São Sebastião é um Santo da Igreja Católica

São Sebastião ❤️ oração, dia, protetor, milagres, flechas

Como formar um grupo jovem na igreja católica

São Sebastião era filho de uma família romana rica. E foi educado em Milão e se tornou um oficial do exército imperial romano, e capitão da guarda. Era um favorito do imperador Diocleciano.

Durante a perseguição do Diocleciano aos cristãos, Sebastião os visitou na prisão, trazendo suprimentos e conforto.

É relatado que ele curou a esposa de um soldado colega por fazer o Sinal da Cruz sobre ela. Durante sua época no exército, ele converteu muitos soldados e um governador.

Acusado como um cristão em 288 em Roma, Sebastião foi amarrado a uma árvore, atingido com flechas, e dado como morto. No entanto, ele sobreviveu, se recuperou e voltou a pregar para Diocleciano, onde o imperador então o espancou até a morte.

A festa litúrgica de São Sebastião é em 20 de janeiro. Ele é padroeiro dos arqueiros, infantaria, soldados, atletas, e contra fome, pestes, epidemias, desastres, guerras.

São Sebastião também padroeiro do Rio de Janeiro, da Diocese de Lamego, da aldeia do Sobreiro. Da cidade de Ponta Delgada, de Jataúba, de Jacarezinho, Faxinal.

Dia de São Sebastião, orações, milagres desse Santo da Igreja Católica
Conheça a história de vida, oração de São Sebastião, dia, paróquia, São Sebastião padroeiro de que…

História de São Sebastião

São Sebastião era um favorito do imperador Diocleciano, e serviu como um capitão da infame Guarda Pretoriana.

Ele secretamente estava levando suprimentos para cristãos perseguidos, e seus esforços missionários, eram conhecidos em círculos clandestinos obscuros.

Ele era um homem de grande fé quando tal fé tinha que ser escondida, e era até conhecido a ter trazido o cristianismo para membros colegas das forças armadas romanas.

Diocleciano teve São Sebastião amarrado a uma árvore e atingido, mas as flechas que perfuraram seu corpo forte falharam em mata-lo.

Estas flechas são ainda um importante símbolo de sua santidade. Mais tarde, ele morreu como resultado de trauma contuso.

Desde que foi capaz de resistir a tal punição severa, ele é muitas vezes invocado como patrono dos atletas. Arqueiros também são conhecidos a rezar para ele em momentos de necessidade.

Anunciado como santo padroeiro dos atletas, a história de São Sebastião é uma de coragem, dedicação e força.

Embora pouco seja conhecido sobre os detalhes da vida de São Sebastião, a informação disponível o mostra a ser devotado a Deus até o final.

E houve vários atentados contra sua vida, antes que São Sebastião ganhasse a gloriosa coroa de martírio no ano de 288, em Roma, Itália.

Os detalhes do nascimento e infância de São Sebastião foram perdidos pelo tempo. Acredita-se que ele nasceu em Gália, atual França, em uma família rica romana.

E foi criado como um cristão em uma época quando ser cristão era muito perigoso. No ano 283, São Sebastião se juntou ao exército romano. Ele manteve seu cristianismo um segredo, assim ele seria capaz de atuar como um espião no exército.

E foi promovido a ser da guarda pretoriana, que era um grupo de homens que serviam como guarda-costas do imperador. O imperador, Diocleciano, odiava todos os cristãos e ordenou muitos a serem torturados e mortos.

Diocleciano não sabia que São Sebastião era um cristão, o que permitiu a ele levar esta vida dupla, em que era capaz de ser um espião no exército e um seguidor fiel de Jesus. A espionagem dele pode ter resultado em encontrar informação que ajudou a salvar cristãos.

Ele também secretamente visitou cristãos que tinham sido presos por sua fé, trazendo a eles suprimentos e conforto.

Cura Feita por São Sebastião

São Sebastião é padroeiro do Rio de Janeiro
Fieis carregam a imagem de São Sebastião em procissão pelas ruas do Rio de Janeiro

Um dia, uma mulher chamada Zoe foi levada a São Sebastião. Ela era esposa de um soldado que São Sebastião conhecia do exército. Zoe tinha perdido seu poder de fala, e esperava que Sebastião fosse capaz de ajuda-la.

Ele rezou com ela e fez o Sinal da Cruz sobre ela. Quando ela foi curada, muitos entenderam o que tinha acontecido, e se tornaram cristãos também. Diocleciano ouvir sobre Zoe e outros cristãos, e os prendeu todos.

Ele ordenou a eles a morte. São Sebastião ouviu sobre isso, e desde que ele estava próximo a Diocleciano, foi até ele para tentar mudar sua cabeça, dizendo que ele também, era um cristão.

Diocleciano não seria persuadido, e ao invés, ordenou que São Sebastião fosse morto também. Porque Diocleciano estava zangado que ele tinha sido enganado por Sebastião mantendo seu cristianismo escondido, ele ordenou que fosse colocado à morte de maneira terrível.

São Sebastião foi despojado de suas roupas, amarrado a uma árvore e tratado como “prática de tiro ao alvo” por seus soldados colegas.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

Eles lançaram nele flecha atrás de flecha. Quando eles partiram, uma mulher cristã chamada Irene foi até ele, o desamarrou e vendo que ainda estava vivo, cuidou dele até recupera-lo.

Uma vez recuperado, São Sebastião se escondeu em um corredor para que pudesse falar com Diocleciano secretamente. E disse a Diocleciano o que ele pensava da crueldade dele, e tentou pregar a ele sobre se tornar um cristão.

Este ficou surpreso ao vê-lo vivo, mas não disse nada e partiu. Voltou para sua residência, e disse aos seus soldados para encontrar São Sebastião e mata-lo desta vez.

Os soldados bateram nele com clavas pesadas até a morte. Então levaram seu corpo e o jogaram em um dos esgotos da cidade.

Durante o século 14, a peste bubônica, também conhecida como peste negra, devastou a Europa, matando 75 milhões de pessoas. N

a época, o povo não estava ciente como a doença era transmitida, e achavam que contrai-la era uma ocorrência aleatória.

E associaram a doença a ser atingido por uma flecha, pelo exército de arqueiros da natureza. Em uma tentativa de buscar ajuda do céu, eles rezavam para o santo que era associado com arco e flecha por proteção e alívio desta doença mortal.

Este santo, é claro, era São Sebastião. Ele se tornou conhecido como um dos Quatorze Santos Auxiliares, por causa de sua associação em ser chamado por assistência durante o tempo da peste.

São Sebastião é Padroeiro de que?

São Sebastião é santo padroeiro contra peste e doenças, de arqueiros, atletas, moribundos, soldados, e da Pontifícia Guarda Suíça. Ele era um homem corajoso e soldado dedicado, e são estas características que levaram a vários padroados associados com ele.

Sua coragem na face da morte, e disposição de desistir de sua vida ao invés de abandonar Deus que ele amava e servia, mostra que foi um homem santo, devotado e forte.

Atributos como estes são importantes para atletas e soldados, pois é a dedicação e destemor que os ajuda a ter sucesso em seus empreendimentos.

Arte

A maioria das imagens de São Sebastião o mostra como um homem jovem que foi despido e amarrado a uma árvore, com flechas lançadas no seu corpo. Ele está muitas vezes olhando ao céu por ajuda e conforto. Ocasionalmente um anjo é apresentado voando próximo a ele, trazendo a coroa do martírio.

Medalhas de São Sebastião

Medalha de São Sebastião feita de prata
Medalha de São Sebastião de Prata

As medalhas de São Sebastião são muito populares devocionais entre os atletas.

A maioria das imagens nas medalhas é extraída das imagens encontradas em outras pinturas ou esculturas; um jovem amarrado a uma árvore, com flechas atiradas em seu corpo.

As imagens à direita e à esquerda têm quase elementos idênticos, incluindo um anjo com uma coroa de glória, relacionada à morte de seu mártir.

Oração para Atletas

Querido Comandante da corte do imperador romano, tu escolheste ser também um soldado de Cristo e ousou espalhar a fé no Rei dos Reis, pelo que foi condenado a morrer. Teu corpo, no entanto, se provou atleticamente forte e as flechas de execução extremamente fracas. Assim, outro meio para mata-lo foi escolhido e tu destes a vida para o Senhor. Que os atletas possam ser sempre tão fortes na fé deles, como o Santo Padroeiro deles claramente foi. Amém.

Oração para Esporte

São Sebastião, Santo Padroeiro dos atletas e esportes, ajude-me a fazer o melhor que eu posso, mirar alto, e sempre dar meu melhor esforço, e se eu cair, dê-me força para tentar ainda mais. Amém.

Você também vai curtir:

Oração de São Sebastião Contra Doença

Ó Glorioso São Sebastião, seguidor fiel de Jesus Cristo, para ti nós elevamos nossos corações e mãos para implorar tua intercessão poderosa em obter de Deus o Pai, toda ajuda e graças necessárias para nosso bem espiritual e temporal, particularmente a graça de viver uma vida santa, coragem para enfrentar todos os perigos da minha crença e mesmo sacrificar minha vida como custo da minha fé e este favor especial nós agora imploramos (mencionar o pedido). Ó guardião especial das doenças e acidentes, nós sentimos animação com confiança que tua intercessão em meu nome será graciosamente ouvida diante do trono de Deus. Amém.

São Sebastião é Padroeiro do Rio de Janeiro e de Quais Outras Cidades

O dia de São Sebastião é a cada ano comemorado em 20 de janeiro. Ele é padroeiro do Rio de Janeiro, já que portugueses exploraram águas da Baía de Guanabara nessa data. Deste modo, esta cidade foi batizada de São Sebastião do Rio de Janeiro.

É feriado municipal o Dia de São Sebastião, porém, não estadual, então é feriado somente na cidade do Rio de Janeiro e não nas cidades todas do estado.

Esse dia é celebrado com especial liturgia na Igreja Católica. Para cidades sob proteção de São Sebastião, são organizadas geralmente romarias e procissões.

É São Sebastião ainda padroeiro de militares e atletas. Na cidade de Presidente Prudente, São Paulo, também no dia 20 de janeiro é celebrado o dia do Santo Padroeiro desta cidade.

O seu nome, na maior cidade do Oeste Paulista, de fato foi colocado na Catedral de São Sebastião.

Esta em 1925 foi fundada, por Monsenhor José Maria Martinez Sarrion, no centro do município. São Sebastião é celebrado no Brasil com festas e também feriados na data 20 de janeiro como padroeiro de muitas cidades.

Frases Impactantes

  • O diabo esforça cada nervo para obter as almas que pertencem a Cristo.
  • Senhor Jesus, receba meu espírito. Senhor, não coloque este pecado a cargo deles. (Últimas palavras de São Sebastião).

Siga a gente no Instagram @JovensCatolicosOficial


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico