Objetivo da Jornada Mundial da Juventude 2023

Objetivo da Jornada Mundial da Juventude ❤️ JMJ 2023 Lisboa

Banner dos Santos Terços Católicos

Com um clique em um tablet na frente da multidão reunida na Praça de São Pedro, o Papa Francisco se tornou a primeira pessoa a se inscrever para objetivo da Jornada Mundial da Juventude 2023 em Lisboa, Portugal.

O Papa anunciou que a inscrição agora está aberta para JMJ 2023, a maior reunião internacional católica da juventude agendada para ocorrer de 1 a 6 de agosto.

“Querido povo jovem, eu convido vocês a se inscreverem para esta reunião em que, após um longo período de distanciamento social, nós vamos redescobrir a alegria do abraço fraternal entre pessoas e entre gerações, que nós precisamos tanto”, Papa Francisco disse em 23 de outubro.

Papa Francisco pediu aos jovens de Portugal para se juntarem a ele na janela do Palácio Apostólico para anúncio no final de seu discurso de Angelus.

JMJ 2023 tem como foco o povo entre as idades de 16 a 35, segundo seus organizadores. O evento internacional é normalmente feito em diferente continente a cada 3 anos, mas foi adiado para 2023 por causa da pandemia do COVID-19.

São João Paulo II estabeleceu o encontro da juventude de semana em 1985. Em algumas Jornadas passadas, o comparecimento chegou aos milhões.

Lisboa, a capital portuguesa determinada a receber com objetivo da Jornada Mundial da Juventude 2023, está a apenas 120 km de Fátima, um dos lugares de peregrinação mariano mais visitados do mundo.

Em Fátima, a Virgem Maria apareceu a 3pastorinhos em 1917 com uma mensagem de paz e um pedido de oração.

O tema da JMJ de Lisboa é “Maria levantou-se e partiu apressadamente”. Na sua mensagem para o evento, o Papa Francisco exortou os jovens a “não adiar todo o bem que o Espírito Santo pode realizar em você”. “Agora é o momento de levantar! Como Maria, levantemo-nos e vamos depressa. Levemos Jesus dentro dos nossos corações e levemo-Lo para todos aqueles que encontrarmos”, disse o Papa.

Tá chegando JMJ 2023 Lisboa:

Qual o Legado da JMJ 2023? Qual objetivo da Jornada Mundial da Juventude 2023?

Maria era uma jovem mulher, como muitos católicos. Ela era uma das pessoas. Um bispo italiano, Dom ToninoBello, dirigiu-lhe esta oração:

“Santa Maria… nós sabemos muito bem que vós estava destinada para navegar nas profundezas do oceano. Se vos suplicamos para que abraceis a costa, não é porque nós vos queremos deter, mas porque, vendo a vossa proximidade às margens do nosso desânimo, nós passamos a ver que também nós somos chamados a aventurar-nos, como tu, no alto mar da liberdade”.

E foi de Portugal, que nos séculos 15 e 16 grandes números de jovens, incluindo muitos missionários, partiram para mundos desconhecidos, até para compartilhar a sua experiência de Jesus com outros povos e nações.

Para essa terra, no alvorecer do século 20, Maria escolheu fazer uma visita especial.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

A partir de Fátima, ela dirigiu às pessoas de todas as idades, a mensagem poderosa e magnífica do amor de Deus, que convoca as pessoas para conversão e liberdade verdadeira.

Uma vez mais, cada um é convidado para participar da grande peregrinação intercontinental de jovens que vai culminar na celebração da JMJ em Lisboa, em agosto.

É bom lembrar também que em novembro, na Solenidade de Cristo Rei, se celebra JMJ em igrejas locais pelo mundo inteiro.

Neste assunto, o documento recente do Dicastério para os Leigos, Família e Vida – Orientações Pastorais para Celebração da JMJ nas Igrejas Particulares, pode ser útil ajuda para todos os engajados no cuidado pastoral dos jovens.

É o sonho para os jovens, que na JMJ, serão capazes de vivenciar novamente a alegria de encontrar Deus e outros irmãos e irmãs.

Após longo período de distanciamento e isolamento social, todos vão redescobrir em Lisboa, com a ajuda de Deus, a alegria do abraço fraternal entre povos e gerações, um abraço de reconciliação, e paz, um abraço de nova fraternidade missionária.

Que o Espírito Santo desperte nos corações um desejo de levantar e a alegria de caminhar em união, em estilo sinodal, deixando para trás todas as fronteiras falsas.

Agora é momento de levantar! Como Maria, levantar e ir depressa. Carregar Jesus no coração, e traze-Lo para todos que encontrar. Nesta linda temporada da vida, seguir e não adiar todo o bem que o Espírito Santo pode fazer em cada fiel.

Após a Anunciação, Maria poderia ter focado em si e suas preocupações e medos sobre sua nova condição. Ao invés, ela entregou a si completamente para Deus. De fato, muitos podem se perguntar, qual o legado da JMJ 2023?

Nos momentos de dificuldade, quando a família já testada pelo trauma da pandemia, é torturada pela tragédia da guerra, Maria mostra a cada um, e especialmente aos jovens, o caminho da proximidade e encontro.

A experiência que muitos terão em Lisboa em agosto vai representar um novo começo para juventude, e com esta, para humanidade como um todo.

Siga a gente no Instagram @JovensCatolicosOficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp