Catequista Infantil da Igreja Católica em 2023

Como Ser Catequista Infantil em 2023 ❤️ é vocação, tem curso

Banner dos Santos Terços Católicos

A missão do catequista demanda antes de tudo atender ao chamado do Senhor para uma função de grande importância, para os que têm dúvidas sobre como ser catequista infantil 2023. Trata-se de vocação, ser catequista.

É necessária disposição para contribuição com evangelizadora missão católica, para ser trampolim ao começo em vida cristã, para que a Palavra de Deus ressoe em coração dos fiéis.

Implica o atendimento a este chamado, em especial, possuir humildade de desejar servir comunidade, e também auxiliar crianças, adultos, jovens para seguir em caminho com destino a Deus.

[adrotate group=”6″]

Como Ser Catequista Infantil em 2023?

Cada diocese, na prática, vai definir a maneira como seleciona os próprios catequistas. No geral, este convite segue do pároco. No entanto, há possibilidade de candidatar-se também a esta função, que se tornou ministério recentemente.

O catequista normalmente deve ter os sacramentos recebido, do Batismo, Confirmação, Eucaristia. Ainda é necessário apresentar ativa presença em comunidade, ter didática e paciência com jovens e crianças, e conhecer a Bíblia.

Exigem ainda algumas dioceses o curso específico de preparação ao catequista. De fato, esta preparação pode exigir até 2 anos.

Saiba Como ser Catequista Infantil da Igreja Católica em 2023
Saiba Como ser Catequista Infantil da Igreja Católica em 2023

Papa Francisco e Ministério do Catequista

No ano de 2021, foi publicada carta apostólica denominada AntiquumMinisterium, por Papa Francisco, por meio da qual o Ministério do Catequista foi instituído. O pontífice, neste documento, reforça necessários requisitos quando se trata do ministério laical:

“Convém que, ao ministério instituído de Catequista, sejam chamados homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que tenham uma participação ativa na vida da comunidade cristã, sejam capazes de acolhimento, generosidade e vida de comunhão fraterna, recebam a devida formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica, para ser solícitos comunicadores da verdade da fé, e tenham já maturado uma prévia experiência de catequese. Requer-se que sejam colaboradores fiéis dos presbíteros e diáconos, disponíveis para exercer o ministério onde for necessário e animados por verdadeiro entusiasmo apostólico.”.

Por tal citação, se pode imaginar que não será tão fácil assim representar ministro da catequese. Não poderia ser diferente, porque trata-se de missão muito importante ao catolicismo, que necessita da integral evangelização se desejar a todos atingir.

[adrotate group=”6″]

Idade para Ser Catequista Infantil

Uma dúvida muito comum é se há idade mínima para ser catequista. Na realidade, não existe documento especificamente discorrendo acerca disso. Mas, em AntiquumMinisterium, Papa Francisco fala que o catequista necessita possuir “maturidade humana”.

É possível então inferir que o esperado é que candidato para função possua experiência de vida pessoal para poder passar ao catequizando.

Esta maturidade não obrigatoriamente está ligada com idade. Deste modo, um indivíduo mais velho pode não possuir muitas experiências de fé e vida significativas para na catequese repassar.

O jovem, por outro lado, pode contar com importantes testemunhos que contribuirão à formação religiosa apropriada de catequizando. Maturidade humana, além disso, se refere ainda para equilíbrio psicológico essencial nesta missão.

Papa Francisco“Rezemos pelos catequistas, chamados a anunciar a palavra de Deus, para que sejam testemunhas da Palavra com coragem e criatividade, na força do Espírito Santo.”

Papa Francisco“É necessário reconhecer a presença de leigos e leigas que, em virtude do seu Batismo, se sentem chamados a colaborar no serviço da catequese.”

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo
Ser Catequista Infantil em 2023 da Igreja Católica
Como se preparar para ser Catequista Infantil em 2023

Catequistas da Igreja – Como Ser Catequista Infantil?

Portanto, quem são os catequistas da Igreja Católica?

  • Indivíduos que têm vocação de serviço que percebem a paixão mais viva para transmitir fé como um evangelizador.
  • São capazes de gerar laços de proximidade e acolhimento que possibilitam melhor saborear a Palavra de Deus.
  • São testemunhas do Evangelho nas próprias vidas.
  • Indivíduos anunciadores de modo incansável do Evangelho da misericórdia.

[adrotate group=”6″]
O Papa Francisco pede para catequistas atualmente:

  • Que sejam pedagogos e companheiros.
  • Que de fato anunciem Evangelho com mansidão, com sua vida.
  • Que busquem linguagens novas, caminhos novos.

Papa Francisco“A catequese não é uma comunicação abstrata de conhecimentos para aprender de cor, como se fossem fórmulas de matemática ou de química. O catequista e a catequista são testemunhas que se colocam ao serviço da comunidade cristã, para apoiar o aprofundamento da fé no concreto da vida quotidiana. Precisamos de insistir em indicar o coração da catequese: Jesus Cristo ressuscitado ama-te e nunca te abandona!”

Quais São os Benefícios de Ser Catequista Infantil em 2023?

Com honestidade se percebe que concordar em ensinar crianças sobre a fé é uma perspectiva que pode assustar. Não apenas se compromete em ser presente a cada semana, mas também tem que lidar com as crianças, seus pais. Mas certamente ser catequista infantil representa benefícios para o mesmo que são além de fantásticos, abençoados:

  • A melhor maneira de aprender é ensinar.
  • Catequistas dizem a verdade.
  • Compartilhar a fé é uma honra.
  • A fé do catequista infantil vai ganhar vida.
  • O catequista infantil se torna uma parte ativa da área mais ativa da paróquia.
  • Um catequista infantil é um modelo.
  • O catequista infantil vai mostrar para família dele que valoriza educação religiosa.
  • Ser catequista infantil é divertido.
  • Ser catequista infantil é um chamado de Jesus Cristo.

[adrotate group=”6″]

A Melhor Forma de Aprender É Ensinar

Então como ser catequista infantil? De fato, a melhor forma de aprender é ensinar. Todos são chamados a continuar a crescer na própria fé, e a melhor maneira de aprender é ensinando. Quando instrui outros, o próprio entendimento do catequista infantil aumenta.

Se a educação de fé dele terminou anos atrás, as fontes e materiais que terá exposição como um catequista vai certamente refrescar e expandir o próprio conhecimento, em relação a como ser catequista infantil.

Você pode Curtir isso:

[adrotate group=”6″]

Catequistas Dizem a Verdade

No mundo caótico de hoje, as pessoas estão buscando pelo que é real e o que não é. Catequistas falam a verdade sobre Deus, fé e moral. O mundo precisa da mensagem do Evangelho e o caminho para verdadeira felicidade; como catequista infantil, oferece este sustento para um mundo faminto.

Compartilhar a Fé É uma Honra

É estimado que menos do que 1 por cento dos católicos são catequistas. Se foi abordado para ser um catequista, ou se sente o chamado, está sendo requisitado a fazer algo especial para Deus, para Igreja e para os católicos colegas.

A Fé do Catequista Infantil Vai Ganhar Vida

Por agir sobre o que acredita, se torna um participante na construção do reino de Deus. Afinal, Jesus disse para não colocar a própria luz sob uma cesta de alqueire, e que isso significa não esconder atrás de uma misaleta. Como catequista infantil, vai descobrir que oração, liturgia e a própria relação com Deus vai se tornar mais vibrante e significativa.

[adrotate group=”6″]

Catequista Infantil Torna-se uma Parte Ativa da Área Mais Ativa da Paróquia

Uma crítica das igrejas católicas é que eles não oferecem tanta “comunhão” como as outras. Quando se decide por ser catequista na paróquia, vai entrar na comunidade que vai apoiar na jornada de fé, rezar por e com o catequista e encorajar no estilo católico de vida.

Ser Catequista Infantil em 2023 É um Chamado de Jesus Cristo

No final do ministério terrestre Dele, Jesus disse: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”, Mateus 28:19-20.

Por ensinar a próxima geração sobre as Boas Novas, está cumprindo parte do Grande Mandamento. E pode ser a coisa mais importante que vai fazer.

Como Oferecer uma Boa Catequese Infantil?

Como ser catequista infantil? Trata-se do ponto inicial, portanto, esclarecer, explicar, e finalmente indicar o caminho. Fala o catecismo católico, “Na catequese, importa revelar com toda a clareza a alegria e as exigências do caminho de Cristo. A catequese da vida nova n’Ele (Rm 6,4) deve ser uma catequese do Espírito Santo, mestre interior da vida segundo Cristo, doce hóspede e amigo que inspira, guia, retifica e fortalece essa vida; uma catequese da graça, pois é pela graça que somos salvos e é também pela graça que as nossas obras podem ser frutuosas para a vida eterna; uma catequese das bem-aventuranças, porque o caminho de Cristo se resume nelas, e é o único caminho da felicidade eterna a que o coração do homem aspira; uma catequese do pecado e do perdão, porque, sem se reconhecer pecador, o homem não pode conhecer a verdade sobre si mesmo, condição dum procedimento justo: e sem a oferta do perdão não seria capaz de suportar aquela verdade; uma catequese das virtudes humanas, que faz aprender a beleza e o atrativo das retas disposições para o bem; uma catequese das virtudes cristãs da fé, esperança e caridade, que se inspira abundantemente no exemplo dos santos; uma catequese do duplo mandamento da caridade exposto no decálogo; uma catequese eclesial, porque é nas múltiplas permutas dos bens espirituais, na comunhão dos santos, que a vida cristã pode crescer, desenvolver-se e comunicar-se.”.

[adrotate group=”6″]

Comunica o Papa São João Paulo II da catequese que deve se caracterizar: “um ensino sistemático; não algo improvisado, mas que siga um programa que lhe permita alcançar um fim determinado; um ensino que se concentre no essencial, sem ter a pretensão de tratar todas as questões disputadas, e sem se transformar em investigação teológica ou em exegese científica; um ensino suficientemente completo, todavia, para que não se contente com ser apenas primeiro anúncio do mistério cristão, como aquele que podemos ter no kerigma; uma iniciação cristã integral, aberta a todas as outras componentes da vida cristã. Sem esquecer o interesse de que se revestem múltiplas ocasiões de catequese que se deparam na vida pessoal, familiar e social ou eclesial, que é preciso saber aproveitar e sobre as quais voltarei a falar no capítulo IV, insisto na necessidade de um ensino cristão orgânico e sistemático, porque, em diversas partes, nota-se a tendência para minimizar a sua importância.”.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp