Confissão, saiba como e o que confessar ao padre da igreja católica

Confissão, saiba como e o que confessar ao padre da igreja

A básica exigência para uma boa Confissão é ter a intenção de retornar para Deus e reconhecer os próprios pecados com tristeza sincera diante do padre.

O Que É Pecado?

De muitas maneiras, a sociedade tem perdido o sentido do pecado. Como seguidor católico de Cristo, cada um deve fazer um esforço para reconhecer o pecado nas ações diárias, palavras e omissões.

Os Evangelhos mostram quanto importante é o perdão dos pecados das pessoas.

As vidas dos santos provam que a pessoa que cresce na santidade tem um sentido mais forte do pecado, tristeza pelos pecados, e uma necessidade para o Sacramento da Reconciliação ou Confissão.

O Papa Francisco falou muitas vezes de como importante este Sacramento é para crescimento na santidade e admite que ele faz confissão em torno de 2 vezes por mês.

Como resultado do Pecado Original, a natureza humana é enfraquecida. O Batismo, por transmitir a vida da graça de Cristo, leva embora o Pecado Original, e retorna as pessoas para Deus.

As consequências desta fraqueza e a inclinação para o mal persiste, e as pessoas muitas vezes cometem pecado real ou pessoal.

O pecado real é pecado que as pessoas cometem. Há 2 tipos de pecado real, o mortal e venial. O pecado mortal é uma ofensa mortal contra Deus, tão horrível que destrói a vida da graça na alma.

Antes da Confissão

Estar realmente arrependido pelos pecados cometidos. O ato essencial da Penitência, na parte do penitente, é contrição, uma rejeição clara e decisiva do pecado cometido.

Junto com uma resolução de não fazer isso novamente, do amor que a pessoa tem por Deus e que é renascido com arrependimento.

A resolução para evitar cometer estes pecados no futuro, mudança, é um sinal claro que o arrependimento da pessoa é genuíno e autêntico.

Isso não quer dizer que uma promessa nunca cair novamente no pecado é necessário. Uma resolução para tentar evitar ocasiões próximas de pecado satisfaz pelo arrependimento real.

A graça de Deus em cooperação com a intenção de retificar a própria vida oferecerá para a pessoa a força para resistir e superar a tentação no futuro.

Relação com Exame de Consciência

Antes de ir para o ato de Confissão, o indivíduo deve analisar os pecados veniais e mortais, desde a sua última confissão sacramental.

E deve expressar arrependimento pelos pecados, aversão pelos pecados e uma resolução firme de não pecar novamente.

Um padrão útil para exame de consciência é analisar os Mandamentos de Deus e os Preceitos da Igreja, ou seja, se está se comportando de acordo.

Por exemplo, ama realmente a Deus sobre todas as coisas? Honra pai e mãe a cada dia? Respeita o mandamento “Não tomarás o nome de Deus em vão”?

Como Fazer uma Boa Confissão – Roteiro para Confissão

Depois de examinar a própria consciência e dizer a Deus do próprio arrependimento, ir para o confessionário. Pode se ajoelhar na tela ou sentar-se para conversar cara a cara com o padre.

  • 1 – Como confessar ao padre. Começar a confissão com o sinal da cruz, “Em Nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Minha última confissão foi há (dizer o número de semanas, meses, anos)”.
  • 2 – Dizer os pecados que lembra. Começar com aqueles que são mais difíceis de dizer. (Para fazer uma boa confissão, o fiel deve confessar todos os pecados mortais, segundo o tipo e quantidade). Depois de confessar todos os pecados que se lembrar desde a última confissão, pode concluir por dizer, “Eu me arrependo por estes e todos os pecados da minha vida passada”.
  • 3 – Ouvir as palavras do padre. Ele vai atribuir para pessoa alguma penitência. Fazer a penitência vai diminuir a punição temporal devido aos pecados já perdoados.

Quando convidado, expressar alguma oração de arrependimento ou Ato de Contrição como:
Meu Deus, eu estou arrependido de coração por ter ofendido a Ti e eu detesto todos os meus pecados, porque eu temo a perda do céu e dores do inferno. Mas, principalmente porque eu ofendi a Ti, meu Deus, que é todo bem e merece todo meu amor. Eu firmemente decido com a ajuda da Tua graça, a confessar meus pecados, fazer penitência e corrigir minha vida. Amém.

Assuntos católicos relacionados

No Final da Confissão e Após

Ouvir as palavras de absolvição, o perdão sacramental da Igreja através do padre ordenado. Conforme a pessoa ouve as palavras de perdão, pode fazer o sinal da cruz com o padre.
E depois do ato de Confissão:

  • Agradecer a Deus por Ele perdoar novamente. Se lembrar de algum pecado grave que se esqueceu de dizer, ficar tranquilo que foi perdoado com os outros, mas certificar-se de confessar isso na próxima Confissão.
  • Fazer a Penitência atribuída com sinceridade e gratidão.
  • Decidir retornar para o Sacramento da Reconciliação frequentemente. Como católicos, as pessoas são felizes de ter o Sacramento da Reconciliação. É a maneira ordinária para as pessoas terem os pecados perdoados. Este sacramento é uma ajuda poderosa para se livrar das próprias fraquezas, crescer na santidade, e levar uma vida equilibrada e virtuosa.

Foto de Josh Applegate na Unsplash

Recomendado pelos Jovens Católicos:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

1 comentário em “Confissão, saiba como e o que confessar ao padre da igreja”

  1. Pingback: O que é Indulgências, tipos, significado da Indulgência, efeitos...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Camisas oficiais dos jovens católicos do Brasil