A tradição católica, liderada pelos Padres da Igreja, considerou a Arca da Aliança como um dos símbolos mais puros e ricos das realidades da Nova Lei. E significa, em primeiro lugar, o Verbo de Deus encarnado.
“Cristo”, diz São Tomás de Aquino, “foi significado pela Arca. Pois da mesma maneira como a Arca foi feita de madeira de cetim, assim também foi o corpo de Cristo composto da mais pura substância humana. A Arca foi inteiramente revestida de ouro, porque Cristo estava cheio de sabedoria e caridade, que o ouro simboliza. Na Arca havia um vaso de ouro: isso representa a santíssima alma de Jesus contendo a plenitude da santidade e divindade, representada pelo maná. Havia também a vara de Arão, para indicar o sacerdote sacerdotal de Jesus Cristo para sempre. Finalmente, as tábuas de pedra da Lei estavam igualmente contidas na Arca, para significar que Jesus Cristo é o autor da Lei”.
Para este ponto tocado pelo Anjo das Escolas, pode ser adicionado que a Ascensão de Cristo ao céu após a vitória Dele sobre a morte e pecado é representada pela subida da Arca a Sião.
São Boaventura também viu na Arca uma representação mística da Sagrada Eucaristia. Da mesma forma, a Arca pode ser muito bem considerada como figura mística da Santíssima Virgem, chamada pela Igreja de “Arca da Aliança” – Faederis Arca.
Arca da Aliança na Bíblia Sagrada Católica
Quando Moisés voltou do Monte Sinai para ver os israelitas, ele tinha com ele os Dez Mandamentos. Porém, os Dez Mandamentos não eram todos que Deus tinha dado para Moisés na montanha. Ele também recebeu instruções em como ter seus trabalhadores construindo a Arca da Aliança. O que aconteceu com a Arca da Aliança, e onde está hoje?
Segundo a Escritura, sabe-se que a Arca da Aliança foi construída e dentro dela estavam as tábuas de pedra nas quais os Dez Mandamentos estavam inscritos, o cajado de Arão, e um jarro de maná. Hebreus 9:4, “Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;”.
Durante a construção do Templo de Salomão, o Santo dos Santos foi preparado em seu interior pra abrigar a Arca. E permaneceu ali até que um dos antecessores do Rei Josias de Judá a removesse.
A menção final da Arca da Aliança nas Escrituras vem no décimo oitavo ano do reinado do Rei Josias de Judá, em 627 a.C., quando ele ordenou aos zeladores da Arca da Aliança para retorna-la ao Segundo Templo em Jerusalém.
2 Crônicas 35:3, “a arca sagrada na casa que edificou Salomão, filho de Davi, rei de Israel; não tereis mais esta carga aos ombros; agora servi ao Senhor vosso Deus, e ao seu povo Israel.”.
40 Anos Depois
40 anos depois, Rei Nabucodonosor II da Babilônia liderou seu segundo Cerco a Jerusalém. Os babilônios saquearam Jerusalém e com ela destruíram o Templo de Salomão.
Nem o Livro dos Reis, nem o Livro das Crônicas menciona o que aconteceu com a Arca após o ataque babilônico.
Uma antiga versão grega apócrifa do terceiro Livro de Esdras bíblico, 1 Esdras, sugere que os babilônios levaram embora os vasos da Arca da Aliança, mas não menciona levar a Arca em si.
1 Esdras 1:54, “E tomaram todos os vasos do Senhor, grandes e pequenos, com os vasos da Arca de Deus, e os tesouros do Rei, e os levaram para Babilônia.”.
Este relato contradiz as ações do profeta Jeremias, que foi dito a ter recebido uma mensagem divina apenas antes da invasão babilônica para levar o Tabernáculo e a Arca ao Monte Nebo.
Ali, ele colocou os 2 dentro de uma caverna, selou, e disse para aqueles tentando encontrar que sua localização será apenas revelada quando Deus novamente reunir o povo Dele.
2Macabeus 2:5,7, “Quando Jeremias chegou lá, ele encontrou uma câmara numa caverna em que colocou a tenda, a arca, e o altar do incenso; então ele selou a entrada. O lugar é para ficar desconhecido até que Deus reúna o povo Dele novamente e mostre a eles misericórdia”.
Você pode curtir isso:
- Calendário completo com dias dos santos da igreja católica
- Ser santo, é mesmo possível nos dias de hoje ou é utopia
- Amar ao próximo como a ti mesmo, o que é e qual significado
- Bem aventuranças na bíblia sagrada significado, estudo, o que são
- Renovação Carismática Católica Brasil, saiba a importância, trabalho e missão
- Óleo do Bom Samaritano para que serve, receita, funciona mesmo
- Sacramentais mais usados pela juventude católica
- Orações de santos católicos mais lindas para rezar agora
- 7 maneiras de encontrar uma boa igreja católica perto de mim
- Comunidade católica nova, como se adaptar e fazer amigos rápido
- Frei Gilson pregações, frases e mensagens desse Frei católico
Então Onde Está a Arca da Aliança Hoje?
Muitas teorias foram apresentadas por arqueólogos e por aqueles afirmando ter a Arca real em posse.
Alguns afirmaram que a Arca foi enterrada sob o Monte do Templo, antes que os homens de Nabucodonosor pudessem encontra-la.
A Igreja Ortodoxa Etíope de Tewahedo afirma abrigar a real Arca na Igreja de Nossa Senhora Maria de Sião em Axum, uma cidade no norte da Etiópia.
Uma afirmação ainda mais espúria foi proposta por israelenses britânicos que acreditam que a Arca está enterrada sob a Colina de Tara, na Irlanda, supostamente a origem do pote de ouro no final da lenda do arco-íris.
Infelizmente, a comunidade arqueóloga não tem nenhuma destas teorias em alta estima, e não há evidência confiável para apoiar estas afirmações.
No final, a localização final da Arca permanece conhecida apenas para Deus, e as pessoas podem nunca descobrir o que aconteceu com a Arca, até que o Senhor retorne.
Aprenda, passo a passo, como criar um grupo de jovens católicos na sua paróquia. Acesse Aqui!