza está em cuidar dos outros.

O nascimento de Jesus em uma manjedoura

Na mesma noite do nascimento de Jesus, anjos apareceram a pastores que estavam nos campos próximos de Belém. Os pastores foram informados sobre o nascimento do Salvador e foram convidados a visitá-lo. Eles foram testemunhas do milagre do nascimento de Jesus e levaram a mensagem de esperança e redenção para todos que encontraram.

A visita dos pastores

Após o nascimento de Jesus, magos do Oriente seguiram uma estrela que os guiou até Belém. Eles trouxeram presentes valiosos – ouro, incenso e mirra – para oferecer ao recém-nascido. A chegada dos magos é um lembrete de que Jesus veio para todos, independentemente de sua origem ou condição social. Ele veio para trazer luz e salvação a todos os povos da Terra.

A chegada dos magos

O nascimento de Jesus possui um profundo significado espiritual e simboliza a esperança e a redenção para toda a humanidade. Ele veio ao mundo para nos mostrar o caminho da verdade, da justiça e do amor. Sua vida e ensinamentos são um exemplo a ser seguido, nos inspirando a vivermos com compaixão, perdão e amor ao próximo.

O significado do nascimento de Jesus

Ao celebrarmos o nascimento de Jesus, que essa maravilhosa história nos inspire a cultivar esperança e redenção em nossas próprias vidas, espalhando bondade e compreensão por onde passarmos. Que o verdadeiro significado do Natal esteja sempre presente em nossos corações, nos lembrando do amor incondicional de Deus e da promessa de salvação e paz que Jesus trouxe ao mundo.

Conclusão: A mensagem duradoura de esperança e redenção

Que a história do nascimento de Jesus seja uma fonte de inspiração e renovação em nossas vidas, nos guiando no caminho da esperança e da redenção. Que possamos compartilhar essa mensagem de amor e paz com todos ao nosso redor, tornando o mundo um lugar melhor.

Que a celebração do nascimento de Jesus nos lembre de que, mesmo nas circunstâncias mais simples e humildes, a esperança e a redenção podem florescer. Que possamos ser instrumentos de mudança e transformação, seguindo o exemplo de Jesus e compartilhando seu amor com aqueles que nos rodeiam.

Que a história do nascimento de Jesus nos encha de alegria e gratidão, nos lembrando do verdadeiro significado do Natal e do presente maravilhoso que Deus nos deu. Que possamos viver de acordo com os ensinamentos de Jesus, cultivando esperança, redenção e amor em nossas vidas e no mundo ao nosso redor.

Que a mensagem de esperança e redenção trazida pelo nascimento de Jesus ecoe em nossos corações e nos inspire a vivermos de maneira significativa e compassiva. Que possamos compartilhar essa mensagem de amor e paz com todos que encontrarmos, espalhando a verdadeira essência do Natal.

Que a celebração do nascimento de Jesus seja um lembrete constante de que, mesmo em meio às adversidades da vida, sempre há esperança e redenção. Que possamos encontrar conforto e encorajamento na história do nascimento de Jesus, sabendo que somos amados e que sempre há um caminho para a paz e a felicidade verdadeiras.

Que a história do nascimento de Jesus nos inspire a sermos pessoas melhores, a vivermos com compaixão e a buscarmos a justiça e a paz em nossas vidas e no mundo ao nosso redor. Que possamos compartilhar a mensagem de esperança e redenção de Jesus, espalhando luz e amor por onde passarmos.

Que o nascimento de Jesus seja uma lembrança constante de que, mesmo em tempos difíceis, sempre há esperança e redenção. Que possamos encontrar força e inspiração na história de Jesus, e que essa história nos encoraje a vivermos com compaixão, amor e generosidade.

Que a celebração do nascimento de Jesus nos inspire a buscar a paz e a justiça, a amar e a perdoar, a sermos agentes de mudança em nossas comunidades e no mundo. Que possamos viver de acordo com os ensinamentos de Jesus, espalhando esperança e redenção por onde passarmos.

Que o nascimento de Jesus nos lembre de que a esperança e a redenção estão sempre ao nosso alcance. Que possamos abraçar o verdadeiro significado do Natal, vivendo com amor, compaixão e generosidade em nossas vidas diárias.

Que a história do nascimento de Jesus seja uma fonte de inspiração e encorajamento para todos nós. Que possamos encontrar força e esperança na mensagem de amor e redenção que Jesus trouxe ao mundo. Que possamos viver de acordo com os seus ensinamentos, espalhando amor e paz por onde passarmos.

Que o nascimento de Jesus nos lembre da importância da simplicidade e da humildade em nossas vidas. Que possamos encontrar a verdadeira grandeza no cuidado e na compaixão pelos outros. Que possamos ser instrumentos de esperança e redenção, seguindo o exemplo de Jesus e compartilhando seu amor com todos ao nosso redor.

Que o nascimento de Jesus seja uma lembrança constante de que, mesmo em meio às adversidades da vida, sempre há esperança e redenção. Que possamos encontrar conforto e encorajamento na história do nascimento de Jesus, sabendo que somos amados e que sempre há um caminho para a paz e a felicidade verdadeiras.

Que a celebração do nascimento de Jesus seja um lembrete constante de que, mesmo em tempos difíceis, sempre há esperança e redenção. Que possamos encontrar força e inspiração na história de Jesus, e que essa história nos encoraje a vivermos com compaixão, amor e generosidade.

Que o nascimento de Jesus nos inspire a sermos pessoas melhores, a vivermos com compaixão e a buscarmos a justiça e a paz em nossas vidas e no mundo ao nosso redor. Que possamos compartilhar a mensagem de esperança e redenção de Jesus, espalhando luz e amor por onde passarmos.

Que a história do nascimento de Jesus nos inspire a buscar a paz e a justiça, a amar e a perdoar, a sermos agentes de mudança em nossas comunidades e no mundo. Que possamos viver de acordo com os ensinamentos de Jesus, espalhando esperança e redenção por onde passarmos.

Que o nascimento de Jesus nos lembre de que a esperança e a redenção estão sempre ao nosso alcance. Que possamos abraçar o verdadeiro significado do Natal, vivendo com amor, compaixão e generosidade em nossas vidas diárias.

Que a história do nascimento de Jesus seja uma fonte de inspiração e encorajamento para todos nós. Que possamos encontrar força e esperança na mensagem de amor e redenção que Jesus trouxe ao mundo. Que possamos viver de acordo com os seus ensinamentos, espalhando amor e paz por onde passarmos.

Que o nascimento de Jesus nos lembre da importância da simplicidade e da humildade em nossas vidas. Que possamos encontrar a verdadeira grandeza no cuidado e na compaixão pelos outros. Que possamos ser instrumentos de esperança e redenção, seguindo o exemplo de Jesus e compartilhando seu amor com todos ao nosso redor.

Que o nascimento de Jesus seja uma lembrança constante de que, mesmo em meio às adversidades da vida, sempre há esperança e redenção. Que possamos encontrar conforto e encorajamento na história do nascimento de Jesus, sabendo que somos amados e que sempre há um caminho para a paz e a felicidade verdadeiras.

Que a celebração do nascimento de Jesus seja um lembrete constante de que, mesmo em tempos difíceis, sempre há esperança e redenção. Que possamos encontrar força e inspiração na história de Jesus, e que essa história nos encoraje a vivermos com compaixão, amor e generosidade.

Que o nascimento de Jesus nos inspire a sermos pessoas melhores, a vivermos com compaixão e a buscarmos a justiça e a paz em nossas vidas e no mundo ao nosso redor. Que possamos compartilhar a mensagem de esperança e redenção de Jesus, espalhando luz e amor por onde passarmos.

Que a história do nascimento de Jesus nos inspire a buscar a paz e a justiça, a amar e a perdoar, a sermos agentes de mudança em nossas comunidades e no mundo. Que possamos viver de acordo com os ensinamentos de Jesus, espalhando esperança e redenção por onde passarmos.

Que o nascimento de Jesus nos lembre de que a esperança e a redenção estão sempre ao nosso alcance. Que possamos abraçar o verdadeiro significado do Natal, vivendo com amor, compaixão e generosidade em nossas vidas diárias.

Que a história do nascimento de Jesus seja uma fonte de inspiração e encorajamento para todos nós. Que possamos encontrar força e esperança na mensagem de amor e redenção que Jesus trouxe ao mundo. Que possamos viver de acordo com os seus ensinamentos, espalhando amor e paz por onde passarmos.

Que o nascimento de Jesus nos lembre da importância da simplicidade e da humildade em nossas vidas. Que possamos encontrar a verdadeira grandeza no cuidado e na compaixão pelos outros. Que possamos ser instrumentos de esperança e redenção, seguindo o exemplo de Jesus e compartilhando seu amor com todos ao nosso redor.

Que o nascimento de Jesus seja uma lembrança constante de que, mesmo em meio às adversidades da vida

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp