Por que É Importante o Padre Benzer a Casa Periodicamente

Padre benzer a casa ❤️ é bom, veja os benefícios

Material para catequese infantil da igreja católica

Para quem se mudou para uma nova casa, ou vive na mesma casa por mais de 20 anos, por exemplo, a bênção da casa é importante para a família. É possível que esta família abençoe a casa em união, e é bem-vindo a pegar água benta da pia bastimal, qualquer recipiente serve. Outra opção então, é pedir para um Padre benzer a casa.

Bênçãos na Igreja Católica ao padre benzer a casa

As bênçãos que os católicos devem conhecer, algumas são famosas, algumas são curiosas. Instrumentos de fé e graça para deixar o Espírito Santo descer sobre os que são dignos.

Bênçãos sempre foram parte das vidas dos devotos com fórmulas milenares, rituais feitos de gestos que as pessoas muitas vezes tomam como garantido, mas que expressam uma herança milenar, cheia de significados, que são profundamente enraizados na história da religião em si.

Ao olhar para a palavra “bênção”, as seguintes definições são encontradas:

  • Ato litúrgico ou cerimônia usada para abençoar alguém ou algo; ato sob o qual a divina graça desce sobre devotos; bênção solene papal para cidade de Roma e mundo.
  • Ato que, de forma eminente, simboliza um desejo e disposição protetora; desejo, boa invocação.
  • Pessoa ou coisa que é causa de bem.

É claro, as pessoas vão focar no primeiro significado e mais importante da palavra. Segundo a Igreja Católica, uma bênção é um pedido feito por alguém, geralmente um ministro religioso como bispo, presbítero ou diácono, para deixar a graça de Deus cair sobre alguém. É uma invocação de favor e benevolência para alguém ou algo.

A Igreja inclui a bênção nos sacramentais, ou seja, “sinais sagrados instituídos pela Igreja. Eles preparam os homens para receber o fruto dos sacramentos e santificar diferentes circunstâncias da vida” (Artigo 1677 do Catecismo da Igreja Católica).

E são principalmente fórmulas orais, mesmo se por vezes considerarem usar gestos particulares: por exemplo, o sinal da cruz com movimento da mão, ou aspersão da água benta. Em alguns casos, também o Chefe da família pode invoca-las sobre seus entes queridos.

Padre benzer a casa periodicamente, saiba os benefícios
Saiba a importância do Padre benzer a casa regularmente

Antigo Testamento e Novo Testamento sobre benzer a casa

No Antigo Testamento as bênçãos eram destinadas principalmente como uma maneira de pedir para Deus influenciar a vida material e terrena dos que confiam Nele; Ele foi convidado a conceder ao solicitante uma família numerosa e rica, uma vida longa e prosperidade.

Em alguns livros, são encontradas referências para bênçãos mais espirituais, como sabedoria, paz, e justiça.

Jesus vai reconectar para essa visão de bênçãos no Novo Testamento. Na cultura judaica, uma bênção é sempre uma prerrogativa divina, mesmo quando um homem a profere.

Neste caso, Deus envia as bênçãos Dele, através de um mediador. Estes homens se tornam bênçãos para outros homens, escolhidos por Deus para receber o favor Dele ou condenação entre seus semelhantes.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

No Novo Testamento, Jesus se torna a personificação da bênção de Deus, instrumento Dele de benevolência e redenção para todos os homens.

Jesus não apenas abençoa os discípulos Dele, os doentes, as crianças, mas Ele é uma bênção, uma fonte inesgotável do Amor de Deus e generosidade sem fim Dele.

Efésios 1:3, “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”. São Paulo fala sobre a “plenitude da bênção do evangelho de Cristo”, Romanos 15:29.

A Igreja acolheu todas as bênçãos no livro litúrgico, o Livro das Bênçãos. E contém todas as fórmulas para bênçãos que são úteis em qualquer ocasião, e os rituais de bênçãos que presbíteros e diáconos precisam conhecer. Uma das bênçãos mais populares e importantes é a bênção do lar, da casa.

Você pode curtir isso:

Padre Benzer a Casa – Como Fazer Esse Pedido ao Padre?

Uma opção é convidar o padre da paróquia para jantar e pedir a ele para abençoar a casa, então, padre benzer a casa. Aqui está um texto curto de bênção usada para uma casa, traduzida por Reverendo J. H. Schlarman:
“Ó Pai Celestial, Deus Todo-Poderoso, nós humildemente imploramos a Ti para abençoar e santificar esta casa e todos os que nela habitam e tudo mais nela, e conceda e encha a casa com todas as coisas boas; concede-lhes, Senhor, abundância das bênçãos celestiais e da riqueza da Terra, todas as substâncias necessárias para vida, e finalmente direcione os seus desejos para frutos da Tua misericórdia. Na nossa entrada, assim, dignai abençoar e santificar esta casa, como Tu dignastes abençoar a casa de Abraão, Isaque e de Jacó; e possam os anjos da Tua luz, que habitam ao longo desta casa, a protejam e aqueles que nela habitam. Por Cristo nosso Senhor. Amém.”.

Benefícios Espirituais e Físicos

Mesmo as bênçãos das casas, como das famílias vivendo nelas, são muito populares. A paróquia ou seus colaboradores, que vão de casa em casa geralmente durante eventos solenes como Páscoa, dão estas bênçãos.

Ao fazer isso, os ministros seguem o exemplo dos apóstolos de Jesus que, na instigação Dele, foram para as casas das pessoas para levar o dom da paz, Mateus 10,13. Nesta ocasião, as famílias vivendo nestes lares e os lares são aspergidos com água benta.

O Novo Livro das Bênçãos recita:
Pastores devem considerar como um de seus deveres pastorais primários a visita fiel das famílias para trazer a mensagem da paz de Cristo. Eles então vão obedecer ao mandamento de Cristo para discípulos Dele, Lucas 10:5, “Quando entrarem numa casa, digam primeiro: Paz a esta casa.”.

Pastores e seus auxiliares devem, portanto, considerar como um sagrado encargo o costume de uma visita anual, particularmente durante o tempo pascal, para famílias vivendo em sua paróquia. A ocasião é uma oportunidade rica para cumprir responsabilidades pastorais que crescem em eficácia à medida que sacerdotes conhecem as famílias.

A visita inclui a leitura da Palavra de Deus e oração da bênção, com cuidado particular para presença das crianças e mais velhos. A fórmula desta bênção tem muitas variações, aqui está uma:

Bendito és Tu, Deus nosso Pai, pelo presente desta casa como morada desta família. Conceda que aqueles que vivem aqui possam obter os dons do Espírito Santo, através das obras deles de caridade, deixe-os mostrar que graça Tua bênção traz, assim todos que visitam este lar vão encontrar espírito de amor e paz que apenas Tu podes dar. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica