Significado bíblico da Eucaristia

O que é Eucaristia ❤️ e qual significado para católicos

Medalhas de São Bento Originais

A Eucaristia é a fonte e ápice da vida cristã. O termo Eucaristia origina da palavra grega eucharistia, significando ação de graças. Na celebração da Eucaristia, pão e vinho se tornam Corpo e Sangue de Jesus Cristo através do poder do Espírito Santo e instrumentalidade do padre.

O Cristo todo é realmente presente, corpo, sangue, alma, divindade, sob aparências do pão e vinho, o Cristo glorificado que ressuscitou dos mortos. É o que a Igreja quer dizer quando fala da “Presença Real” de Cristo na Eucaristia.

Onde a Eucaristia É Mencionada na Bíblia?

O Senhor Jesus, na noite antes que Ele sofreu na cruz, dividiu uma última refeição com os discípulos Dele. Durante esta refeição o Salvador instituiu o sacramento do Corpo e Sangue Dele.

Ele fez isso para perpetuar o sacrifício da Cruz através das épocas todas e para confiar à Igreja um memorial da morte e ressurreição Dele. A instituição da Eucaristia é escrita em 4 Evangelhos:

  • Mateus 26:26-30.
  • Marcos 14:22-26.
  • Lucas 22:14-20.
  • João 6:22-59 (O Discurso do Pão da Vida).

Por que Jesus Se Dá para Fiéis Como Comida e Bebida?

Jesus Se dá para os católicos na Eucaristia como alimento espiritual porque Ele ama cada um. Por comer o Corpo e beber o Sangue de Cristo na Eucaristia, os fiéis se tornam unidos na pessoa de Cristo através da humanidade Dele. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.”, João 6:56.

Ao estar unido com a humanidade de Cristo, cada um está ao mesmo tempo unido com a divindade Dele. A natureza corruptível e mortal das pessoas é transformada por estar unida com a fonte da vida.

Eucaristia É um Símbolo?

O pão e vinho transformados são realmente o Corpo e Sangue de Cristo e não são meramente símbolos. Quando Cristo disse “Este é meu corpo”, e “este é meu sangue”, o pão e vinho são transubstanciados.

Embora o pão e vinho pareçam o mesmo para as faculdades humanas, eles realmente são o corpo e sangue de Jesus.

Liturgia da Eucaristia

A Liturgia da Eucaristia começa com a preparação dos dons e altar. Como os ministros preparam o altar, representantes do povo trazem o pão e vinho que vão se tornar o Corpo e Sangue de Cristo.

O celebrante abençoa e louva a Deus por estes dons e os coloca no altar, o lugar do sacrifício eucarístico.

Além do pão e vinho, as doações em dinheiro para apoio da Igreja e cuidado dos pobres podem ser apresentadas.

A Oração das Oferendas conclui esta preparação e dispõe tudo para a Oração Eucarística.

Banner Terço de São Bento Original

Você pode Curtir isso:

Oração Eucarística

A Oração Eucarística é o coração da Liturgia da Eucaristia. Nesta oração, o celebrante atua na pessoa de Cristo como cabeça do corpo Dele, a Igreja.

Ele recolhe não apenas o pão e vinho, mas a substância das vidas dos fiéis e reúne com o sacrifício perfeito de Cristo, oferecendo para o Pai.

O diálogo introdutório estabelece que esta oração é a do batizado e ordenado, é oferecida na presença de Deus, e tem como foco central a ação de graças.

Seguindo este diálogo, o celebrante começa o Prefácio, que consiste em 4 diferentes Orações Eucarísticas. Após estas orações, a comunhão é então dada.

Cristo e Eucaristia

Pela Presença Real Dele na Eucaristia, Cristo cumpre a promessa Dele para estar com os fiéis, “sempre, até o fim dos tempos”, Mateus 28:20.

Como São Tomás de Aquino escreveu, “É a lei da amizade que amigos devem viver juntos… Cristo não nos deixou sem a presença corporal Dele nesta nossa peregrinação, mas Ele nos junta com Ele neste sacramento na realidade do corpo e sangue Dele”.

Com este dom da presença de Cristo no meio dos fiéis, a Igreja é realmente abençoada. Como Jesus disse aos discípulos Dele, referindo à presença Dele entre eles, “Pois eu digo a verdade: Muitos profetas e justos desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram, e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.”, Mateus 13:17.

Na Eucaristia, a Igreja recebe o dom de Jesus Cristo e agradece a Deus por tal bênção. Essa ação de graças é a única resposta adequada, por este dom Dele na celebração da Eucaristia sob aparências do pão e vinho, Cristo dá aos fiéis o dom da vida eterna.

Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, eeu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne verdadeira é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. – João 6:53-57.

O que É a Primeira Eucaristia? Relação com a Primeira Comunhão

Para receber a comunhão faz-se necessária a preparação. Ou seja, todo o que quer recebe-la deve passar pela etapa da catequese.

Para comungar há necessidade de o indivíduo estar em estado de graça, de fato sem a mancha do pecado.

A Igreja, para tal, oferece aos fiéis o Sacramento da Penitência e Confissão, então são lavados da culpa toda e assim acolhidos por Misericórdia Divina.

Frases Sobre a Eucaristia

  • Eu me jogo aos pés do Tabernáculo como um cão aos pés de seu Mestre. – São João Vianney.
  • Mil anos desfrutando da glória humana não valem uma hora passada na doce comunhão com Jesus no Santíssimo Sacramento. – São Padre Pio de Pietrelcina.
  • Ó sublime humildade! Ó humilde sublimidade! Que o Senhor de todo universo, Deus e Filho de Deus, se humilhe assim e se esconda sob a forma de um pãozinho, para nossa salvação. – São Francisco de Assis.

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico