Salmo 91 da Bíblia Católica

Salmo 91 Católico da Bíblia ❤️ como, quando e onde rezar

Banner dos Santos Terços Católicos

O Salmo 91 é o 91° salmo do Livro dos Salmos, geralmente conhecido em inglês por seu primeiro versículo na Bíblia do Rei Jaime, “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará”.

Na versão grega septuaginta da Bíblia, e em sua tradução latina vulgate, este salmo é o salmo 90 em um sistema de numeração um pouco diferente.

No latim, é conhecido como Qui habitat. Como um salmo de proteção, é comumente invocado em tempos de dificuldade.

Embora nenhum autor é mencionado no texto hebraico deste salmo, a tradição judaica atribui a Moisés, com Davi compilando-o em seu Livro dos Salmos.

A tradução grega septuaginta do Antigo Testamento atribui a Davi.

O salmo é uma parte regular das liturgias judaica, católica, anglicana e protestante.

O salmo completo e versículos selecionados têm sido determinados para música muitas vezes.

Notavelmente por Heinrich Schütz e Felix Mendelssohn, que usaram versículos para seu moteto Denn er hat seinen Engeln befohlen.

O salmo foi parafraseado em hinos.

Para que Serve esse Salmo

O Salmo 91 é um de fé e confiança em Deus. Algumas pessoas dizem que o Salmo 91 é o Salmo de Emergência do Cristão. Bem, poderia ser. Mas não é para todos.

É o Salmo de Emergência Cristão apenas para os cristãos que confiam em Deus exclusivamente e vivem na segurança de Deus.

É o Salmo de Emergência do Cristão apenas se esse cristão confia em Deus o suficiente para permanecer na sombra do Todo-Poderoso.

Poder do Salmo 91 nos milagres
Para que serve e qual o objetivo do Salmo 91 Católico

O Salmo 91 católico é um salmo de confiança. É um salmo de confiança em Deus. Um salmo da proteção de Deus, do cuidado providencial de Deus. Um salmo que todos precisam no momento de problema.

Um salmo que todos precisam no momento de perigo, no momento de incerteza.

Não se enganar, este salmo não promete que as pessoas não enfrentarão problema e perigo, mas claramente afirma que se permanecer sob a sombra do Todo-Poderoso, serão protegidas pela presença de Deus e poder de Deus.

O Salmo 91 católico está confiando a pessoa e vida para Deus em todas as circunstâncias. O Salmo 91 diz para as pessoas deixarem Deus controlar suas vidas, não importa o que aconteça.

Significado

O Salmo 91 falado parecer ser um salmo no cenário de guerra com ameaças de uma batalha iminente que está prestes a acontecer.

Ou está acontecendo atualmente entre soldados que podem estar enfrentando dificuldades impossíveis.

Se a face de uma realidade tão dura como esta Deus é colocado em posição de ser o pai protetor de Sua prole, como sua fortaleza, escudo, e protetor.

– Salmo 91: 1-3, Deus o Provedor

Aquele que permanece no abrigo ou sob proteção do Deus Altíssimo tem uma sombra sobre ele ou ela.

Muito como Deus oferecendo a nuvem de glória que protegeu Israel nas suas andanças no deserto do sol escaldante e como uma fortaleza.

Ele proverá para aqueles que enfrentam armadilha ou ameaça de uma pestilência mortal ou doença.

– Salmo 91: 4-6, Deus o Escudo

A imagem aqui é de Deus sendo um pássaro pai protetor como a águia que cobre sua prole sob suas asas e os resguarda dos elementos e qualquer presa que possa os atacar.

Há necessidade para temer a noite cheia de terror ou setas que são visivelmente vistas voando durante o dia. Há até a ameaça não vista da pestilência que busca suas vítimas sob a cobertura da escuridão.

No auge da batalha durante o sol do meio-dia há nada, menos destruição, mas sob a proteção das asas de Deus há um refúgio certo e Ele é o escudo que existe fielmente por toda parte.

O broquel é também parte da proteção e este dispositivo é uma peça defensiva de armaduras usadas nos tempos antigos quando ocorriam ataques de curta distância.

Estando sob Suas asas e em Sua fortaleza e Ele como refúgio, o medo evapora durante o terror pela noite, meio-dia ou qualquer parte do dia.

– Salmo 91: 7-10, Deus o Refúgio

Aqui se lê sobre milhares caindo para esquerda e para direita como no dia quando Israel combatia nações antigas.

A terra seria dispersa com corpos mortos, então aqueles que leram isso na época que foi escrito, tinham uma boa ideia do que isto significava.

Com morte ao redor deles, Deus diz a eles que isso nem sequer chegará próximo deles.

Porque eles não estão olhando para todos os corpos mortos, mas seus olhos estão olhando para Deus, que está recompensando ou retaliando aqueles que são os inimigos.

É apenas porque eles fizeram de Deus seu local de habitação, habitando em segurança e respeitando Ele, assim como seu refúgio, nada de mal vai acontecer a eles, e nenhuma praga vai chegar perto de suas tendas.

– Salmo 91: 11-13, Deus Ordena Seus Anjos

Este é o versículo que Satanás usou para tentar Deus no Deserto para dizer a Jesus jogar-Se da parte mais alta do templo, porque os anjos são ordenados a protegê-Lo.

Sabe-se que Deus dá comando a Seus anjos sobre as pessoas, mas apenas em Seu comando e eles são espíritos ministradores designados para ministrar para as crianças Suas.

Mas como Jesus disse, as pessoas não devem tentar Deus por tirar vantagem do hospedeiro celestial que ministra para as mesmas.

Salmo 91 Deus ordena seus anjos
No Salmo 91 Deus Ordena Seus Anjos

Muitas pessoas dizem que apenas a intervenção sobrenatural pelos anjos ordenados por Deus poderia explicar certas situações milagrosas que estiveram envolvidas, algumas tendo suas vidas sendo poupadas.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

Tem havido ainda proteção dos predadores selvagens, cobras, aranhas e vários outros insetos perigosos e animais que muitos vivenciaram recebendo proteção.

Como Paulo quando foi mordido por uma cobra venenosa e devia ter morrido, Atos 28:3-5.

Saiba mais sobre o Anjo da Guarda.

– Salmo 91: 14-16, Deus Escuta e Responde

O final deste salmo recapitula qualquer calamidade que possa acontecer e quando Seus filhos são colocados em um caminho de dano, Ele promete os prover, protegê-los, resgatá-los, e respondê-los em seu momento de problema.

Não apenas Ele provém do problema, Ele os honra e os satisfaz, promete vida longa a eles e quanto tempo tem a vida que surge quando Ele mostra Sua salvação?

Eternidade? Tudo isso porque Ele diz que as pessoas O conhecem pelo nome, v14, e podem chamá-Lo de Pai.

Quando Deve Ser Lido?

Existe a condição para que receba as bênçãos do Salmo 91 falado, portanto, fazer de Deus o próprio refúgio.

Para tal, é necessário arrepender-se dos próprios pecados, e acreditar em Jesus como salvador. A vida vai ser então dedicada para servir Deus como filho.

Deus é fiel para todas as pessoas, Seus filhos, e que confiam Nele. E fazer de Deus o próprio refúgio quer dizer confiar inteiramente em Deus, colocar a vida toda nas mãos Dele, depender Dele.

Isto demanda fé. Ao invés de temer os problemas e perigos, necessita acreditar que Deus está no controle e procurar Sua ajuda.

O Salmo 91, por ser o mais poderoso entre os salmos, pode ter uso a todos os momentos que precisar, para pedir proteção a tudo e todos, e para agradecer.

Salmo 91 Católico

1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará.
2 Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.
3 Porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa.
4 Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel.
5 Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia,
6 nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia.
7 Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido.
8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
9 Porquanto fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação,
10 nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
12 Eles te susterão nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.
13 Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
14 Pois que tanto me amou, eu o livrarei; pô-lo-ei num alto retiro, porque ele conhece o meu nome.
15 Quando ele me invocar, eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei, e o honrarei.
16 Com longura de dias fartá-lo-ei, e lhe mostrarei a minha salvação.

Esse Salmo 91 da Bíblia Católica pode Ser Cantado

Leitura medidativa do salmo ou do trecho de epístola ou do Antigo Testamento representa o salmo mais antigo e importante da missa.

Tal elemento constitutivo da liturgia evangélica usa poesia com inspiração a repetir respeitando forma lírica, de modo direto atualizável e universalizável, mensagem profética.

Trata-se finalmente, do primeiro lugar da cultura salmódica pertencente ao povo cristão.

Importância do Salmo 91 Católica

Para toda pessoa fiel que procura proteção e amparo, vai encontrar na Bíblia, o Salmo 91, ou seja, uma das suas maneiras de pedido de maior força.

Este salmo é para pessoas que são fiéis e devotas, e diz no primeiro versículo, “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará”.

Assim, vê-se que aquele que mantém os caminhos no Senhor e que confia, vai ter sempre apoio e proteção.

Pede-se que a pessoa demonstre o quanto acredita na palavra Dele de todo coração, e que a própria fé nunca vai abalar nem sequer por um instante desconfiar de que Ele protegerá e estará junto.

Pois apenas Deus tem capacidade de livrar das armadilhas que serão pregadas pela vida, e daqueles que conspiram contra.

Salmo 91 Católica – Versão da Igreja Católica e Seu Significado Poderoso

O Salmo 91 é cheio de bondade e poder de Deus. Grandes lembretes que Ele trabalha fielmente em favor dos que O amam. Para qualquer problema enfrentado atualmente, Deus é o lugar para refúgio às pessoas, Ele é o lugar seguro. A palavra “habitar” usada neste versículo significa na realidade, “fazer residência permanente”.

Para quem procura por algo que tenha o poder de tocar a própria vida, e mudar a atitude em momentos de estresse, problemas, ansiedade e desespero, ou se apenas deseja um auxílio adicional de encorajamento e esperança, a orientação é se comprometer e ler o Salmo 91 por 30 noites em sequência antes de dormir e observar o que Deus faz através desta ação.

Salmo 91 Católica Completo

  1. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
  2. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
  3. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
  4. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
  5. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
  6. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
  7. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
  8. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
  9. Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
  10. Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
  11. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
  12. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
  13. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
  14. Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
  15. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
  16. Fartá-lo-ei com lonjura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

Entendimento Profundo do Salmo 91 Católica

Ele lembra a todos a permanecer na presença Dele, porque é um lugar permanente da vida. Sua Palavra diz que se as pessoas fizerem isso, vão “descansar” na sombra do Todo Poderoso. As sombras por definição são um lugar de proteção ou cobertura, oferecem alívio do calor direto do sol.

Se o calor está severo, a sombra é o local para recorrer. E reduz o que realmente se sente na intensidade do calor. Trata-se de lembre aos que creem, especialmente no momento difícil, que nunca caminham sozinhos.

Com tantos problemas, difíceis e pesados, é uma luta por vezes manter a esperança. A pressão e estresse podem parecer sufocantes como o sol de verão quente da tarde. Porém, Deus sussurra a verdade, forte e clara, “Ande na minha sombra, bem perto do meu lado”. É no lugar seguro que se cria confiança, para quando as pessoas descansam na sombra de Deus, nunca enfrentarão o calor cheio das próprias dificuldades.

Ele abriga da dor. A sombra Dele reduz o que é de verdade sentido na intensidade de todo calor. Descanso, paz, e calma surgem fortes, bem no tumulto difícil da vida, e as pessoas são asseguradas que Ele está no controle.

Por vezes, talvez de maneira não intencional, na correria ou com as dificuldades da vida, as pessoas podem lutar para sobreviver. E esquecem que o que precisam mais, da proteção de Deus e conforto da presença Dele, são livremente disponíveis para os que O amam, e caminham sob Sua cobertura.

Você pode curtir isso:

Poder do Salmo 91 para os Católicos

O Salmo 91 lembra que não importa a situação, o amor e proteção infalível de Deus existem. Mas, vai além, trata-se de lembrete de uma das belezas da Missa também. Aqui está como:

  • Oração de Proteção.
  • Abrigo do Altíssimo.
  • O nome acima de todos os nomes.

Oração de Proteção

O Salmo 91 é obviamente uma oração de alguém que buscou e encontrou refúgio no Senhor e durante este momento é provável que a pessoa teria encontrado o refúgio de que se fala no Templo.

A proteção de Deus está ao redor de todos pelo dia inteiro, não importa se estiver no trabalho, em casa ou até fazendo compras. No entanto, há algo especial sobre a graça que flui a partir do tabernáculo de Jesus Cristo na Igreja que oferece uma sombra na qual se pode habitar.

Durante a época que este salmo foi escrito, a pessoa que buscava proteção no templo teria encontrado proteção e graça na “sombra do Onipotente” a partir das asas estendidas dos querubins no santo dos santos.

Abrigo do Altíssimo

O abrigo do Altíssimo é simplesmente um lugar para se esconder, mas nos salmos era uma designação para os recintos protegidos do Templo. Deixar de ir à missa em base regular é deixar de correr para o local mais seguro e protegido que Deus promete para os que amam e servem a Ele.

É mais do que segurança física, embora este fosse o caso também durante a época que o salmo foi escrito, é uma segurança espiritual, um refúgio de graça fluindo a partir do Senhor que alcança as profundezas da alma.

O Nome Acima de Todos os Nomes

“Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome”. O Salmo 91 promete que aqueles que se apegam a Jesus e conhecem o nome Dele vão se encontrar na sombra da Sua proteção.

A chave é se apegar a Jesus. Jesus deve ser a primeira opção ao invés da última chance. Cada um deve ter uma relação com Jesus onde recorre a Ele ao precisar de ajuda, esperança, amor ou encorajamento. Os versículos finais do Salmo 91 são um oráculo de salvação que oferece uma promessa poderosa para os que confiam em Deus, de que a salvação é deles.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Isso a gente recomenda:


2 comentários em “Salmo 91 Católico da Bíblia ❤️ como, quando e onde rezar”

  1. Pingback: Oração de Agradecimento a Deus por tudo! AS MELHORES!

  2. Rosária das Graças Azevedo Araújo

    Eu confio no meu Deus fiel.
    Tudo que alcanço e tenho é através do Salmo 91 que leio todos os dia .Obrigadomru Deus por viver na tua presença AMÉM…….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp