Missa com Papa João Paulo II

João Paulo II ❤️ quem foi, frases, ele é santo da igreja

Medalhas de São Bento Originais

Em 18 de maio de 1920, Karol Jozef Wojtyla nasceu na cidade polonesa de Wadowice, 35 milhas a sudoeste de Cracóvia. Wojtyla seguiu para se tornar Papa João Paulo II, o papa mais viajado da história e o primeiro não italiano a deter a posição desde o século 16.

Depois do colegial, o futuro papa se matriculou em Jagiellonian University de Cracóvia, onde estudou filosofia e literatura e participou de um grupo de teatro. Durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas ocuparam Cracóvia e fecharam a universidade, forçando Wojtyla a buscar trabalho em uma pedreira, e mais tarde, uma fábrica química.

Em 1941, sua mãe, pai e único irmão todos tinham morrido, deixando ele o único membro sobrevivente da sua família.

Quem Foi João Paulo II

Embora Wojtyla estivesse envolvido na igreja sua vida toda, não foi até 1942 que ele começou o treinamento para seminário.

Quando a guerra acabou, ele retornou para escola em Jagiellonian para estudar teologia, se tornando um padre ordenado em 1946.

Ele seguiu para completar 2 doutorados e se tornou professor de teologia moral e ética social. Em 4 de julho de 1958, aos 38 anos de idade, ele foi nomeado bispo auxiliar de Cracóvia pelo Papa Pio XII.

Mais tarde se tornou arcebispo da cidade, onde ele falou pela liberdade religiosa enquanto a igreja começava o Concílio Vaticano II, que revolucionaria o catolicismo.

Ele foi cardeal em 1967, assumindo os desafios de vida e trabalho como um padre católico na Europa Oriental comunista.

Uma vez perguntado se ele temia a retribuição dos líderes comunistas, respondeu, “Eu não tenho medo deles. Eles têm medo de mim”.

Papa João Paulo II foi um dos mais amados da Igreja Católica
João Paulo II é amado por católicos de todas as idades

Wojtyla era silencioso e vagarosamente construindo uma reputação como um pregador poderoso e um homem de grande intelecto e carisma.

Ainda, quando Papa João Paulo I morreu em 1978 após apenas um domínio de 34 dias, alguns suspeitaram que Wojtyla seria escolhido para substituí-lo.

Mas, após 7 rodadas de votação, Sacred College of Cardinals escolheu o de 58 anos de idade, e ele se tornou o primeiro papa eslavo e o mais jovem a ser escolhido em 132 anos.

Um pontífice conservador, o papado de João Paulo II foi marcado por sua oposição firme e inabalável ao comunismo e guerra, assim como aborto, contracepção, pena de morte, e sexo homossexual.

Ele mais tarde se posicionou contra a eutanásia, clonagem humana, e pesquisas com células tronco. Ele viajou muito como papa.

Usando as 8 linguagens que ele falava, polonês, italiano, francês, alemão, inglês, espanhol, português, e latim, e seu charme pessoal bem conhecido, para se conectar com a fé católica, assim como muitos de fora.

Vídeo Emocionante do Papa João Paulo II

 

– Atentado ao Papa João Paulo II

Em 13 de maio de 1981, Papa João Paulo II foi baleado em St. Peter’s Square por um extremista político turco, Mehmet Ali Agca.

Após sua liberação do hospital, o papa famosamente visitou seu suposto assassino na prisão, onde ele tinha começado a cumprir uma sentença de prisão perpétua, e pessoalmente o perdoou pelas ações dele.

No ano seguinte, outro atentado sem sucesso foi feito na vida do papa, desta vez por um padre fanático que se opôs às reformas do Vaticano II.

Embora não fosse confirmado pelo Vaticano até 2003, muitos acreditam que o Papa João Paulo II começou a sofrer de doença de Parkinson no início dos anos 1990.

Ele começou a desenvolver fala arrastada e tinha dificuldade para caminhar, embora continuasse a manter a agenda de viagem exigente fisicamente.

Em seus anos finais, ele foi forçado a delegar muitos de seus deveres oficiais, mas ainda descobriu a força para falar ao fiel da janela no Vaticano.

Em fevereiro de 2005, o papa foi hospitalizado com complicações da gripe. Ele morreu 2 meses mais tarde.

O Papa João Paulo II é lembrado por seus esforços com sucesso para acabar com o comunismo, assim como para construir pontes com os povos de outras fés.

E emitindo o primeiro pedido de desculpa da Igreja Católica por suas ações durante a Segunda Guerra Mundial.

Ele foi sucedido por Joseph Cardinal Ratzinger, que se tornou o Papa Bento XVI. Bento XVI começou o processo para beatificar João Paulo II em maio de 2005.

Milagres Atribuídos ao Papa João Paulo II

Seguindo no começo dos anos 1990, João Paulo II ficou cada vez mais lento pela doença de Parkinson, e por várias operações.

No entanto, ele manteve uma agenda rigorosa, insistindo que seu sofrimento visível era parte de seu ministério. Para assessores que pediam para ele diminuir, teria dito simplesmente, “Se eu desmoronar, eu desmorono”.

Papa João Paulo II chegando ao Brasil
“Se Deus é brasileiro, o Papa é Carioca!” – Papa João Paulo II em Missa no Brasil

Embora possa ter considerado a possibilidade de renúncia, ele permaneceu em silêncio sobre o assunto, alguns papas tinham renunciado, o último sendo Gregório XII em 1415.

Mesmo na velhice, ele continuou a atrair grandes multidões, 4 milhões foram estimados a ter participado com ele na missa em Manila em 1995, e 2 milhões se reuniram na missa de Cracóvia em 2002.

Depois de 2003, ele apareceu em público apenas quando sentado. Na Páscoa de 2005, após uma traqueotomia, ele foi incapaz de falar ao povo que ele abençoava de sua janela de apartamento.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Ele morreu na sua residência do Vaticano, de acordo com seus desejos. Seu funeral em abril de 2005 atraiu para Roma milhões de peregrinos, assim como número de líderes políticos atuais e anteriores do mundo.

Em maio de 2005, seu sucessor o Papa Bento XVI, renunciando o habitual período de espera de 5 anos, permitiu a revisão para começar na causa de João Paulo II para beatificação e canonização.

Beatificação e Canonização do Papa João Paulo II
Muitos milagres foram atribuídos ao Papa João Paulo II

Em janeiro de 2011, o Vaticano reconheceu a recuperação de uma freira francesa da doença de Parkinson como um milagre realizado por João Paulo II.

Ele foi beatificado em 1 de maio e canonizado com o Papa João XXIII em 27 de abril de 2014.

Conheça também a Biografia Completa do Padre Pio de Pietrelcina!

História de Vida Antes e Depois de Se Tornar Papa da Igreja Católica

O início da vida do Papa João Paulo II foi marcado por grande perda. Sua mãe morreu quando ele tinha 9 anos de idade, e seu irmão mais velho, Edmund, morreu quando ele tinha 12.

Crescendo, João Paulo era atlético e gostava de esquiar e nadar. Ele foi para Jagiellonian University de Cracóvia em 1938 onde mostrou interesse em teatro e poesia.

A escola foi fechada no ano seguinte pelas tropas nazistas durante a ocupação alemã da Polônia.

Desejando se tornar um padre, João Paulo começou a estudar em um seminário secreto dirigido pelo arcebispo de Cracóvia.

Após a Segunda Guerra Mundial ter acabado, ele finalizou seus estudos religiosos em um seminário de Cracóvia e foi ordenado em 1946.

– Crescendo na Igreja

João Paulo passou 2 anos em Roma, onde ele finalizou seu doutorado em teologia. Ele retornou para sua Polônia em 1948 e serviu em várias paróquias e pela Cracóvia.

João Paulo se tornou bispo de Ombi em 1958 e então arcebispo de Cracóvia, 6 anos mais tarde.

Considerado um dos pensadores principais da Igreja Católica, ele participou no Segundo Conselho Vaticano, por vezes chamado de Vaticano II.

O conselho começou a revisar a doutrina da igreja em 1962, realizando várias sessões ao longo do curso dos próximos anos. Como membro do conselho, João Paulo ajudou a igreja a examinar sua posição no mundo.

Bem considerado por suas contribuições para igreja, João Paulo foi feito cardeal em 1967, pelo Papa Paulo VI.

– Tornando-se Papa

Em 1978, João Paulo fez história por se tornar o primeiro papa não italiano em mais de 4 centenas de anos. Como líder da Igreja Católica, ele viajou o mundo, visitando mais de 100 países para espalhar sua mensagem de fé e paz.

Mas ele estava próximo ao lar quando enfrentou a maior ameaça de sua vida. Em 1981, um assassino atirou em João Paulo, 2 vezes, em St.Peter’s Square, na Cidade do Vaticano.

Felizmente, ele foi capaz de se recuperar de seus ferimentos e mais tarde perdoou quem o atacou, uma atitude digna de ser lembrada, um grande exemplo aos fiéis.

Importância do Papa João Paulo II para os Católicos

João Paulo II foi realmente o primeiro papa orientado globalmente. Sua eleição coincidiu com a chegada das comunicações de rotina, pelo mundo todo, instantâneas, de audiovisual.

E muitos de seus esforços principais foram para ajustar, embora não desafiar, os princípios essenciais do catolicismo para um mundo aberto, interconectado.

Papa e sua importância para os Católicos do Mundo todo
João Paulo II e sua importância para os Católicos do Mundo

Em que nações e religiões devem viver em contato diário um com outro. Por publicar meditações papais sem precedentes sobre outras fés, ele demonstrou como um católico pode abordá-las com reverência.

Ele também esperava fortalecer o catolicismo em muitas culturas ao redor do mundo por canonizar mais santos, extraído de um espectro geográfico e ocupacional mais amplo, do que tinha qualquer de seus antecessores.

Pelo seu pontificado, João Paulo II manteve as posições tradicionais da igreja sobre gênero e questões sexuais.

Denunciando aborto, contracepção artificial, sexo pré-marital, e através dos ensinamentos vaticanos, práticas homossexuais.

Ele continuamente rejeitou apelos para padres serem permitidos a casar e negou pedidos das freiras católicas que desejavam um papel maior na igreja.

Do início de seu pontificado, João Paulo tentou acertar um sentido de desafio religioso e disciplina por fazer declarações firmes sobre moralidade pessoal e vida religiosa.

Este esforço geralmente não reverteu um declínio dramático em vocações para sacerdócio e irmandade, nem melhorou a freqüência para igreja em muitos países católicos.

Os cardeais que o elegeram tinham pedido que ele acabasse com o senso de confusão entre muitos católicos que parecia resultar das reformas do Segundo Conselho Vaticano, mas não houve consenso que ele fez.

Mesmo assim, hoje conhecido como São João Paulo II se tornou santo e é geralmente visto como tendo aumentado o prestígio global do papado e assim ter liderado a base para renovação futura possível dentro da igreja.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico