Aprenda como rezar as orações católicas mais poderosas para os Anjos da Guarda
Aprenda como rezar as orações católicas mais poderosas para os Anjos da Guarda

Anjos da guarda, aprenda como rezar suas poderosas orações

A oração Santo Anjo é muito popular entre os brasileiros jovens católicos, e é comum indagar o que são os Anjos da guarda, e seu significado para os católicos. Segundo Santo Jerônimo, o conceito de anjos guardiões está na “mente da Igreja”. Ele afirmou, “quão grande a dignificada da alma, desde que cada um tem desde seu nascimento um anjo comissionado para guardá-la”.

O primeiro teólogo cristão a esboçar um esquema específico para anjos guardiões foi Honório de Autun no século 12. Ele disse que a cada alma foi atribuída um anjo da guarda no momento que foi colocado no corpo.

Os teólogos escolásticos acrescentaram e ordenaram a taxonomia dos guardiões angelicais. Tomás de Aquino concordou com Honório e acreditava que era a ordem mais baixa dos anjos que servia como guardiões, e sua visão era mais bem sucedida no pensamento popular, mas Duns Escoto disse que qualquer anjo está sujeito pelo dever e obediência à Autoridade Divina a aceitar a missão para qual o anjo é atribuído.

No século 15, a Festa dos Anjos Guardiões foi adicionada ao calendário oficial dos dias santos católicos. Em seu pronunciamento de Regina Caeli, de 31 de março de 1997, o Papa João Paulo II, referiu o conceito de anjo da guarda e concluiu o pronunciamento com a declaração: “Vamos invocar a Rainha dos Anjos e santos, que ela pode nos conceder, apoiada pelos nossos anjos da guarda, a ser testemunhas autênticas para o mistério pascal do Senhor”.

Papa Francisco e o Anjos da Guarda

Em sua homilia de 2014, para a Festa dos Anjos Guardiões Sagrados, em 2 de outubro, o Papa Francisco disse para aqueles reunidos à Missa diária a ser como crianças que têm atenção com a “companhia de viagem” deles. “Ninguém tem jornada sozinho e ninguém deve pensar que estejam sozinhos”, disse o Papa.

Durante a Meditação da Manhã na capela de Santa Marta, o Papa observou que muitas vezes, as pessoas têm a sensação que “Eu devo fazer isso, isso não é certo, seja cuidadoso”. Isso, ele disse, “é a voz do” anjo da guarda.

“Segundo a tradição da Igreja”, o Papa disse, “nós todos temos um anjo conosco, que nos guarda…”. O Papa instruiu cada um, “Não se rebele, siga o conselho dele!”. O Papa incitou que esta “doutrina sobre os anjos” não a ser considerada como “um pouco imaginativa”. E ao invés, uma de “verdade”. É “o que Jesus, o que Deus disse: Eu envio um anjo antes de você, para guardá-lo, para acompanhar você no caminho, assim você não cometerá erro”.

O Papa Francisco concluiu com uma série de questões, assim cada um pode examinar a própria consciência: “Como é minha relação com meu anjo da guarda? Eu o escuto? Eu ofereço a ele um bom dia pela manhã? Eu digo a ele, me guarde enquanto eu durmo? Eu falo com ele? Eu peço a ele conselho?… Cada um de nós pode assim o fazer para avaliar a reação com este anjo que o Senhor enviou para me guardar e acompanhar no caminho, e que sempre contempla a face do Pai que está no céu”.

Anjos da Guarda como Guardiões dos Católicos

Segundo Tomás de Aquino, “Nesta estrada o homem é ameaçado por muitos perigos no interior e de fora, e assim como guardiões são apontados para os homens que têm que passar por uma estrada não segura, assim o anjo é atribuído para cada homem enquanto ele é um viajante”. Através de um anjo, Deus é dito a introduzir imagens e sugestões levando uma pessoa a fazer o que é certo.

O padre Giovangiuseppe Califano recontou como, um dia, um bispo recém-nomeado confessou ao Papa João XXIII “que ele não conseguia dormir pela noite por causa de uma ansiedade que era causada pela responsabilidade de seu serviço”. O papa disse a ele, “Você sabe, eu também o mesmo quando eu fui eleito papa. Mas um dia, eu sonhei sobre meu anjo da guarda, e ele me disse para não levar tudo tão seriamente”. O Papa João atribuiu a idéia de chamar o Concílio Vaticano Segundo para uma inspiração de seu anjo da guarda.

A Santa Gemma Galgani, uma mística católica romana, afirmou que ela tinha interagido e falado com seu anjo da guarda. Santo Pio de Pietrelcina era conhecido a instruir seus paroquianos a enviar a ele seu anjo da guarda para comunicar um problema ou questão a ele, quando não pudessem viajar para chegar a ele, ou outra urgência existia.

Oração Tradicional Católica do Santo Anjo do Senhor

Santo Anjo do Senhor,
meu zeloso guardador,
pois que a ti me confiou a Piedade divina,
hoje e sempre
me governa, rege, guarda e ilumina.
Amém.

Em latim:

Angele Dei,
qui custos es mei,
me, tibi commissum pietate superna,
illumina, custodi,
rege et guberna.
Amen.


 

O que a Igreja Católica diz sobre os Anjos da Guarda

Acreditamos, com a Igreja, que no dia do batismo, cada cristão é confiado a um anjo que o acompanha e o guarda em sua caminhada para Deus, iluminando-o e inspirando-o. Quem de nós não aprendeu, desde pequeno, aquela oração ao Santo Anjo da Guarda:

”Ó santo Anjo da minha guarda, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarde, me governe, me ilumine, Amém. Na Liturgia da Festa dos Santos Anjos da Guarda, a Igreja implora a sua proteção: ”Ó Deus, que na vossa misteriosa providência mandai os vossos anjos para guardar-nos, concedei que nos defendam de todos os perigos e gozemos eternamente do seu convívio.”

”Acolhei, ó Deus, as nossas oferendas em honra dos santos anjos e fazei que, velando sempre ao nosso lado, nos guardem dos perigos desta vida e nos levem à vida eterna. (Oração sobre as oferendas). ”Ó Deus, que alimentais com tão grande sacramento a nossa peregrinação para a vida eterna, guiai-nos por meio dos vossos anjos, no caminho da salvação e da paz.” (Oração depois da Comunhão).

A Igreja Católica reza conforme ela crê (Lex orandi, lex credendi). Pelas orações acima, oficiais em nossa liturgia, vemos que a Igreja Católica não tem dúvida sobre a existência e ação dos anjos da guarda. Quem negar isto se põe, voluntariamente, fora dos ensinamentos e da fé da Igreja, e deixa de ser plenamente católico. Embora o Magistério da Igreja não tenha definido como dogma de fé a tutela dos anjos sobre os homens, alguns santos doutores da Igreja afirmaram a mesma concepção judaica de que o povo de Deus, as dioceses, as nações, etc.

Cada pessoa tem um anjo protetor particular. Não há porque não aceitar tal concepção. São Basílio Magno (330-369) afirmou que ”cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida”

Na Festa do Anjo da Guarda (2 de outubro), a Igreja põe diante dos nossos olhos o texto do Êxodo que diz:

”Assim diz o Senhor: Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. Respeita-o e ouve a sua voz. Não lhe sejas rebelde, porque não suportará as vossas transgressões e nele está o meu nome. Se ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. O meu anjo irá à tua frente e te conduzirá à terra dos amorreus, dos hititas, dos fariseus, dos cananeus, dos hebreus e dos jebuzeus, e eu os exterminareis.” (Ex 23,20-23)

Aproveitemos esta importante data, em que a nossa Igreja comemora a Festa do nosso Santo Anjo da Guarda, para rezarmos:

Anjos da Guarda oração

Ó Santo Anjo de minha guarda, cuja proteção com admirável providência me encomendou o Altíssimo desde o primeiro instante de minha vida, dou-vos graças pelos cuidados que tivestes por mim, por me haverdes livrado dos perigos espirituais e corporais. A vós me recomendo de novo, ó meu glorioso protetor, defendei-me dos perigos e ajudai-me com as vossas santas inspirações, para quem sendo fiel a elas, consiga viver santamente neste mundo e gozar depois da vossa companhia na pátria celestial. Amém.

Como me relacionar com o meu Anjo da Guarda

Sabemos qual a missão dos santos anjos da guarda: conduzir-nos ao Céu e à salvação eterna. Mas como nos relacionarmos concretamente com eles, no dia a dia?

Antes de tudo, os nossos anjos são nossos amigos. Não existem segredos entre nós. Eles sabem tudo o que fazemos e – ao contrário dos demônios, que não veem Deus face a face – sabem também o que pensamos, quando Deus lhes comunica.

O mínimo a fazer em relação a eles é saudá-los e invocá-los constantemente durante o dia, lembrando também dos anjos das outras pessoas.

Ao cumprimentar alguma pessoa, é interessante criar o hábito de saudar também o seu santo anjo. Isso, além de ajudar no relacionamento com ela, faz-nos honrar uma pessoa santa, que está ao lado dela e, ao mesmo tempo, ao lado de Deus.

Nas Sagradas Escrituras, o Anjo Rafael oferece-se para acompanhar o jovem Tobias em viagem: “Perguntou-lhe Tobias: ‘Conheces a estrada que vai para a Média?’ Ele respondeu: “Sem dúvida. Pois estive lá algumas vezes e tenho experiência e conheço todos os caminhos”.
Os anjos conhecem as coisas muito melhor do que nós. Por isso, também podemos pedir conselhos a eles, sempre que passarmos por qualquer dificuldade ou perigo. Seu auxílio é importante especialmente diante das tentações, afinal, eles foram colocados ao nosso lado para livrar-nos do inferno e levar-nos ao Céu.

Assuntos católicos relacionados

Padre Pio e os Anjos da Guarda

Padre pio conseguia ver os anjos da guarda e dizia que eles ficam sempre a nossa direita.

Contam aqueles que conviviam com Padre Pio que ele via os Anjos com a mesma clareza com que um ser humano dotado de capacidade visual enxerga o que está a sua frente.

Dizia ele que os Anjos da Guarda de todas as pessoas ficam sempre posicionados à direita.

Somente no dia que um homem é ordenado Sacerdote, o Anjo cede-lhe o lugar da direita e passa a posicionar-se à esquerda.

Era assim que São Pio, tranquila e sobrenaturalmente, conseguia distinguir os verdadeiros Sacerdotes que iam visitá-lo em trajes de pessoas comuns.

Agora você já sabe pra que lado olhar e dirigir sua oração ao seu inseparável amigo de todas os momentos.

Lembre-se sempre de conversar com seu Anjo da Guarda, ‘presente amoroso de Deus’ para auxiliar-nos nos necessários bons conselhos que precisamos todos os dias.

Peça a Ele para conversar antecipadamente com o ‘Anjo da Guarda da pessoa difícil’ com que você tiver de tratar, para que a conversa seja mais harmoniosa, para preparar a alma e o coração de ambos. Como dizia Pe. Pio, “eles não são desobedientes como nós”.

Também peça pra Ele te ajudar nos estudos, pois Ele é um ser dotado de uma inteligência superior a nossa e também consegue aprender o que a gente aprende e nos ‘soprar’ o que esquecemos.

Peça a Ele pra te acordar de manhã cedo no horário que você precisa acordar…só que tem que fazer isso todos os dias, pois Ele respeita-nos demais e só faz o que pedimos (faça a experiência e comprove como dá certo, seu olho se abre no horário em ponto!).

Monsenhor Jonas Abib ensina como rezar ao seu Anjo da Guarda

Diga comigo, agora: “Com muita gratidão, muito obrigado, meu Deus, porque o meu Anjo me guarda, me protege, me conduz, desde a minha concepção, em toda a minha gestação, no meu nascimento e por toda a minha vida. Obrigado, porque ele me defendeu de tantos perigos e do pecado. E, ao mesmo tempo, perdão, Senhor, porque eu não vivi esta verdade, não possuí essa realidade de fé. Perdão, meu Deus, eu preciso reatar a amizade, refazer a sociedade com aquele que o Senhor colocou ao meu lado, para me conduzir, desde concepção até a minha morte. E ele vai ser o meu companheiro por toda a eternidade no Céu. Muito obrigado, Senhor, pelo o meu Anjo da guarda”.

Para, pensa, e, ao mesmo tempo, agradeça do fundo do coração. Eu até mesmo convido você a refazer a sociedade agora, neste momento, com o seu Anjo da guarda, refazer a sociedade com ele. Porque Deus colocou o seu anjo para ser seu sócio, para caminhar com você… Só que, infelizmente, deixou isso de lado, como coisa de criança, então, se consagre, agora, ao seu anjo: entregue de novo a sua vida.

Seja amigo do seu Anjo da guarda! Monsenhor Jonas Abib

Foto: http://www.freepik.com/

Isso a gente recomenda:


Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

A alegria é um dom segundo a igreja, é resultado da fé católica, por que não se deve confundir com euforia.

A alegria é um dom segundo a igreja católica, é resultado da fé

A alegria é um dom segundo a igreja, é resultado da fé católica, por que não se deve confundir com euforia? Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner Popup Terço São Bento Preto Original