É Pecado Tomar Bebida Alcoólica Segundo a Bíblia

Beber é pecado ❤️ católico pode tomar bebida alcoólica

Como formar um grupo jovem na igreja católica

As pessoas bebem por diversas razões. Algumas para escapar de alguma situação, enquanto outras bebem para celebrar. Mas para católicos, beber álcool pode também ter implicações morais e religiosas. Com toda a doutrina da Igreja sobre vícios e coisas do tipo, é natural refletir, “beber é pecado?”.

De uma perspectiva moral, o álcool é muitas vezes tratado com polaridade. Algumas pessoas pensam que é um mal necessário e que celebrações não são completas sem o álcool. Enquanto outras enxergam a bebida como uma atividade repreensível que pode corromper a alma.

Afinal, beber é pecado ou não?

Beber, em si, não é necessariamente um pecado. Ao lembrar, o primeiro milagre de Jesus foi transformar água em vinho (João 2:1-11). Ele não apenas aprovou beber vinho, mas Ele bebeu vinho em várias ocasiões. Se este é o caso, então é seguro dizer que álcool não é inerentemente imoral.

De fato, há até um vinho sacramental ou vinho de altar que é especificamente direcionado para celebrações eucarísticas. E muitas celebrações cristãs muitas vezes envolvem beber vinho e festejar.

Beber não é pecado
Papa Bento tomando uma cervejinha

O problema, no entanto, acontece quando alguém abusa de álcool. Quando a pessoa está bêbada, não vai ter controle total das próprias faculdades. As habilidades de tomada de decisão e pensamento crítico são prejudicadas significativamente.

Isso leva a fazer coisas que não faria ao estar sóbrio, como brigas e xingamentos excessivos. Em casos extremos, pode até levar ao assédio sexual e assassinato. Então beber álcool não é um pecado mortal. Mas abusar das bebidas alcoólicas pode levar a pessoa ao pecado.

O que a Bíblia diz sobre se beber é pecado?

É pecado beber? Há muitos versículos bíblicos sobre beber e embriaguez. Mas todos estes apontam para a mesma coisa: beber não é pecado, desde que seja com moderação. Por exemplo, este versículo do Antigo Testamento abaixo.

“É o Senhor que faz crescer o pasto para o gado, e as plantas que o homem cultiva, para da terra tirar o alimento: o vinho, que alegra o coração do homem; o azeite, que lhe faz brilhar o rosto, e o pão, que sustenta o seu vigor.” Salmo 104:14-15.

E especificamente diz que o vinho é um dom de Deus que deixa os corações humanos felizes. Apenas como o óleo e pão, vem das frutas que crescem no mesmo solo que oferece alimento. No Novo Testamento, Jesus não apenas transforma água em vinho. Ele também bebeu e foi até acusado pelos fariseus de bêbado.

Orações para fazer agora:

“Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e vocês dizem: Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores.” Lucas 7:34

Obviamente, o Filho do Homem não é um bêbado. Mas beber fazia parte do dia a dia das pessoas naquela época. Em vez de condená-los, Jesus entendeu, o que rendeu a Ele a ira dos fariseus hipócritas. Isso apenas reforça o ensino da Igreja que consumir álcool é perfeitamente aceitável.

Mas se abusar disso, a pessoa não é melhor do que as pessoas que desperdiçam sua vida em prazeres mundanos. E isso, segundo São Pedro, não é a marca verdadeira de um cristão.

Católico Mirim, material para catequese católica infantil

“No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante.” 1 Pedro 4:3

É importante lembrar que ser um cristão e um católico significa seguir os passos de Cristo. Isso inclui dividir nos sofrimentos Dele. Se as pessoas se entregam nestes prazeres mundanos, não serão capazes de compartilhar no sofrimento Dele. Não estarão merecendo herdar o reino de Deus.

Como Evitar Abusar do Álcool?

Álcool é interessante. Tornou-se uma norma social celebrar com alimento e bebidas. Mas a linha separando a celebração e intoxicação é muitas vezes tênue. E muitas pessoas bebem sem saber os próprios limites. Mas segundo o Catecismo Católico: A virtude da temperança dispõe as pessoas a evitar todo tipo de excesso, o abuso de alimento, álcool, fumo ou remédios.

São Tomás define temperança como a “disposição de mente que ata as paixões”. Nos termos leigos, significa autocontrole voluntário. Pode parecer simples, mas praticar temperança demanda uma vontade de aço.

O católico deve ter uma determinação forte e um senso igualmente forte de autodisciplina. Para resumir, Deus criou o vinho e bebida para deleite das pessoas. Ele os deu para os católicos como um presente que alegra os corações humanos. Álcool é ruim quando com abuso. Mas quando tomado com moderação, pode levar a um grande momento e memórias incríveis com amigos.

O Católico Deve Abster-se da Bebida Alcoólica?

Às vezes. Se tornar-se dependente do álcool, procurar ajuda. Deus deu a comunidade aos fiéis para ajudar a buscar por santidade.

Nunca batalhar sozinho. De maneira similar, não beber em uma situação onde poderia levar alguém mais a pecar. Por exemplo, não beber quando saindo com amigo que luta contra o álcool. São Paulo explica:

“Não destrua a obra de Deus por causa da comida. Todo alimento é puro, mas é errado comer qualquer coisa que faça os outros tropeçarem. É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair.” Romanos 14:20-21

Se apreciar álcool, tentar jejuar por um tempo. O jejum significa fazer uma pausa disso por um tempo para crescer mais próximo de Deus. E ajuda a fortalecer o controle sobre os desejos do corpo e evitar apego doentio ao mundo material.

A dependência verdadeira dos católicos deve ser em Deus. Álcool é simplesmente um presente, não o objetivo final. Beber deve ser um momento de celebração alegre e companheirismo. Não deixar isso implicar um interior vazio. Ao invés, permitir que isso reúna junto aos irmãos e irmãs em Cristo.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp