Santa Joana D’Arc biografia completa

Santa Joana D’Arc ❤️ quem foi, protetora, oração, dia, frases

Banner dos Santos Terços Católicos

Santa Joana d’Arc tem dia de festa em 30 de maio, e é padroeira da França.

Em 6 de janeiro de 1412, Joana d’Arc nasceu de pais piedosos da classe camponesa francesa, na obscura vila de Domrémy, próximo da província de Lorena.

Vida da Santa Joana d’Arc

Santa Joana d’Arc parece ter sido a mais nova de uma família de 5.

Ela nunca aprendeu a ler ou escrever, mas era hábil em costura e fiação. Aos 13 anos de idade, ela vivenciou as primeiras visões dela sobrenaturais.

Foi de início simplesmente uma voz, como se alguém tivesse falado bem perto dela, mas a voz foi acompanhada por um clarão de luz.

Mais tarde, ela claramente veio a discernir aqueles que falaram com ela como São Miguel, Santa Margarida, Santa Catarina, e outros.

De início as mensagens eram pessoais e gerais. Mas em maio de 1428, as vozes disseram para Joana ir ao Rei da França e ajuda-lo a reconquistar seu reino.

Ela foi originalmente ridicularizada por Robert de Baudricourt, o comandante francês em Vaucouleurs, mas seu ceticismo foi superado quando as profecias de Joana se tornaram realidade e os franceses foram derrotados na Batalha de Herrings fora de Orléans em fevereiro de 1429.

Quais são os filmes baseados na vida de Santa Joana D'Arc
Melhores filmes sobre Santa Joana D’Arc

Exército da Santa Joana d’Arc

Após um exame de teólogos em Poitiers a ter livrado de todas as suspeitas de heresia, a garota de 17 anos de idade recebeu um pequeno exército com o qual ela liderou uma expedição para socorrer Orléans sitiada em 8 de maio de 1429.

Ela então desfrutou de uma série de espetaculares sucessos militares, durante os quais o rei foi capaz de entrar em Reims e ser coroado com ela ao seu lado. Em maio de 1430, enquanto ela tentava socorrer Compiègne, ela foi capturada pelos borgonheses e vendida para os ingleses, enquanto Carlos e os franceses nada fizeram para salva-la.

Após meses de prisão, ela foi julgada em Rouen por um tribunal presidido pelo infame Peter Cauchon, Bispo de Beauvais, que esperava que os ingleses o ajudariam a se tornar arcebispo. Acusada de heresia e bruxaria, as visões dela foram declaradas a serem de origem diabólica.

Santa Joana d’Arc foi levada a fazer algumas declarações prejudiciais, e mais tarde induzida a assinar um formulário de retratação em 23 de maio de 1431.

Mas quando ela novamente se vestiu com trajes masculinos, que ela tinha concordado a abandonar, ela foi condenada como herege caducada e queimada em uma fogueira em Rouen em 30 de maio de 1431, vítima da determinação dos inimigos dela para destruí-la. Ela tinha 19 anos de idade.

Um tribunal nomeado por Papa Calisto III a considerou inocente em 1456, e ela foi canonizada em 1920. Ela é considerada uma das padroeiras da França, assim como padroeira dos soldados.

Quais São as Lições Deixadas por Santa Joana d’Arc?

  • Enquanto seja improvável que as pessoas serão chamadas por Deus para realizar feitos extraordinários como Joana, por que as pessoas acham tão difícil lidar com a pressão comum dos colegas? Joana sem dúvida estava totalmente ciente de quão ridículo seria para uma jovem garota se apresentar e alegar que Deus tinha dado a ela o poder para libertar a França, mas ela fez como Deus ordenou de qualquer forma, e as pessoas eventualmente vieram a ver que Deus estava realmente com ela. É importante rezar para Joana pela coragem para fazer a vontade de Deus, não importa quão impopular ou ridículo possa parecer nos olhos dos outros.
  • Enquanto historiadores ficaram intrigados com o fato de que Joana retornou a usar seu traje masculino após concordar em abandona-lo, uma provável teoria é que ela fez isso para proteger a honra dela contra as atenções rudes dos guardas ingleses, dos quais ela havia reclamado amargamente. Se assim for, então torna claro que Joana, sabendo que o traje masculino levaria a ela sendo condenada mais uma vez como herege, escolheu a modéstia sobre a preservação da própria vida, algo a pensar sobre em um momento quando a modéstia parece ser uma virtude quase esquecida.
Santa Joana D’Arc milagres realizados
Maiores milagres realizados por Santa Joana D’Arc

Milagres Realizados por Ela

Sobre a beatificação, o passo inicial e muitas vezes mais difícil, a beatificação. Os promotores da causa são convidados a atestar 4 milagres autênticos para garantir beatificação. Um milagre pode ser dispensado se o candidato fundou uma ordem religiosa.

No caso da Joana, o Papa concedeu dispensa porque ela tinha salvado a França. Isso parecia justo o suficiente! Então, 3 milagres aprovados foram necessários para beatificação de Joana. 3 freiras, todas vivendo na França, receberam curas documentadas atribuídas para intervenção de Joana d’Arc. Estes milagres foram aceitos como autênticos.

Banner Terço de São Bento Original

Uma vez que uma pessoa for beatificada, ou declarada beata, os fiéis são permitidos a venerar estes indivíduos.

No entanto, isso não é universalmente reconhecido e geralmente limitado às cidades ligadas à pessoa.

O próximo passo, uma vez que a beatificação foi declarada, é a canonização.

2 mais milagres devem ser provados para canonização. 2 tais milagres foram atribuídos para Joana d’Arc que selaram sua santidade, uma cura de tuberculose e a cura de um buraco na sola do pé de uma mulher.

Em 17 de novembro de 1903, a Sagrada Congregação dos Ritos se reuniu para discutir a causa de Joana a mando do Papa Pio X.

Um decreto proclamando a virtude heroica de Joana foi emitido em 6 de janeiro de 1904 pelo Cardeal SerafinoCretoni, e Pio a proclamou venerável em 8 de janeiro.

O Decreto dos Três Milagres foi emitido em 13 de dezembro de 1908, e O Decreto da Beatificação foi lido 5 dias depois, que foi emitido formalmente pela Congregação dos Ritos em 24 de janeiro de 1909.

Santa Joana D’Arc em batalha
Santa Joana D’Arc na guerra contra os Ingleses

Oração para Joana d’Arc

Diante de teus inimigos, diante do assédio, do ridículo e dúvida, tu mantiveste firme na tua fé. Mesmo no teu abandono, sozinha e sem amigos, tu mantiveste firme na tua fé. Mesmo quando tu enfrentaste tua mortalidade, tu mantiveste firme na tua fé.
Eu rezo que eu possa ser tão ousado em minhas crenças como tu, Santa Joana.
Eu peço que tu cavalgues ao meu lado em minhas batalhas.
Ajude-me a ter consciência de que aquilo que vale a pena pode ser vencido quando eu persisto.
Ajude-me a manter firme em minha fé. Ajude-me a acreditar em minha habilidade para agir bem e com sabedoria. Amém.

Oração de Cura para Joana d’Arc

Santa Joana, compassiva com doentes e feridos, que, enquanto na Terra, cuidou de tantos de volta para saúde, escute-me.
Tu que desejaste ver ninguém machucado ou em desconforto, reze por mim e guie-me por este momento difícil.
Filha de Deus, muitas vezes ferida em batalha, eu peço a ti pela cura (compartilhar o pedido), assim eu possa ser mais capaz de servir a Deus em qualquer função que Ele deseja. Interceda por mim.
Pode não ser da vontade de Deus para meu corpo a ser curado, pois meus sofrimentos podem ajudar outro ou minha alma. Se meu pedido não for atendido, ajude-me a permanecer forte, e ao invés, ser curado emocionalmente e espiritualmente. Amém.

Você pode curtir isso:

Frases e Mensagens Impactantes da Joana d’Arc

  • Todas as batalhas são primeiro vencidas ou perdidas, na mente.
  • Avance com coragem. Não tema nada. Confie em Deus; tudo ficará bem.
  • Cada homem oferece sua vida pelo que ele acredita. Cada mulher dá sua vida pelo que ela acredita. Por vezes, as pessoas acreditam em pouco ou nada, mas entregam suas vidas para este pouco ou nada. Uma vida é tudo que nós temos, e nós vivemos ela conforme nós acreditamos em vive-la, e então ela se foi. Mas entregar o que você é, e viver sem acreditar, isso é mais terrível do que morrer, mais terrível do que morrer jovem.
  • Eu não tenho medo; eu nasci para fazer isso.
  • É melhor estar sozinho com Deus. A amizade Dele não me faltará, nem conselho Dele, nem amor Dele. Na força Dele, eu vou ousar e ousar e ousar até eu morrer.
  • De que outra forma Deus falaria comigo, se não através da minha imaginação?
  • Eu sou o tambor no qual Deus está batendo a mensagem Dele.
  • Eu prefiro morrer a fazer algo que sei ser pecado, ou contra a vontade de Deus.
  • Eu confio em Deus, meu criador, em todas as coisas; eu O amo com todo meu coração.
  • Eu morro por falar a língua dos anjos.
  • Esperança em Deus. Se tiver boa esperança e fé Nele, você será liberto dos seus inimigos.
  • Se não estou em estado de graça, peço a Deus que me coloque nela; se eu estiver nela, eu rezo a Deus para me manter assim.
Livro da MBC, Minha Biblioteca Católic
Livro da MBC, Minha Biblioteca Católica, sobre Santa Joana D’Arc

Como É o Livro Dela na Minha Biblioteca Católica?

O box da Minha Biblioteca Católica oferece na edição exclusiva, o livro principal, portanto, Santa Joana d’Arc Rainha, Virgem e Mártir, e mais um livro complementar que é A Donzela de Orleans, e ícone devocional, marca-páginas temático, e carta dedicada ao assinante.

No livro Santa Joana d’Arc Rainha, Virgem e Mártir é encontrada a explicação de Santa Joana ter sido escolhida à libertação da França e como Deus capacitou Joana para tal. E também as lindas descrições dos diálogos de Joana com santos que a conduziam, suas orações depois de batalhas e últimos suspiros dela na fogueira.

Fatos principais históricos de Joana detalhadamente, sua prisão, batalhas, julgamento, e também reabilitação. Da Santa Guerreira, Imitatio Christi et imitativo Mariae, portanto, semelhanças da vida dela com a de Cristo e da Mãe Santíssima Dele.

Sobre o livro complementar, A Donzela de Orleans, de autoria da MBC ( Minha Biblioteca Católica ), o leitor vai entender contexto da Guerra dos Cem Anos, como ainda relevância da Santa nela.

Conhecerá também mais acerca das grandes santas medievais e de fato quem é a irmã Marie de laSagesse, a autora do principal livro.

Siga o Perfil do Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico