Vaidade é Pecado

Vaidade é Pecado 🏅 Qual significado, até que ponto a vaidade é boa ou ruim para o jovem?

Banner dos Santos Terços Católicos

Vaidade é pecado, e grande parte da economia é baseada na vaidade, em ajudar as pessoas a manter a “imagem” correta.

Basta pensar sobre o dinheiro gasto em cosméticos e roupas tendências e carros de luxo. Como a vaidade difere dos outros 2 pecados básicos de orgulho e sensualidade?

“A vaidade das vaidades, diz Qoheleth, vaidade das vaidades! Todas as coisas são vaidade!”, essa linha do Livro de Eclesiastes soa tão verdadeira hoje quanto no dia em que foi escrita. Vaidade é um dos 3 pecados básicos que afligem a humanidade.

3 Pecados Básicos

Brevemente, é possível descrever o orgulho como o pecado que as pessoas se colocam em primeiro lugar, à frente de Deus.

A sensualidade é onde as pessoas colocam as coisas em primeiro lugar, e a vaidade é onde colocam a estima dos outros em primeiro lugar.

Como outros pecados básicos, a vaidade nasce da insegurança. Os indivíduos colocam a segurança no que outros pensam deles.

E constantemente buscam afirmação, elogio e respeito dos outros. Desejam ser vistos como “legais”. Ao invés de focar em Cristo e deixa-Lo ser o centro das preocupações, procuram receber tapinhas nas costas dos outros.

“O que eles pensarão de mim?” é uma preocupação perene do vaidoso.

Isso difere da situação onde as pessoas podem desejar que as próprias qualidades sejam reconhecidas para que Deus seja glorificado e que tenham mais influência para realizar o bem.

Ter e guardar uma reputação para honestidade, por exemplo, pode ajudar cada um a atrair os outros para juntar-se em fazer ações de caridade. Vaidade pode também se manifestar na timidez.

Outras formas de vaidade incluem fofoca, vangloriar-se, “mudar a verdade”, e ficar paralisado pelo respeito humano.

Este pecado básico pode também desencadear pecados contra a pureza. Comumente, a vaidade se expressa em uma preocupação indevida pela aparência física de alguém. Pode ficar facilmente desencorajado pelos próprios fracassos.

Então o vaidoso pode ceder para ambiguidade ou hipocrisia, abandonando seus princípios para se encaixar.

Alguém pode procurar amizades com pessoas de alto perfil, para receber atenção. Tais amizades podem rapidamente levar a ciúmes e egos feridos.

Você também pode gostar

Vaidade É Pecado – Como Superar a Vaidade?

Já que vaidade é pecado, superar a vaidade, como qualquer pecado, leva tempo, esforço e perseverança, e certamente, a graça de Deus. Como alguém pode combater a vaidade? Existem algumas estratégias.

Católico Mirim, material para catequese católica infantil

A primeira lida com a pureza de intenção. Isso quer dizer fazer coisas boas pelas razões corretas.

Se alguém faz uma “boa ação” por desejo de elogio, o ato perde seu valor aos olhos de Deus. “Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu garanto que eles já receberam sua plena recompensa.”, Mateus 6:2.

A chave é fazer atos de caridade ocultos, o tipo que apenas Deus enxerga. Isso constrói intimidade com Deus e cultiva nos fiéis uma indiferença saudável ao elogio do mundo.

Outra estratégia contra vaidade é cultivar o amor por Cristo nos outros. Ou seja, oferecer boas ações para Cristo. Aprender a vê-Lo em outros e amá-Lo em outros.

Esta consciência da presença de Cristo nos outros motivou mais santos para caridade heroica e universal. Pela caridade universal, é mostrar caridade e bondade para todos, e independente da personalidade ou temperamento deles.

Não é algo fácil. É fácil ser legal com alguém que é adorável. É muito mais difícil ser legal com alguém que é ingrato, grosseiro.

É o motivo de se aproximar de uma pessoa difícil seguir um longo caminho em purificar as próprias intenções. Neste ponto, as pessoas são caridosas por amor de Cristo, não por amor de elogio.

Finalmente, aprender a admitir os erros rapidamente. Isso ajuda com humildade e nutre a simplicidade do coração. Quanto antes controlar a vaidade, mais rapidamente se vive apenas para Cristo.

Obras de Misericórdia

Um hábito para combater este pecado da vaidade é através de obras de misericórdia. Papa Francisco em uma homilia sobre vaidade, perguntou, “E sobre sua vida com o Senhor? Como você reza? Sua vida nas obras de misericórdia, como está indo? Você visita os doentes?”. É uma questão que vale ponderar.

Considerar assim se voluntariar em um refeitório ou abrigo para sem-teto, visitar os mais velhos em um asilo ou passar um tempo com os avós, confortar alguém que está sofrendo.

A vaidade é egocêntrica, focando apenas em si. Uma maneira de mudar o jogo é alterar o olhar e focar para fora, para aqueles que estão em necessidade do amor e misericórdia de Deus.

Quando as pessoas estão ocupadas com as coisas de Deus, aprendem a olhar para além de si para servir aqueles cujas necessidades são muito maiores do que as próprias.

A vaidade é superada por esquecer-se de si, por buscar Deus, a cada dia.

Siga a gente no Instagram @JovensCatolicosOficial


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica