O que é anjo querubim

Anjo Querubim ❤️ quem são na bíblia, aparência, função, diferença para os Serafins…

Medalhas de São Bento Originais

A palavra para “anjo” em hebreu e grego significa “mensageiro”. O nome dado para anjos assim denota da sua função, não sua natureza. E são criaturas espirituais de Deus, formadas para servi-Lo. Mas afinal, o que é o Anjo Querubim?

Um tipo particular de anjo, o querubim, aparece em vários lugares no Antigo Testamento. “Querubins” é simplesmente a forma plural da palavra hebraica, querubim.

Quando Deus expulsou Adão e Eva do Jardim do Éden, Ele colocou querubins para guardar a entrada do jardim a evitar que retornassem, e comer novamente da árvore da vida (ver Gênesis 3:24).

O que a Bíblia Sagrada Fala Sobre Anjo Querubim?

O livro do profeta Ezequiel inclui uma descrição extensa da forma que certos querubins assumiram quando eles apareceram para ele em uma visão. O Antigo Testamento frequentemente se refere a Deus como “entronizado sobre os querubins”, como em Isaías 37:16.

Esta noção reflete o projeto do tabernáculo do templo como ordenado por Deus: no Santo dos Santos, a Arca da Aliança era conhecida como “propiciatório”, o trono terreno de Deus. Em cada extremidade do propiciatório havia uma figura de madeira de um querubim, revestida de ouro, com asas estendidas, Êxodo 25:17-22.

Tal arranjo refletia o relacionamento íntimo entre Deus e os querubins. Uma afirmação ainda mais marcante desta proximidade retrata um querubim como carruagem de Deus, “E subiu sobre um querubim, e voou; e foi visto sobre as asas do vento.”, 2 Samuel 22:11.

No quarto ou quinto século, o autor agora conhecido como Pseudo-Dionísio, o Areopagita, escreveu um livro chamado “A Hierarquia Celestial”.

Empregando termos das Escrituras usados para descrever várias categorias de anjos (ver, por exemplo, Gênesis 3:24), ele arranjou estes em um sistema de “hierarquias” ou “esferas”, ou “tríades” de anjos, cada um contendo 3 “ordens”.

Na primeira hierarquia, mais alta, ele incluiu, ordenadamente, serafins, querubins e tronos. A segunda hierarquia incluía principados, virtudes e potestades.

A terceira hierarquia foi composta de domínios, arcanjos, e anjos. Querubins foram assim colocados em segunda posição mais alta angélica, abaixo apenas de serafins.

Este arranjo hierárquico tem sido amplamente aceito na tradição católica, com algumas variações entre os Doutores da Igreja.

Mas mesmo embora a existência de anjos seja uma parte do ensinamento definitivo magistral, nenhuma doutrina sobre uma hierarquia específica é de fide, “uma verdade da fé”.

Banner Terço de São Bento Original

O motivo de querubins serem retratados por artistas como bebês gordinhos? É puramente sentimentalismo artístico, aparecendo apenas bem tarde na pintura ocidental. Considerar como querubins que Ezequiel viu assumiram uma forma deslumbrante e aterrorizante, cheios de asas e rodas, rostos e olhos, rugindo e lançando raios.

Deve se lembrar de que sempre que um anjo apareceu na narrativa do Antigo ou Novo Testamento, a primeira mensagem dele era “Não tenha medo”. Anjos devem ser criaturas fantásticas.

Você pode Curtir isso:

9 Hierarquias ou Coros de Anjos

Sagrada Escritura diferencia 9 tipos de anjos: serafins, anjo querubim, tronos, dominações, potestades, virtudes, principados, arcanjos e anjos (ver, por exemplo, Romanos 8:38).

Houve muitas reformulações da ordem exata desta hierarquia desde que São Clemente de Roma criou a primeira lista de anjo no primeiro século, mas a oficial surge de São Tomás de Aquino.

Anjo Querubim

As pessoas muitas vezes confundem querubim com putti. Putti são aquelas crianças adoráveis, gordinhas e angelicais, retratadas em pinturas antigas. Os querubins de verdade não se parecem com putti.

Ezequiel descreve os querubins como:

“e no meio do fogo havia quatro vultos que pareciam seres viventes. Na aparência tinham forma de homem, mas cada um deles tinha quatro rostos e quatro asas. Suas pernas eram retas; seus pés eram como os de um bezerro e reluziam como bronze polido. Debaixo de suas asas, nos quatro lados, tinham mãos humanas. Os quatro tinham rostos e asas, e as suas asas encostavam umas nas outras. Quando se moviam andavam para a frente, e não se viravam. Quanto à aparência dos seus rostos, os quatro tinham rosto de homem, rosto de leão no lado direito, rosto de boi no lado esquerdo, e rosto de águia. Assim eram os seus rostos. Suas asas estavam estendidas para cima; cada um deles tinha duas asas que se encostavam na de outro ser vivente, de um lado e do outro, e duas asas que cobriam os seus corpos” – Ezequiel 1:5-11.

Querubins têm vários deveres atribuídos. E protegem a árvore da vida no meio do Jardim do Éden, e trono de Deus.

E são também mencionados nas Escrituras incluindo em Exôdo25:17-22, por exemplo.

Anjo Serafim

Serafim significa “os que queimam”. Serafins têm 6 asas e sua função principal é cantar e louvar a Deus, Isaías 6:1-7. E são a mais alta ordem ou coro de anjos, porque atendem e guardam o trono de Deus. São Miguel Arcanjo é um serafim.

A única referência bíblica é Isaías 6:1-7. Uma dessas criaturas angélicas pega uma brasa de incensário e a toca nos lábios de Isaías para purifica-lo de seu pecado. Uma vez que Satanás caiu, Miguel se tornou o mais importante dos Serafins.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço de São Bento