Indulgência plenária

O que é Indulgências, tipos, significado, efeitos…

Como formar um grupo jovem na igreja católica

Indulgências são a remissão total ou parcial da punição temporal devido ao pecado.

A palavra indulgência significa um favor ou concessão. Uma indulgência obtém por uma penitência muito pequena a remissão de penalidades que de outra forma seria severa.

Uma indulgência não é um perdão do pecado, nem uma licença para cometer pecado, e uma pessoa que está em um estado de pecado mortal não pode ganhar uma indulgência.

As boas obras feitas no pecado mortal beneficiam as pessoas pela obtenção da graça para se arrepender e por vezes bênçãos temporais.

O pecado mortal priva os indivíduos do próprio mérito, porém, Deus vai conceder presentes por toda boa ação, como Ele vai punir toda ação ruim.

Tipos de Indulgências

Há 2 tipos de indulgências, a plenária e a parcial. Uma indulgência plenária é a remissão total da punição temporal devido ao pecado. Não é fácil obter a indulgência plenária, já que se pode entender de seu grande privilégio.

Para receber uma indulgência plenária, deve-se odiar o pecado, estar arrependido de coração por até os pecados veniais, e não ter desejo pelo pecado até menor.

Embora as pessoas possam não receber inteiramente cada indulgência plenária que procuram, sempre recebem uma parte de cada.

Que é uma indulgência parcial, maior ou menor em proporção às boas disposições dos indivíduos.

As indulgências plenárias mais importantes concedidas pela Igreja são:

  • As indulgências de um jubileu que o Papa concede a cada 25 anos ou em ocasiões grandes pelas quais ele oferece faculdades especiais para confessores pela absolvição dos pecados reservados.
  • A indulgência concedida para quem está à beira da morte em sua última agonia.

A indulgência parcial é a remissão de parte da punição temporal devido ao pecado.

Quais os tipos de Indulgências
Saiba o Real significado das Indulgências Católicas

Poder e Efeito das Indulgências

A Igreja tem o poder de conceder o que são indulgência, porque Cristo deu poder para remeter toda culpa sem restrição.

E se a Igreja tem o poder, no Sacramento da Penitência, para remeter a punição eterna, que é a maior, deve ter o poder de remeter a punição temporal ou menor, mesmo fora do Sacramento da Penitência.

Sabe-se que estas indulgências têm seu efeito, porque a Igreja, através de seus conselhos, declara indulgências úteis, e se não têm efeito seriam inúteis, e a Igreja ensinaria o erro, apesar da promessa de Cristo de guiar isso.

Como a Igreja, por Meio da Indulgência, Remete Punição Temporal Devido ao Pecado

A Igreja, por meio das indulgências, remete a punição temporal devido ao pecado, por aplicar para pessoas os méritos de Jesus Cristo.

E as satisfações super abundantes da Bem-Aventurada Virgem Maria e dos santos, quais méritos e satisfações são seu tesouro espiritual.

A Igreja, por oferecer indulgências, não liberta as pessoas de fazer penitência.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

Mas simplesmente faz da penitência mais leve que o indivíduo pode mais facilmente satisfazer para os próprios pecados e escapar das punições que merece.

O Papa sozinho tem o poder de conceder indulgências para Igreja toda, mas os bispos têm o poder de conceder indulgências parciais em sua própria diocese.

Cardeais e alguns outros, pela permissão especial do Papa, têm o direito de conceder certas indulgências.

As pessoas devem encontrar indulgências concedidas pela Igreja nas declarações do Papa e da Sagrada Congregação dos Cardeais.

Estas declarações são geralmente colocadas em livros de oração e livros de devoção ou instrução.

Como Receber uma o que são Indulgência

Para receber uma indulgência as pessoas devem estar em um estado de graça e fazer as diligências ordenadas.

Além de estar em um estado de graça e fazer as diligências ordenadas, é necessário para receber uma indulgência, ter ao menos a intenção geral de ganhá-la.

As pessoas devem fazer uma intenção geral nas orações da manhã para receber todas as indulgências possíveis a cada dia.

Porque várias das orações que falam e boas diligências que realizam podem ter indulgências associadas com elas, embora os indivíduos não estejam cientes disso.

As diligências geralmente ordenadas para receber as indulgências são falar certas orações, jejum, e o uso de alguns artigos de devoção, visitas às igrejas e altares, e dar esmolas.

Para receber as indulgências plenárias é geralmente exigido ir à confissão e Sagrada Comunhão e orar pela intenção do Papa.

Indulgências Vinculadas

Indulgências plenárias ou parciais podem estar vinculadas às orações e artigos sólidos de devoção, aos lugares então como igrejas, altares, e mais a serem visitados.

E pelo privilégio especial que por vezes são vinculadas para boas diligências de certas pessoas na realidade.

As coisas perdem as indulgências vinculadas a elas de fato:

  • Quando estão tão mudadas de uma vez, como para não ser mais o que eram.
  • Quando são vendidas.

Os rosários e outros artigos indulgenciados não perdem suas indulgências, quando são emprestados ou doados, por a indulgência não ser pessoal, mas vinculada com o artigo em si.

Fontes:

Catholic news agency


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp