Como conseguir Indulgência Plenária

Indulgência Plenária 🏅 o que é, como fazer, significado, como conseguir Indulgência Plenária…

Banner dos Santos Terços Católicos

A Igreja Católica tem um tesouro incrível de graças à disposição, construído por méritos da Santíssima Virgem e Santos. A adesão à Comunhão dos Santos habilita os católicos a invocar este tesouro de graças. É o que a Igreja chama de “indulgências” (Indulgência Plenária).

Em primeiro lugar, uma indulgência pode ser parcial ou plenária. Uma indulgência parcial não perdoa toda pena do pecado, onde uma indulgência plenária significado perdoa toda pena temporal do pecado.

Isso quer dizer que se alguém ia morrer em estado de graça, tendo obtido a indulgência plenária, e não pecado desde a obtenção da indulgência, então vai direto para o céu.

É importante entender que uma indulgência não é a permissão para pecar, não é um perdão para pecados futuros. É ao invés, o perdão da culpa do pecado. Uma indulgência plenária é uma remissão extra-sacramental que pode apenas ser obtida uma vez por dia.

Indulgências podem também ser aplicadas para indivíduos, ou pelas almas dos mortos, para ajudar em sua entrada no céu, mas não pode ser aplicada para outra pessoa viva.

Como Conseguir a Indulgência Plenária 2023?

Para obter a indulgência plenária, a pessoa deve:

  • Ter a intenção de ganhar a indulgência.
  • Receber o Sacramento da Penitência.
  • Receber a Eucaristia.
  • Rezar pelas intenções do Papa.
  • Realizar a ação prescrita de indulgência, exemplo, fazer uma peregrinação para um Santuário, visitar as igrejas estacionais de Roma, visitar uma Igreja, e mais.
  • Estar livre de todo apego ao pecado.

Uma peregrinação católica é um momento maravilhoso para obter uma indulgência plenária, já que ações para ganha-la serão tomadas durante a peregrinação, como celebrar a missa diariamente, participar da Via-Sacra, recitação pública e privada do rosário, e mais.

Papa Francisco Fala Sobre Indulgência Plenária

O Papa Francisco disse que ele vai conceder indulgência plenária para os fiéis que assistirem ou ouvirem sua bênção extraordinária “urbi et orbi” (para cidade e para o mundo).

As indulgências especiais foram também concedidas para os que sofrem de COVID-19, seus cuidadores, amigos e família e aqueles que os ajudam com suas orações.

Mas qual é esta prática antiga de oferecer indulgências através da oração e penitência e o que é necessário para recebê-las? Uma indulgência não é um bilhete rápido para o céu, como São João Paulo II uma vez disse, ao invés, é um auxílio para a conversão real que leva à felicidade eterna.

Os pecados são perdoados através do Sacramento da Penitência, mas então há um tipo de punição ainda adequada para pecador, explicou o Papa falecido, durante uma audiência geral em 1999.

O amor paternal de Deus “não exclui castigo, mesmo embora isso sempre deva ser entendido no contexto de uma justiça misericordiosa que restabelece a ordem violada”, ele disse.

Banner Terço de São Bento Original

O Papa falou que a punição “temporal” que resta após o perdão é uma graça destinada para limpar os “resíduos do pecado”, oferecendo ao pecador reformado a chance de completar a cura através de “uma jornada de purificação” que pode ocorrer nesta vida ou no purgatório.

Pela graça de Deus, a participação na oração ou ação que tenha uma indulgência traz consigo a restauração e reparação necessária sem o sofrimento que normalmente acompanharia.

E liberta a pessoa da punição que sua pecaminosidade justifica, pois é uma remissão da punição temporal que uma pessoa é devida pelos pecados que foram perdoados.

Orações para fazer já:

Concessão da Indulgência pela Igreja

A concessão de uma indulgência pela Igreja é “a expressão da total confiança da Igreja em ser ouvida pelo Pai quando, na vista dos méritos de Cristo, e pelo dom Dele, os de Nossa Senhora e dos santos, ela pede a Ele para mitigar ou cancelar o aspecto doloroso da punição, por promover seu aspecto medicinal através de outros canais de graça”, o falecido Papa disse.

Uma indulgência, então, é resultado da abundância da misericórdia de Deus, que Ele oferece para humanidade através de Jesus Cristo e Igreja, ele disse.

Mas este dom não pode ser recebido automaticamente ou simplesmente por cumprir alguns requisitos exteriores, não pode ser abordado como atitude superficial, disse São João Paulo.

A recepção de uma indulgência depende do “nosso afastamento do pecado e nossa conversão a Deus”, ele disse. É o motivo de haver várias condições para receber uma indulgência.

Aqueles que estão doentes e seus cuidadores podem também se unir espiritualmente sempre que possível através da mídia para celebração da missa ou recitação do rosário ou Via-Sacra, ou outras formas de devoção, segundo cardeal Mauro Piacenza, chefe da Sagrada Penitenciária Apostólica, tribunal vaticano que trata de questões da consciência e com indulgências. Se isso não for possível, “são convidados a recitar o Credo, Oração do Senhor e invocação a Maria”, ele falou.

“Todos os outros, aqueles que oferecem orações para as almas dos mortos, aqueles que sofrem e imploram pelo fim da pandemia, são pedidos, quando possível, a visitar o Santíssimo Sacramento ou participar na adoração eucarística. Alternativamente, eles podem ler as Escrituras Sagradas por ao menos meia hora ou recitar o rosário ou Via Sacra, disse ele.

O fiel pode reivindicar a indulgência para si ou oferecer em nome de alguém que morreu.

Siga a gente no Instagram @JovensCatolicosOficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço de São Bento