Como atua a Pastoral da Sobriedade 2023

Pastoral da Sobriedade 2023 ❤️ o que faz, atuação, missão

Como formar um grupo jovem na igreja católica

Pastoral da Sobriedade se mostra ação concreta pertencente à Igreja para recuperar e prevenir dependência química. A considerar que quantidade de 25% do povo brasileiro se encontra, de modo direto, ou indireto, associado com fenômeno das drogas, e ainda que cada vez mais precocemente adolescentes tenham contato com drogas, a carregar consigo, na média, 4 mais indivíduos, denominados de co-dependentes, amigos e membros da família, esta Pastoral capacita os que de alguma forma, têm identificação com tal causa e querem lutar pela vida, sendo assim Agente da Pastoral da Sobriedade.

São ação pastoral conjunta procurando integrar todos os Movimentos, Pastorais, Casas de Recuperação, Comunidades Terapêuticas Parceiras, para que por meio da pedagogia de Cristo, reinserir, resgatar excluídos, a propor pela conversão, mudança de vida.

De fato, a exemplo do Senhor, vem em socorro a Igreja dos mais fracos e dos menores. A cuidar dos que se encontram feridos, a fortalecer os doentes, reforçando então promoção pessoal do indivíduo.

Desafio da Pastoral da Sobriedade

Diante do flagelo da droga perturbando direta ou indiretamente quantidade de quase 100 milhões do povo brasileiro, que faz bastante tempo escravizam, retiram consciência e dignidade de vários dependentes, sem contar a desestruturação dos familiares deles, “co-dependentes”, não houve resposta da Igreja.

Sabe-se que no país há já tantos trabalhos para prevenir e recuperar dependentes químicos. E o católico deve ser grato a Deus por eles. No entanto, agora pela graça de Deus e inspiração do Espírito Santo, Bispos do Brasil e Dom Irineu Danelon, em 36° Assembleia, de maneira profética e absoluta certeza da defesa da vida, João 10,10, “Vida plena e em abundância”, proposta de Cristo, de modo corajoso aprovaram criar Pastoral da Sobriedade.

Assim, na Igreja existe ação organizada e concreta nas frentes de atuação, portanto, prevenção, a intervenção, e então reinserção familiar e social, e também atuação política. De fato, para assumir o compromisso em prevenir e recuperar dependentes químicos e familiares deles, junto ao Grupo de Autoajuda, por meio das reuniões semanais a vivenciar 12 Passos da Pastoral da Sobriedade, com base no Evangelho e também doutrina católica.

Então, aparecem como Igreja, a somar com as iniciativas todas que já existem em tal área. O desejo é trabalho em conjunto, em especial em prevenção e atuação política.

Você pode Curtir isso:

Ação da Pastoral da Sobriedade

A prevenção é a prioridade aqui. Eficácia de prevenção dependerá da articulação política adequada de cada paróquia, diocese, com as forças vivas sociais, estas forças que em união desejam promover Vida.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

Devem e precisam executar trabalho na parceria com todos a favor de resgate da autoestima, dignidade em relação ao dependente químico, e aos familiares do mesmo. A exemplo de Cristo, como Igreja, Pastoral da Sobriedade com os Movimentos em compromisso com projeto de Cristo e pastorais sociais, deseja transformar os excluídos em preferidos.

Trabalha a Pastoral da Sobriedade não apenas o dependente químico, no entanto, deseja alcançar ainda co-dependentes, portanto, familiares. Ocorre o trabalho desta Pastoral de modo sistêmico, vai envolver dependente químico, amigos e familiares dele, a engajar em comunidade.

Os responsáveis por capacitação, formação, implantação e treinamento de grupos de autoajuda desta Pastoral em paróquias, dioceses, e comunidades, trabalham conforme Diretrizes de Evangelização de CNBB.

Pastoral da Sobriedade representa especial atuação respondendo para este problema social, conduzida por pastores e na comunhão com doutrina toda católica. Pastor único da Igreja, Jesus Cristo. Os católicos são todos participantes deste pastoreio.

Deve o agente desta Pastoral, então ficar aberto para dialogar, e também disponível ao serviço e na sobriedade. Na sua comunidade ser testemunha viva, nunca agir isoladamente, participar do projeto paroquial inteiro, e considerando que o primeiro motivador e coordenador em paróquia, se caracteriza o padre, com CPP, Conselho de Pastoral Paroquial.

Oração para Nossa Senhora da Sobriedade

Minha Senhora de amor e misericórdia incondicional, rogo a ti que dê a sobriedade que preciso para viver. Dê-me o amor necessário para conhecer-me melhor. Concedei-me a fraternidade para com meus irmãos.
Intercedeis por aqueles que ainda vivem na escuridão. Mãe bondosa e piedosa cobre com teu sagrado manto as minhas vontades. Uma vez conhecendo a tua misericórdia, dai-me força para que seja um multiplicador da fé, vida e esperança.
Guia-me pelos meus caminhos e mostre-me os passos necessários para uma vida plena, sem nenhuma substância que mude meu comportamento e meu humor. Abençoai todas as famílias que sofrem vendo seus entes mais queridos a caminho da morte.
Tire de mim toda as culpas e remorsos para que minha mudança seja completa. Perdoe-me por tudo que fiz de mal aos outros e a mim mesmo.
Obrigado, Mãe Senhora da sobriedade, pela compaixão que me oferece a cada dia. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

Como Ser Voluntário?

Todo indivíduo pode participar de determinada pastoral na paróquia ou diocese dele. Assim, basta fazer verificação das várias pastorais que existem em comunidade de fé, notando quais dons tem e dispor os mesmos a serviço do Senhor.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp