Saiba qual a função de uma pastoral

Pastoral ❤️ o que se entende, função, objetivos, missão

Banner dos Santos Terços Católicos

Ação Pastoral no Brasil, da Igreja, ou apenas pastoral, se mostra ação da Igreja Católica pelo planeta ou então, conjunto das atividades realizadas pela Igreja para missão de permanecer a ação de Cristo com várias realidades e grupos.

São as pastorais:

Quais a função das Pastorais Católicas
O que são as Pastorais da Igreja Católica e a relação com a CNBB

Ação das Pastorais

Pastorais se caracterizam trabalhos elaborados pela Igreja, em ação dirigida e organizada por Diocese e Paróquia ao atendimento de cada caso na específica realidade.

Há função para todos, assim como carisma, maneira de viver, no entanto, são todos essenciais para que aconteça o Reino de Deus. Com defeitos e virtudes, estão a caminho, em estrada, a buscar conversão própria no Cristo.

Qual a finalidade da Pastoral em uma Igreja Católica? É de fato evangelizar, portanto, difundir ensinamentos que Cristo deixou em evangelhos como também em livros sagrados.

De fato, para poder fazer tal divulgação pela Igreja do Santo Evangelho, é necessário um plano organizado, assim, projeto de evangelização para distribuição a muitos grupos nos setores diversos.

São denominados tais setores, “pastorais”, e indivíduos trabalhando em tais pastorais são denominados “agentes de pastoral” ou “agentes pastorais”.

Os membros todos das pastorais se caracterizam voluntários, no entanto, recebem formação a exercer trabalho que correspondem a elas.

Arquidiocese quem coordena, que também promove de forma regular, encontros e cursos de formação, assim os “agentes de pastoral” podem trabalhar com comunidades apresentando consciência plena do que fazem e objetivo do próprio trabalho.

Pastorais, Grupos e Movimentos

Quando se fala em Pastorais, significa serviço, trabalho desenvolvido por Igreja, ação, seguindo Cristo. Membros de pastorais são agentes pastorais.

Cada pastoral demanda em si uma meta, necessidade e característica, de modo que é formada como primária necessidade em evangelizar, e serviço em paróquias e dioceses.

Agentes das pastorais agem em muitas áreas, trazendo apoio, conforto espiritual, orientações aos irmãos do Brasil que não frequentam ou frequentam comunidades.

Participam de maneira regular de encontros e cursos de formação para trabalho com comunidades, na consciência plena do que executam e da finalidade adequada de seu trabalho.

Exemplos de algumas pastorais: Liturgia, Jovens, Comunicação, Batismo, Catequese, Familiar, Pastoral da Juventude, Pastoral do Dízimo, Carcerária, Pastoral do Esporte Crisma e mais. É evangelizar, a finalidade da Igreja Católica, portanto, a difusão dos ensinamentos que Cristo deixou em livros sagrados.

Banner Terço de São Bento Original

No caso dos grupos, estes são compostos pelos fiéis reunidos de modo espontâneo, no entanto, com a orientação e licença sempre do Vigário Paroquial ou Pároco, e possui como base a escuta da Palavra e oração.

Grupos fazem reunião para rezar, promover paz e justiça, visita dos doentes e mais.

E fazem presença em paróquias, dioceses, capelas, universidades, colégios, presídios, entre mais. Em reunião, o foco principal para todos se resume a oração à evangelização de irmãos.

No caso dos movimentos, estes nascem e compõem contexto externo para igreja local, porém, agem na Paróquia. Trata-se de ação de leigos que pode muitas pastorais e serviços envolver, simultaneamente.

E de fato, são mais ligados com vida pessoal de quem participa, e no geral, possuem caráter de espiritualidade, seguindo próprio carisma, a envolver mais ou menos os mesmos indivíduos que viveram um encontro, catequese ou retiro.

Pastoral da Comunicação – Pascom

Por exemplo, a Pascom, Pastoral da Comunicação, apareceu na resposta para necessidade urgente da Igreja em uso e evangelização dos meios de comunicação social. A pedra fundamental aqui se mostra a encíclica Miranda Prorsus, Os Maravilhosos Progressos, que Papa Pio XII escreveu no ano de 1957.

Trata-se de específica pastoral na Igreja, com documentos e orientações do Vaticano e Pontifício Conselho para as Comunicações, ocupando-se desta missão. Na atualidade, no contexto da CNBB, Pascomfica em Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social.

Nos termos deste país, o documento publicado inicial acerca do tema corresponde ao 59, da CNBB, com título Igreja e Comunicação rumo ao Novo Milênio, decorrente da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, feita em 1997, São Paulo.

É o documento inicial da CNBB tratando necessidade de criar e organizar Pascom em paróquias e dioceses. Pascom não se caracteriza pastoral que isoladamente trabalha.

Passa de fato por dentro de todas mais pastorais, serviços e movimentos, a levar oxigênio de comunicação para paróquia inteira.

Pastoral do Batismo

Para a Pastoral do Batismo, o objetivo principal, é levar para padrinhos e pais, conhecimento do que se caracteriza o Batismo, e também compromisso que por meio dele assume-se com Deus e comunidade.

E de fato demonstrar que tal Sacramento não é apenas batizar. Vivenciar é necessário, testemunhar, ainda ensinar filhos e afilhados a ser cristão autêntico, fiel seguidor de Cristo.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico