O que é pastoral da criança e qual sua missão

Pastoral da Criança ❤️ o que é, missão, como atua, objetivos

Medalhas de São Bento Originais

Pastoral da Criança se resume Organismo de Ação Social da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, segundo decreto da CNBB, 05/2006. Hoje, a Pastoral da Criança na CNBB, integra Comissão Episcopal Ação Sociotransformadora.

A sua atuação tem alicerce em organizar comunidade, e em capacitar líderes voluntários que vivem ali e de fato assumem função de acompanhar, orientar, famílias vizinhas quando se fala nas ações básicas de educação, saúde, cidadania, nutrição, com foco em “desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político”, Artigo 2° do Estatuto.

As ações principais se caracterizam acompanhamento das crianças com idade de 0 a 6 anos, e ainda acompanhar grávidas através de líderes voluntários que nas comunidades vivem de atuação, gerando agentes todos de sua transformação.

É baseada toda a missão em tripé das ações que é composto por Celebração da Vida, Visitas Domiciliares, Reunião de Reflexão e Avaliação.

Age, além disso, de maneira ativa e permanente em Controle Social das Políticas Públicas, nos níveis todos de federação, e na realidade, promove Campanhas de Mobilização, nas parcerias e de realização própria.

Qual a Missão da Pastoral da Criança?

“Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10,10). Quando se trata da missão, esta é promover desenvolvimento dos pequenos, à luz da opção evangélica preferencial por pobres, a partir de ventre materno para 6 anos, através de básicas orientações da nutrição, saúde, cidadania, educação, com base em mística cristã unindo vida e fé, favorecendo para que comunidades e famílias façam a transformação própria.

Eles trabalham pelo mundo sem morte materno-infantil evitável, e em que as crianças todas, até as em maior vulnerabilidade, vão viver em favorável ambiente para desenvolvimento próprio.
São as crenças:

  • Deus é revelado de forma preferencial para pobres.
  • Solidariedade e partlha.
  • É a vida, a glória de Deus.
  • Vida e fé, portanto, vivenciar a fé, através das concretas ações em comunidade.

E são os valores:

  • A ética, com honestidade, transparência, equidade e justiça.
  • Adesão para missão da Pastoral da Criança.
  • Sem discriminação.
  • Simplicidade.
  • Perseverança.
  • Compromisso com resultados.
  • Alegria no servir.
  • Valorizar as crianças, grávidas e famílias.
  • Encontrar, procurar proximidade.
  • Multiplicação do saber.

Fundação da Pastoral da Criança

A fundação da Pastoral da Criança ocorreu em 1983, no Paraná, Florestópolis, por Dra. Zilda Arns Neumann, médica sanitarista e pediatra, e pelo então Arcebispo de Londrina, atualmente cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo.

Hoje a Pastoral se faz presente nos estados do Brasil todos e em mais 10 nações da África, América Latina, Ásia, Caribe. O presidente do Conselho Diretor é Dom Elio Rama.

Você pode Curtir isso:

Como Ser Voluntário?

Preocupação pela cidadania e de consequência, com o próximo, desperta sempre consciência social ao voluntariado.

Católico Mirim, material para catequese católica infantil

Construir mundo fraterno e justo vai depender inicialmente de cada pessoa, no entanto, é necessário também agir.

Existem tantas coisas para fazer, uma sendo colocar-se a serviço do outro de forma voluntária.

A base do trabalho feito por Pastoral da Criança é o voluntariado. O voluntário faz sua parte em favor do comum bem.

Voluntários de fato propagam a cada dia a vida e fé entre grávidas acompanhadas, famílias, crianças, nas milhares de comunidades no Brasil todo.

Atuação da Pastoral da Criança ocorre em comunidades com pequenos menores de 6 anos, em especial os que têm famílias necessitando de orientação maior em setores de educação, saúde, cidadania e nutrição.

Para ser voluntário, procurar coordenador da paróquia de maior proximidade.

Pode ainda contatar por meio do site da Pastoral da Criança. Atuação voluntária pode ser feita na Pastoral da Criança de muitas maneiras, a depender do desejo e disponibilidade de tempo.

É possível atuar como voluntário capacitado em líder, brincador, brinquedista, articulador de saúde, comunicador popular, apoio, palestrantes e mais.

Oração pela Criança

Senhor da Vida, que nossas crianças sejam como Vós o desejais! Que nossa Fé ajude a buscar mais dignidade e qualidade de vida para as crianças de nossa comunidade, cidade, do Brasil e do mundo.
Senhor, em muitos lugares a idolatria da riqueza é uma ameaça para a paz. Nosso planeta está cada vez mais explorado e poluído, e as crianças são as primeiras a sofrer quando o egoísmo toma conta do coração das pessoas.
Dá-nos coragem para mudar esta história! Ajudai-nos a lutar contra as causas que promovem o empobrecimento, a injustiça e a opressão das crianças e suas famílias. Dai-nos força para impedir que hoje meninas e meninos sejam explorados, forçados a trabalhar e envolver-se com drogas, dormir e acordar com fome e sede, não tenham escola para estudar, espaço seguro para brincar e morram por causas que podem ser prevenidas.
Queremos o bem-estar da criança e o respeito aos seus direitos. Vamos protegê-la durante toda a sua vida, que é sagrada. Que o Teu espírito nos ilumine para cuidar da criança desde o ventre da mãe, e garantir os seus direitos de cidadania.
Que ela receba as vacinas e leite materno, alimentação adequada, água limpa, oportunidades para se desenvolver plenamente. Senhor da Vida, junto com nossas crianças, em uma só voz, agradecemos todo o bem que foi feito por tantas pessoas de boa vontade.
Nossa força está em Ti, que nos leva a ação para construir um mundo no qual a criança possa ter vida, e vida em abundância! Amém!

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp