Biografia completa de São Tomás de Aquino

São Tomás de Aquino ❤️ pensamentos, oração, dia, frases

Material para catequese infantil da igreja católica

São Tomás de Aquino tem festa em 28 de janeiro e é padroeiro dos acadêmicos, contra tempestades, padroeiro dos apologistas, vendedores de livro, universidades e academias e escolas católicas, castidade, de Belcastro (Itália) e mais.

É teólogo do século 13 que mostrou que a fé católica está em harmonia com filosofia e todos os outros ramos de conhecimento.

São João Paulo II em sua carta de 1998, Fides etRatio, disse que São Tomás “tinha o grande mérito de dar lugar de destaque para harmonia que existe entre fé e razão”, sabendo que “tanto a luz da razão e a luz da fé vem de Deus… Portanto, não pode haver contradição entre elas”.

História de São Tomás de Aquino

Tomás nasceu durante 1225 em família nobre, tendo parentes entre os governantes do Sacro Império Romano. Seu pai, Landulph era o conde de Aquino, e sua mãe, Theodora, a condessa de Teano. Aos 5 anos, Tomás foi enviado para estudar em Monte Cassino, a abadia fundada por São Bento.

Os dons intelectuais e disposição séria do garoto impressionaram os monges, que insistiram para o pai dele o colocar em universidade quando ele tinha 10 anos de idade.

Na Universidade de Nápoles, ele aprendeu filosofia e retórica enquanto cuidando de preservar suas morais contra corrupção pelos outros estudantes.

É dito que um eremita, antes do nascimento de Tomás, disse para Theodora que ela teria um filho que entraria na Ordem Dominicana “e tão grande será seu aprendizado e santidade que na sua época ninguém será encontrado que se iguale com ele”.

Na adolescência, a amizade de Tomás com um dominicano santo o inspirou a se juntar a eles. A família dele, no entanto, não imaginou o jovem brilhante como um pregador celibatário e sem dinheiro.

Seus irmãos o sequestraram dos dominicanos, levaram para o castelo da família, e em um momento até enviaram uma mulher para seduzi-lo, que Tomás expulsou brandindo atiçador de lareira.

Sob pressão do Papa e Sacro Imperador Romano, os irmãos de Tomás permitiram que ele escapasse do cativeiro. Tomás de Aquino viajou para Roma e recebeu a bênção do Papa sobre sua vocação, que logo o levaria para Paris para estudar com o teólogo mais tarde canonizado como Santo Alberto Magno.

O comportamento silencioso de Tomás causou que outros estudantes o apelidassem de “Boi Mudo”. Alberto, porém, descobriu que o jovem era um pensador brilhante e proclamou, “Nós o chamamos de Boi Mudo, mas ele vai dar um rugido de aprendizagem que será ouvido em todo o mundo”.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Livros de São Tomás

Quando tinha 23 anos, São Tomás de Aquino estava ensinando com seu mentor na universidade de Colônia. Durante 1248, ele publicou seus primeiros comentários sobre o filósofo grego pré-cristão Aristóteles, cujas percepções sobre natureza, lógica e metafísica informariam a abordagem de Tomás para teologia católica.

Em meados do século, Tomás foi ordenado para sacerdócio, em que ele mostrou grande reverência para liturgia e habilidade como pregador. Mantendo o carisma da ordem dominicana para pregação, ele se esforçou para levar sua família para prática sincera da fé, e em grande parte conseguiu.

As realizações mais conhecidas de São Tomás, no entanto, são suas obras de teologia. Estas incluem Summa Contra Gentiles, CompendiumTheologiae, e grande SummaTheologica, que foi colocada no altar junto com a Bíblia no Concílio de Trento do século 16 para fácil referência durante discussões.

Em dezembro de 1273, porém, o estudioso proclamou que ele não poderia escrever mais, seguindo uma experiência mística em que ele disse que “viu coisas que fazem meus escritos parecerem palha”. Mas atendeu ao pedido de participar do Concílio de Lyon para ajudar a reunir as igrejas latinas e gregas.

Em seu caminho ali, porém, Tomás ficou doente e parou em uma abadia cirsterciense. Os monges o trataram com reverência, e foi para eles que ele ditou uma última obra de teologia, um comentário ao Cântico dos Cânticos do Antigo Testamento.

Você pode curtir isso:

Santidade de Tomás de Aquino

O Santo não viveu para acabar seu comentário, no entanto. Próximo da morte, ele fez uma confissão final e pediu pela Eucaristia para ser levada a ele. Em sua presença, ele declarou: “Eu adoro a Ti, meu Deus, e meu Redentor… por cuja honra eu estudei, trabalhei, preguei e ensinei”.

“Eu espero que eu nunca tenha avançado nenhum princípio como Tua palavra, que eu não tinha aprendido de Ti”, ele disse para Deus, antes de fazer sua última comunhão. “Se pela ignorância eu fiz de outra forma, eu revogo tudo desse tipo, e submeto todas minhas escritas para julgamento da Santa Igreja Romana”.

Suas últimas palavras foram dirigidas para um dos cistercienses que pediu por uma palavra de orientação espiritual. “Tenha certeza de que aquele que sempre anda fielmente na presença de Deus, sempre pronto para prestar contas a Ele de todas as ações, nunca deve ser separado dele por consentir em pecar”, ele declarou.

São Tomás de Aquino morreu em 7 de março de 1274. Ele foi canonizado em 1323, e feito Doutor da Igreja em 1567. Em 1965, o Concílio Vaticano II ensinou que seminaristas devem aprender “sob orientação de São Tomás”, para “iluminar os mistérios da salvação tão completamente como possível”.

Frases de São Tomás

  • 3 coisas são necessárias para salvação do homem; saber no que deve acreditar; saber o que deve desejar; e saber o que ele deve fazer.
  • O homem não pode viver sem alegria; assim quando ele é privado de alegrias espirituais verdadeiras, é necessário que se vicie nos prazeres carnais.
  • Se, então, estiver procurando pela maneira que deve seguir, considere Cristo, porque Ele é o caminho.
  • A lei nada mais é do que uma certa ordenação da razão para o bem comum, promulgada pela pessoa que tem o cuidado da comunidade.
  • Maravilha é o desejo pelo conhecimento.
  • 3 condições são necessárias para Penitência: contrição, que é tristeza pelo pecado, junto com propósito de emenda; confissão dos pecados sem qualquer omissão; e satisfação por meio de boas obras.
  • Razão do homem é como Deus no mundo.
  • Temperança é simplesmente uma disposição da mente que aprisiona a paixão.
  • Há apenas uma Igreja na qual, homens encontram salvação, assim como fora da arca de Noé ninguém poderia ser salvo.

Oração de São Tomás de Aquino

Deus Todo-Poderoso e eterno, eis que venho para Sacramento de Teu Filho unigênito, nosso Senhor Jesus Cristo: venho como um enfermo para médico da vida, como um impuro para fonte da misericórdia, como um cego para luz do brilho eterno, como pobre e necessitado para o Senhor do céu e terra.
Assim, eu imploro abundância de Tua generosidade imensurável que Tu concedeste curar minha enfermidade, lavar minha impureza, iluminar minha cegueira, enriquecer minha pobreza e vestir minha nudez, que eu possa receber o Pão dos Anjos, o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, com tal reverência e humildade, com tal tristeza e devoção, com tal pureza e fé, com tal propósito e intenção que possam ser proveitosos para salvação de minha alma.
Concedei-me, eu peço, a graça de receber não apenas o Sacramento do Corpo e Sangue do nosso Senhor, mas também a graça e poder do Sacramento. Ó mais gracioso Deus, permita que eu receba o Corpo de Teu Filho unigênito, nosso Senhor Jesus Cristo, que Ele tomou da Virgem Maria, a título de merecimento para ser incorporado em Corpo místico Dele, e para ser contado entre membros Dele.
Ó Pai de amor, dê-me a graça de contemplar para sempre Teu amado Filho com rosto Dele finalmente descoberto, a quem agora pretendo receber sob o véu sacramental aqui embaixo. Amém.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica