A básica exigência para uma boa Confissão é ter a intenção de retornar para Deus e reconhecer os próprios pecados com tristeza sincera diante do padre.
O Que É Pecado?
De muitas maneiras, a sociedade tem perdido o sentido do pecado. Como seguidor católico de Cristo, cada um deve fazer um esforço para reconhecer o pecado nas ações diárias, palavras e omissões.
Os Evangelhos mostram quanto importante é o perdão dos pecados das pessoas.
As vidas dos santos provam que a pessoa que cresce na santidade tem um sentido mais forte do pecado, tristeza pelos pecados, e uma necessidade para o Sacramento da Reconciliação ou Confissão.
O Papa Francisco falou muitas vezes de como importante este Sacramento é para crescimento na santidade e admite que ele faz confissão em torno de 2 vezes por mês.
Como resultado do Pecado Original, a natureza humana é enfraquecida. O Batismo, por transmitir a vida da graça de Cristo, leva embora o Pecado Original, e retorna as pessoas para Deus.
As consequências desta fraqueza e a inclinação para o mal persiste, e as pessoas muitas vezes cometem pecado real ou pessoal.
O pecado real é pecado que as pessoas cometem. Há 2 tipos de pecado real, o mortal e venial. O pecado mortal é uma ofensa mortal contra Deus, tão horrível que destrói a vida da graça na alma.
Antes da Confissão
Estar realmente arrependido pelos pecados cometidos. O ato essencial da Penitência, na parte do penitente, é contrição, uma rejeição clara e decisiva do pecado cometido.
Junto com uma resolução de não fazer isso novamente, do amor que a pessoa tem por Deus e que é renascido com arrependimento.
A resolução para evitar cometer estes pecados no futuro, mudança, é um sinal claro que o arrependimento da pessoa é genuíno e autêntico.
Isso não quer dizer que uma promessa nunca cair novamente no pecado é necessário. Uma resolução para tentar evitar ocasiões próximas de pecado satisfaz pelo arrependimento real.
A graça de Deus em cooperação com a intenção de retificar a própria vida oferecerá para a pessoa a força para resistir e superar a tentação no futuro.
Relação com Exame de Consciência
Antes de ir para o ato de Confissão, o indivíduo deve analisar os pecados veniais e mortais, desde a sua última confissão sacramental.
E deve expressar arrependimento pelos pecados, aversão pelos pecados e uma resolução firme de não pecar novamente.
Um padrão útil para exame de consciência é analisar os Mandamentos de Deus e os Preceitos da Igreja, ou seja, se está se comportando de acordo.
Por exemplo, ama realmente a Deus sobre todas as coisas? Honra pai e mãe a cada dia? Respeita o mandamento “Não tomarás o nome de Deus em vão”?
Como Fazer uma Boa Confissão – Roteiro para Confissão
Depois de examinar a própria consciência e dizer a Deus do próprio arrependimento, ir para o confessionário. Pode se ajoelhar na tela ou sentar-se para conversar cara a cara com o padre.
- 1 – Como confessar ao padre. Começar a confissão com o sinal da cruz, “Em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Minha última confissão foi há (dizer o número de semanas, meses, anos)”.
- 2 – Dizer os pecados que lembra. Começar com aqueles que são mais difíceis de dizer. (Para fazer uma boa confissão, o fiel deve confessar todos os pecados mortais, segundo o tipo e quantidade). Depois de confessar todos os pecados que se lembrar desde a última confissão, pode concluir por dizer, “Eu me arrependo por estes e todos os pecados da minha vida passada”.
- 3 – Ouvir as palavras do padre. Ele vai atribuir para pessoa alguma penitência. Fazer a penitência vai diminuir a punição temporal devido aos pecados já perdoados.
Quando convidado, expressar alguma oração de arrependimento ou Ato de Contrição como:
Meu Deus, eu estou arrependido de coração por ter ofendido a Ti e eu detesto todos os meus pecados, porque eu temo a perda do céu e dores do inferno. Mas, principalmente porque eu ofendi a Ti, meu Deus, que é todo bem e merece todo meu amor. Eu firmemente decido com a ajuda da Tua graça, a confessar meus pecados, fazer penitência e corrigir minha vida. Amém.
Assuntos católicos relacionados
- Como está o Padre Marcelo Rossi hoje
- O padre ir benzer minha casa é bom, saiba os benefícios
- Saiba qual o tempo ideal da homilia dominical ministrada pelo padre
- Melhores frases do Padre Paulo Ricardo aos jovens católicos
- Saiba como se tornar padre da igreja católica apostólica romana
No Final da Confissão e Após
Ouvir as palavras de absolvição, o perdão sacramental da Igreja através do padre ordenado. Conforme a pessoa ouve as palavras de perdão, pode fazer o sinal da cruz com o padre.
E depois do ato de Confissão:
- Agradecer a Deus por Ele perdoar novamente. Se lembrar de algum pecado grave que se esqueceu de dizer, ficar tranquilo que foi perdoado com os outros, mas certificar-se de confessar isso na próxima Confissão.
- Fazer a Penitência atribuída com sinceridade e gratidão.
- Decidir retornar para o Sacramento da Reconciliação frequentemente. Como católicos, as pessoas são felizes de ter o Sacramento da Reconciliação. É a maneira ordinária para as pessoas terem os pecados perdoados. Este sacramento é uma ajuda poderosa para se livrar das próprias fraquezas, crescer na santidade, e levar uma vida equilibrada e virtuosa.
Foto de Josh Applegate na Unsplash
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos no Instagram
- Conheça nossos produtos na loja oficial dos Jovens Católicos
- Conheça nosso E-book que ensina formar um grupo jovem na sua igreja
Gostei por terem partilhado boas maneiras de confessar.
Fico muito feliz que gostou desse artigo Kanath.
Se puder, compartilhe esse conhecimento edificante nos seus grupos de WhatsApp e Facebook.
Um grande abraço e fique com Deus!