Genuflexão na igreja católica

Genuflexão na igreja católica ❤️ como fazer, qual significado

Medalhas de São Bento Originais

Genuflexão é um sinal de reverência para Santíssimo Sacramento. Seu propósito é para católicos reconhecerem a presença e honrar Jesus Cristo na Santa Eucaristia. Na Santa Eucaristia, os fiéis realmente acreditam que Jesus está presente no Corpo, Sangue Dele, alma e divindade.

É fácil para as pessoas “seguirem os movimentos” como católicas, e um dos gestos mais fáceis que esqueceram ultimamente é sobre significado do motivo de deverem fazer genuflexão.

Muitas vezes, se encontram caminhando na igreja, encontrando um banco e então sentando. Assim, por que os católicos devem fazer genuflexão quando entram na igreja?

Genuflexão na Igreja Católica

O ato de fazer genuflexão sobre um joelho vem da etiqueta da corte séculos atrás e foi feita por uma pessoa na presença de um rei medieval ou nobre. Era um sinal de respeito assim como promessa de serviço.

Cristãos adotaram este costume ao longo do tempo, e se tornou totalmente integrado na liturgia do rito romano no século XVI.

O joelho esquerdo sempre foi usado para dar reverência a um rei e assim para distinguir o uso cristão do costume, cristãos iriam fazer genuflexão na igreja sobre o joelho direito para Deus.

O Catecismo da igreja católica apoia este ensinamento, CCC 1378, “Na liturgia da missa nós expressamos nossa fé na presença real de Cristo sob as espécies do pão e vinho por entre outras formas, fazendo genuflexão ou curvando-se profundamente em sinal de adoração ao Senhor”.

Uma dica prática para saber se é apropriado fazer genuflexão na Paróquia da Assunção ou em qualquer igreja católica é procurar pela lâmpada vermelha do santuário. Se estiver acesa, isso significa que Jesus está presente e a resposta adequada é fazer genuflexão para mostrar o amor e honra do fiel.

Como lembrete, católicos apenas devem fazer o gesto enquanto passando diante do tabernáculo. Isso quer dizer, se uma igreja católica tem o tabernáculo em capela separada da reserva eucarística, apenas faz genuflexão quando ao passar por isso, não a cada vez que entra no corpo principal da igreja.

Diferença Entre Genuflexão, Inclinação e Vénia

A reverência, inclinação ou vénia, se caracteriza ação de baixar a cabeça e tronco como gesto social para um símbolo ou outra pessoa.

Nas culturas asiáticas é mais proeminente, no entanto, é típico ainda de nobreza e aristocracia dos vários países e de maneira distinta na Europa.

O gesto, por vezes, pode ter limitação para abaixar a cabeça, de exemplo na Indonésia. Curvar-se comunica respeito, reverência, e gratidão. Os fiéis estão gratos por estar em serviço do Senhor, assim, curvam-se. Curva a cabeça em menção do nome incomparável “Jesus”.

Os fiéis se curvam, porque são gratos a estar neste lugar, neste momento de oração. Se curvam porque estão ouvindo e falando com Deus. Se curvam para o altar, para a cruz, para qualquer símbolo que lembre o que Ele fez pelas pessoas.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

E se curvam como sinal de respeito quando reconhecem os símbolos do Senhor. As pessoas fazem genuflexão quando reconhecem o Senhor.

Você pode curtir isso:

O que É Genuflexão Simples e Dupla?

Uma genuflexão simples é a flexão do joelho direito para tocar o lugar onde o pé direito estava, enquanto a cabeça e costas permanecem retas. É ato costumeiro de adoração do Senhor realizado na direção do Santíssimo Sacramento no Sacrário.

Uma genuflexão dupla, também um ato de adoração, envolve ajoelhar brevemente em ambos os joelhos, inclinando a cabeça com reverência com as mãos unidas.

Tradicionalmente, serviu como um gesto de reverência reservado para Santíssimo Sacramento quando exposto à vista, como em um ostensório no altar.

As normas litúrgicas gerais da Igreja na maioria das partes do mundo não mais fazem qualquer distinção entre o modo de adoração para o Senhor escondido no Sacrário ou exposto para visão das pessoas.

A simples genuflexão única sobre um joelho é assim aceitável em ambas as situações. Mas muitos católicos acham isso profundamente significativo para continuar o costume antigo da genuflexão dupla como um ato de reverência profunda para o Senhor Eucarístico.

Na Bíblia Sagrada

Hoje, a genuflexão é comum nas práticas religiosas da Igreja Anglicana da “alta igreja”, e Igreja Católica Romana. Os católicos romanos fazem genuflexão diante dos elementos do Santíssimo Sacramento, o pão e vinho da comunhão. E também diante dos elementos.

No catolicismo romano, é costume que um devoto faça genuflexão sobre o joelho direito sempre que entra ou deixa a presença do Santíssimo Sacramento, ou seja, quando entra e sai de um banco do santuário.

Quando o Santíssimo Sacramento é exposto para vista, e não escondido no tabernáculo, os 2 joelhos do fiel devem tocar o chão. Segundo General Instructionofthe Roman Missal, “Uma genuflexão, feita por dobrar o joelho direito ao chão, significa adoração, e assim é reservado para o Santíssimo Sacramento, assim como para Santa Cruz”.

Ajoelhar ou fazer genuflexão na Bíblia é feito como sinal de submissão, respeito, reverência, e adoração para Deus. No Antigo Testamento, embora o costume fosse rezar de pé, as orações de súplica eram frequentemente oferecidas sobre os joelhos.

Salomão curvou-se diante do Senhor em dedicação do templo em que ele rezava pela bênção de Deus sobre Israel, 2 Crônicas 6. O costume de Daniel era rezar 3 vezes por dia sobre os joelhos dele, “rezando e suplicando diante do Senhor dele”, Daniel 6:11. Davi, ele um rei e acostumado com outros se curvando diante dele, encoraja as pessoas a “adorar e curvar, ajoelhemo-nos diante do Senhor, nosso Criador”, Salmo 95:6.

Siga o Perfil no Instagram do Jovens Católicos Oficial Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico