Dia Mundial da Juventude 2023, 30 de Março

Dia Mundial da Juventude 2023 ❤️ Papel do Jovem Católico na Sociedade Atual

Como formar um grupo jovem na igreja católica

Etimologia para termo “juventude” relaciona com latim “Juventus – utis”, que quer dizer “época ou condição de estar na mocidade, ser jovem”. A juventude, na prática, que se entende ser entre fase que deixa a infância e adentra fase adulta é de grande importância com data internacionalmente para celebração, 30 de março, Dia Mundial da Juventude 2023.

O Dia Mundial da Juventude foi estabelecido em 1985, ao passo da comemoração do ano internacional da juventude que a ONU promoveu, Organização Mundial das Nações Unidas.

Após tantos anos a oportunidade é real para notar que juventude conquista o próprio espaço na sociedade, sendo mais expressiva. Os jovens vão viver e construir o futuro tanto na Igreja como na sociedade no geral.

Objetivo do Dia Mundial da Juventude 2023

O Dia Mundial da Juventude 2023 tem comemoração em 30 de março. Qual é o objetivo desta data? De fato, é focar em educação e conscientização da juventude acerca das responsabilidades que assumirão no futuro representando o planeta.

O Brasil em 11 de julho de 2002 criou também o Dia Nacional da Juventude, que a cada ano é comemorado em 12 de agosto.

Jovens se movimentam ao debate de temas como saúde, educação, segurança, política e tantos mais. Há necessidade do investimento nesta geração, gerar oportunidade de emprego, construção das políticas públicas e também a mobilização da sociedade para contar com cenários favoráveis à juventude, ou seja, fazer mais pela juventude é necessário, já que os jovens são o futuro, na realidade.

Você pode Curtir isso

Relação com a Igreja Católica

Documento Final do Sínodo dos Jovens – “No momento em que escolheu ocupar-se dos jovens neste Sínodo, a Igreja no seu conjunto fez uma opção muito concreta: considera esta missão uma prioridade pastoral decisiva, na qual deve investir tempo, energias e recursos. Desde o início do caminho de preparação, os jovens manifestaram o desejo de ser envolvidos, valorizados e sentir-se co-protagonistas da vida e missão da Igreja. Reconhecemos, nesta experiência, um fruto do Espírito que não cessa de renovar a Igreja e a chama a praticar a sinodalidade como forma de ser e agir, promovendo a participação de todos os batizados e pessoas de boa vontade, cada qual segundo a própria idade, estado de vida e vocação”.

A 15ª edição do Sínodo dos Bispos que aconteceu em 2018 teve dedicação para a juventude, e o tema foi “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, a reforçar “importância pastoral que a Igreja dá aos jovens”.

Após finalização do Sínodo, trouxe o Documento Final solicitação importante, que fosse determinado “órgão para representar os jovens em nível internacional”.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

Nascia assim o Corpo Consultivo Internacional da Juventude que Dicastério para os Leigos, a Família e Vida criou, no dia 24 de novembro do ano 2019, os jovens participaram de muitos países, a incluir Lucas Ricardo Marçal Ramos, brasileiro.

Tal Corpo Consultivo passava a ser denominado ainda como Observatório Internacional dos Jovens e as atividades, em prática, do Observatório fazem inclusão de exibir para Dicastério iniciativas e ideias da juventude, assim como as preocupações e expectativas dela.

Vale salientar, em especial nesse dia de comemoração do Dia Mundial da Juventude, em 30 de março, a função do Observatório como órgão de representatividade pelo mundo de juvenis expressões.

Lucas comentou, “Em 2019 quando foi anunciada a criação do observatório, foi feita também a nomeação dos primeiros 20 jovens que irão colaborar nesse trabalho ao longo de 3 anos. A importância desse Organismo está justamente no fato de desempenhar um papel consultivo e proativo, colaborando com o Dicastério para aprofundar questões relacionadas à pastoral juvenil e outras questões de interesse geral”.

O Observatório já fez reuniões online devido à pandemia, sendo que a primeira teve presente o Cardeal Kevin Farrell, portanto, prefeito do Dicastério. Jovens participam das reuniões mensais.

Em relação ao trabalho feito, Lucas avaliou, “No início foi um desafio encontrar um horário que fosse fácil para todos, para as reuniões, já que temos pessoas de todas as partes do mundo e também a comunicação por conta dos diversos idiomas. Aos poucos fomos descobrindo ferramentas que pudessem nos aproximar e ajudar. Do ponto de vista mais pessoal, procuro sempre ter como referência o nosso modelo de Pastoral Juvenil no Brasil e a minha experiência particular nos diversos trabalhos com a juventude que já tive a oportunidade de colaborar”.

Lucas faz parte das equipes do Encontro Online para Juventude e também de Mídias Sociais da JMJ, ele conta que “hoje estou como coordenador do grupo para o Encontro e elaboramos um formulário online onde cada membro tem perguntas e sugestões que podem fazer. Este será nosso documento de trabalho. Após todos terem respondido, iremos fazer uma reunião online para organizar uma primeira proposta sobre o Encontro a fim de apresentar ao Dicastério. E também faço parte da equipe das Mídias Sociais para a JMJ Lisboa 2023.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico