Adote um Pet e não compre!

Não compre, adote um Pet e seja muito mais feliz!

Material para catequese infantil da igreja católica

NÃO COMPRE, adote um pet! Ao adotar um pet, coisas divertidas acontecem. Não se torna um dono de pet, mas sim, um pai de pet.

Não algo como ser um pai de verdade, é claro, mas a responsabilidade permanece igual. É agora unicamente responsável pela saúde e bem estar do animal.

Mas, o pequeno amigo também é responsável pela saúde e bem estar do seu dono, e isso segue além da felicidade de tratar o dono como um rei quando chega do trabalho.

Sem quase esforço, os pets conseguem trazer tanta alegria para vida das pessoas e lares. Fazem rir, confortam quando a família está doente ou chateada, e estão sempre ali para as pessoas não importa quais circunstâncias.

Nem todos entendem a ligação entre humano e animal, porém, ou sequer percebem quanto os pets fazem pelos seus donos.

Na seqüência são apresentados os benefícios para todos ao adotar e ter um pet na família, importância de adotar um pet.

Adotar de Abrigo Salva Vida, Ajuda a Quebrar Ciclo de Superpopulação Animal e Auxilia para Interrupção da Crueldade

Todos os animais em abrigo precisam de uma segunda chance. Estavam perdidos, foram abandonados. E carecem de ajuda, carinho e amor. Ao adotar, está dando a eles uma nova vida em um lar de amor.

E ajuda a quebrar o ciclo de superpopulação animal. Não há lares suficientes para todos os animais que nascem a cada dia. Adotar de um abrigo ajuda a enfraquecer o ciclo de superpopulação animal.

A cada ano são milhões de cães e gatos que sofrem eutanásia porque não há simplesmente lares suficientes para eles.

Ao adotar, ajuda a interromper a crueldade em instalações de criação em massa. Ao longo do país, são tantas instalações comerciais de criação animal e produzem tantos animais para venda em loja e por anúncios.

Muitas vezes estes locais repetidamente fazem das cadelas prenhas que passam suas vidas todas em gaiolas sem companhia humana.

Estes animais infelizes são muitas vezes em ambientes intoleráveis, forçados a produzir ninhada em cima de ninhada, e são destruídos após se tornarem ativos não lucráveis.

Adotar um animal de abrigo significa que não apóia tais práticas cruéis contra os anjinhos, em importância de adotar um pet. A cada ano, segundo ASPCA, 1.5 milhões de cães e gatos de abrigo sofrem eutanásia.

Leia também: Saiba tudo sobre São Francisco de Assis, o Santo Protetor dos Animais! 

Benefícios de Ter um Pet – Vai Fazer Mais Amigos

Segundo um estudo em PLoS One, os pais de pet são 40 por cento mais prováveis de formar relações humanas amigáveis em sua vizinhança do que os não pais de pet.

Adote um Pet – Pets Reduzem Níveis de Estresse dos Humanos

A vida moderna é estressante e níveis altos de ansiedade podem levar aos vários problemas de saúde. Felizmente, os pets podem realmente ajudar as pessoas a relaxar.

Ao brincar com o gatinho, ou simplesmente assistir o peixe nadar no aquário pode fazer as preocupações desaparecerem.

Estudos iniciais provaram que os donos de pet tendem a ter pressão arterial menor, níveis de colesterol e triglicerídeos do que as pessoas que não têm um pet.

Isso quer dizer que ter um amiguinho peludo pode reduzir as chances de sofrer um ataque cardíaco mais tarde na vida.

5 Argumentos Fortes para Adotar um Pet ao invés de comprar

 

Adote um Pet – Pets Fortalecem o Microbioma do Dono

Glúten, castanhas, pólen, parece que todos são alérgicos a algo na realidade.

Mas, por um estudo em Journal of Allergy and Clinical Immunology, crescer ao redor de pets altera o corpo da pessoa em nível microbial, assim, está menos propensa de desenvolver alergias conforme envelhece.

Quanto às alergias de pet, simplesmente nunca se desenvolverão em primeiro lugar. Um subconjunto de participantes de estudo cresceu em fazendas, nenhum deles teve alergias aos pets.

Não Compre, Adote um Pet – Pets Garantem que Seu Dono Nunca Estará Sozinho

Se vive sozinho, ou o parceiro trabalha em turnos diferentes, pode ficar de forma triste em solidão na casa, a menos que tenha um pet é claro.

Gatos e cães são grandes companhias, sempre estarão esperando o dono chegar em casa e estarão felizes de ouvir o dono até reclamar do dia difícil que teve.

Cães Ajudam a Manter Pressão Arterial Baixa – Não Compre, Adote um Pet!

Segundo American Heart Association, pais de pets têm um risco significativamente menor de desenvolver doença cardíaca, especialmente se o pet for um cão.

Os proprietários de cães são aparentemente 54 por cento mais prováveis do que os não proprietários de obter a quantidade recomendada diária de atividade física.

Isso é verificado, já que os cães precisam caminhar, do passeio. Na realidade, cachorros ajudam com basicamente tudo. Levar o cão para passear é imensurável útil.

Além de manter um nível saudável de pressão arterial, 10 minutos de caminhada diária, segundo Mayo Clinic, pode ajudar a prevenir diabetes, pode melhorar postura, e pode fortalecer os ossos.

Pets Ajudam Pais na Recuperação de Vícios

Para pessoas sofrendo de dependência, o estresse é um catalisador para recaída.

Os pets reduzem estresse, mas segundo Promises Treatment Centers, várias instalações de reabilitação no sul da Califórnia, os pets têm ainda mais benefícios para pessoas sofrendo com dependência.

Na realidade, os médicos em PTC encorajam a maioria de seus pacientes adotar um pet, uma vez que foram liberados.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

A existência de um amigo peludo oferece apóio social necessário para evitar o estresse e depressão que podem levar à recaída.

Segundo um estudo em Anthrozoos, os pacientes que têm pet se recuperando de cirurgia têm 28 por cento menos necessidade de remédio para dor.

O que a Igreja Católica Ensina Sobre o Tratamento dos Animais?

Catechism of the Catholic Church relaciona a questão do bem-estar animal com Sétimo Mandamento, em termos do respeito para integridade da criação.

O sétimo mandamento exige respeito pela integridade da criação. Animais, como plantas e seres inanimados, são por natureza destinados para o bem comum da humanidade do passado, presente e futuro.

O uso dos recursos minerais, vegetais e animais do universo não pode ser separado do respeito pelos imperativos morais. O domínio do homem sobre os seres vivos e inanimados concedidos pelo Criador não é absoluto.

É limitado pela preocupação pela qualidade de vida do próximo, incluindo gerações a vir, e demanda um respeito religioso pela integridade da criação.

Animais são criaturas de Deus. Ele as cerca com cuidado providencial Dele. Por sua mera existência, abençoam e dão a Ele a glória. Assim os homens lhes devem bondade.

Deus confiou os animais à mordomia daqueles a quem Ele criou à sua própria imagem. Por isso, é legítimo usar animais por alimento e vestimenta.

Eles podem ser domesticados para ajudar o homem em seu trabalho e lazer.

A experimentação médica e científica em animais é uma prática moralmente aceitável, se permanece dentro dos limites razoáveis e contribui para cuidado ou salvar vidas humanas.

É contrário à dignidade humana causar sofrimento aos animais ou morte desnecessária.

Compendium of the Social Doctrine of the Church leva isso além por relacionar a mordomia da criação a uma relação transcendente e comunhão com Deus e outros, em relação à criação toda como presentes de Deus.

Além disso, as pessoas têm responsabilidade moral para assegurar o ambiente, terra, animais, alimentos e mais, que seja seguro para todos.

Em sua encíclica Laudato Sl, o Papa Francisco expõe isso explicando esta comunhão, quando as pessoas não cuidam da criação, os presentes que receberam, perdem este senso de comunhão nos corações.

E começam a perder o sentido de fraternidade com os seres humanos amigos. Em essência, crueldade aos animais leva à crueldade com humanos.

Além disso, ele diz que as pessoas não podem colocar animais sobre humanos no cuidado, não devem ser tão focadas em tratamento dos animais que se esquecem de cuidar dos irmãos e irmãs que precisam de ajuda.

Adote um pet! Conheça os Principais Canis para Adoção no RJ e SP

São muitos canis para adoção pelo Brasil, com pessoas de boa vontade se esforçando para o bem estar dos animaizinhos e para ajudar para que os mesmos sejam adotados.

Adote um Pet na SUIPA RJ

SUIPA, sociedade protetora dos animais, afirma não aceitar eutanásia, devido a acreditarem que os animais todos possuem direito para vida, e vida integral, como os humanos.

Os animais todos chegando à SUIPA assim recebem tratamento médico, com oportunidade assegurada do lar por meio de adoção. (suipa.org.br)

Onde Adotar um Pet – Instituto Luisa Mell

Com fundação em 2015, Instituto Luisa Mell principalmente atua em resgatar animais em situação de risco ou feridos, recuperação e adoções.

O Instituto Luisa Mell mantém abrigo com aproximadamente 300 animais, isto entre gatos e cães, os animais todos resgatados da rua, e ali recebem proteção, alimento e esperam por oportunidade da adoção.

O trabalho no instituto, porém, não é resumido em resgate e adoção. Com os objetivos sendo vários, como a defesa dos animais, zelo por meio-ambiente.

E ainda acolhimento de gatos, cachorros ou quaisquer animais na situação de risco em cidades grandes, tratar dos mesmos e encaminhamento para adoção ou reintegração para meio-ambiente.

E fiscalizar órgãos públicos em cumprimento de Lei, denúncia dos crimes correspondentes aos maus-tratos ou qualquer mais previsto em Lei 9.605/98, Artigo 32.

E educação dos adultos e crianças acerca da importância do cuidado com meio-ambiente e respeito para animais e natureza. (lojaluisamell.com.br)

Casa dos Bulls (Rio de Janeiro)

Casa dos Bulls é uma organização sem fins lucrativos com foco em resgate, reabilitação e adoção para bulldogs na cidade do Rio de Janeiro. No Instagram deles, @casadosbulls, é possível preencher formulário de adoção.

Patinhas Unidas (São Paulo)

Surgia no ano de 2015 a Instituição Patinhas Unidas Brasil, focando em resgate e reabilitação dos animais em situação de risco, vítimas dos maus tratos e abandono.

Assim são vacinados, reabilitados, castrados e são encaminhados à adoção responsável.

Ao adotar, vai ser necessário assinar Termo de Responsabilidade, apresentar CPF, RG, comprovante de residência, e ser maior de 21 anos.

Sem contar a contribuição com R$ 80, valor revertido aos animais no tratamento ou que esperam ser adotados. Para maiores informações: patinhasunidas.com.br/adotar.

Fontes:

https://bestlifeonline.com/
https://catholicrurallife.org/


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp