Postura dos Jovens Cristãos nas Redes Sociais

Jovens Cristãos e Redes Sociais 🥇 Como os Jovens Cristãos Devem Lidar com as Redes Sociais nos Dias de Hoje?

Medalhas de São Bento Originais

Como os Jovens Cristãos devem lidar com as redes socias nos dias de hoje? Sites como Instagram, Facebook e Twitter são conhecidos por gerar argumentos beligerantes e ofensivos.

Pesquisadores observam conexões entre cyberbullying e redes sociais; notícias falam de jovens que ficam deprimidos e até consideram suicídio devido às ações horríveis online dos outros. O que pode ser colocado ao péssimo uso pode também ser colocado ao bom.

Papa Francisco observou em sua mensagem do Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2016: “Não é a tecnologia que determina se ou não a comunicação é autêntica, mas ao invés, o coração humano e nossa capacidade de usar sabiamente os meios à nossa disposição. Redes sociais podem facilitar os relacionamentos e promover o bem da sociedade, mas podem também levar a mais polarização e divisão entre pessoas e grupos.”.

A teologia católica deve refletir a crença em Deus e moldar a vida online apenas como a vida offline. Nunca se esquecer de que, tudo que as pessoas fazem e dizem online afeta outras pessoas reais. É fácil esquecer que as pessoas com quem interagem online são aquelas de carne e osso com sentimentos.

Sabe-se ainda que as interações online podem ter impacto negativo e positivo sobre as emoções e bem-estar dos indivíduos, incluindo bem-estar físico. Há várias oportunidades de oração para católicos online, a partir de rezar a Liturgia das Horas ao rosário para leitura espiritual.

Os grupos de oração online oferecem espaço para pessoas compartilharem suas preocupações e assim ajudar a manter conectado para vidas encarnadas das pessoas, online e offline, como acontece com alguns jovens cristãos e redes sociais.

Como deve ser a postura dos Jovens Cristãos na internet
Como deve ser a postura dos Jovens Cristãos nas redes sociais

Construção de Comunidades Cristãs Pequenas Online

Um grande benefício da rede social é conectar as pessoas que podem estar desconectadas. Isso é importante para as igrejas.

A doença, mudanças frequentes, deficiências, mudanças nas agendas de trabalho e dúvidas sobre a fé são todas razões que as pessoas desaparecem de frequência para igreja.

As redes sociais podem ser uma maneira de abordar o isolamento social e permitir discussão teológica vigorosa sobre a fé católica.

Algumas comunidades estão online totalmente, como grupos de estudo da Bíblia online, alguns estão online e offline, alguns são devotos para práticas da fé particular, como adoração da Eucaristia, alguns estão juntos ao redor de causas comuns, e alguns têm características comuns.

Estas comunidades permitem que as pessoas ensinem, rezem pelos outros, e respondam às necessidades dos outros, apenas como as Escrituras chamam cada um a fazer.

Banner Terço de São Bento Original

Você também pode gostar:

Assegurar que as Comunidades Online Reflitam as Virtudes Cristãs

É fácil para comunidades pequenas cristãs ficarem isoladas, ou pior, se enxergar como melhor do que grupos online de outros.

As melhores comunidades cristãs impõem regras básicas proibindo trolagem, mas também cultivam respeito quando criando argumentos, e isso é visto com presentes jovens cristãos e mídias sociais.

Os sites de redes sociais podem permitir que cristãos vivam pelo exemplo online, apenas como fazem offline. No mundo das redes sociais que muitas vezes apresentam crítica cruel, as pessoas podem considerar como proclamar e promover a própria paz de Cristo.

Papa Francisco Diz para Jovens Cristãos Resistirem à Falsa Imagem da Realidade das Redes Sociais

O Papa Francisco chamouos jovens do mundo para resistir à “falsa imagem da realidade”, retratada pelas redes sociais e reality show e assumir controle do próprio destino. “Não se deixem serem enganados por esta falsa imagem da realidade! Sejam os protagonistas da sua história; decidam o seu próprio futuro”, ele disse segundo Agence France-Presse.

Em uma mensagem de vídeo para Jornada Mundial da Juventude, o chefe da Igreja Católica disse que aqueles que chamam a juventude de hoje de “distraída e superficial” estão errados. “Ter um passado não é o mesmo que ter uma história”, disse Francisco, exortando jovens fiéis para passar mais tempo com seus avós.

O pontífice também criticou o excessivo uso de celular e alertou que “a Igreja não é como um flash mob, onde as pessoas concordam em se encontrar, fazer sua coisa e então seguem suas vidas separadas”, segundo Catholic Herald.

Jovens Cristãos e Redes Sociais – Como Guiar o Grupo de Jovens Saudável e Relevante Online?

Quando se perguntando o que é relevante e o que não é, o ideal é considerar a intenção por trás do conteúdo da postagem online. Uma questão pode aparecer, “Esta postagem vai encorajar adolescentes a viver uma vida por Cristo?”.

O conteúdo das redes sociais desenvolvido para um grupo de jovens católico deve ser interessante, intencional e informativo. E se faltar estas coisas, pode ser útil considerar como estabelecer limites e refazer conteúdo, então adequadamente ele vai servir as necessidades dos fiéis.

Algumas dicas sobre como guiar o grupo de jovens de modo que seja saudável e relevante:

  • Criar uma conta de Instagram especificamente para o grupo de jovens. Mesmo se não for um grande fã de redes sociais, é uma das maneiras mais eficientes para alcançar os jovens, especialmente aqueles envolvidos no grupo.
  • Usar redes sociais não apenas para postar eventos, mas para engajar com a juventude. Isso poderia ser uma grande oportunidade para conectar diferentes características de aplicativo que possam melhorar o engajamento online. Novas ferramentas do Instagram como IGTV, Instagram Live, e Instagram Reels, podem adicionar mais brilho ao feed, enquanto comunicando sobre eventos e compartilhando o Evangelho.
  • Colocar muito esforço no conteúdo das redes sociais como se faz em eventos presenciais.
  • Não tratar as contas de rede social do grupo de jovens como faria com contas pessoais. Se estiver orientando jovens para interações online positivas e saudáveis, deve manter objetivos consistentes na presença online. Isso quer dizer entender o que seria apropriado para uma conta pessoal versus uma conta mais visível de igreja.

Siga a gente no Instagram @JovensCatolicosOficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp