Quaresma 2023 significado, reflexão, jejum e oração

Quaresma 2023 💜 o que é, data e significado para católicos

Banner dos Santos Terços Católicos

A Quaresma neste ano de 2023 inicia em 22 de fevereiro, na quarta-feira, e finaliza em 6 de abril de 2023, na Quinta-feira Santa. Como o Advento, quando os fiéis se preparam para nascimento de Jesus no Natal, a Quaresma 2023 é também um tempo litúrgico de preparação, conforme se preparam para a Páscoa, a maior celebração da Igreja.

E apenas como as estações do clima têm únicas características, assim também as épocas dentro da Igreja.

Em contraste com Advento e Páscoa, a Quaresma 2023 é mais solene. O sacramento da reconciliação, onde se pede a Deus por perdão, se torna mais popular. As Estações da Via Sacra, uma tradição muitas vezes ocorrendo nas sextas durante a Quaresma, permite a cada um rezar com as horas finais de Jesus.

Casamentos e grandes celebrações que acompanham este sacramento maravilhoso são menos comuns durante esta época.

Músicas mais solenes substituem os hinos comemorativos durante a missa. Cantar os hinos mais alegres durante a Quaresma seria como dar uma festa na piscina ao ar livre no auge do inverno, não combina com a época.

A Quaresma 2023 é muito importante para pular ou tratar como qualquer outro momento do ano. O primeiro dia da Quaresma é sempre a Quarta-Feira de Cinzas, em que os fiéis usam cinzas na testa em forma de cruz para se lembrar da própria mortalidade e começar a própria jornada de penitência.

Cinzas podem ser distribuídas durante a missa ou separadamente, em serviços mais curtos especificamente pensados para distribuição de cinzas.

Na realidade, algumas igrejas católicas vão até enviar membros leigos para estações de trem populares, permitindo que passageiros recebam cinzas enquanto se dirigem para trabalho.

Neste ano, tudo começa com Quarta-Feira de Cinzas em 22 de fevereiro de 2023. Mas a história da Quaresma começa na Bíblia.

Significado da Quaresma 2023 para os Jovens Cristãos da Igreja Católica
Significado e importância do período de Quaresma em 2023

Quaresma 2023: Raízes na Bíblia Sagrada

De onde vem a Quaresma? Esta se inspira nos 40 dias que Jesus passou no deserto.

Os Evangelhos dizem aos fiéis que após o batismo Dele, Jesus jejuou no deserto e então foi tentado pelo diabo.

Ele resistiu a estas tentações e então foi para Galileia para começar o ministério público Dele.

Católico Mirim, material para catequese católica infantil

O que Abrir Mão na Quaresma 2023?

Com aproximação da Quarta-feira de Cinzas, muitos católicos por vezes se encontram imaginando o que devem abrir mão para Quaresma.

Os sacrifícios quaresmais podem ser valiosos se eles ajudam a aumentar a confiança das pessoas em Jesus, e se o vazio que criam ao abrir mão de algo abre espaço nos corações delas para Deus preencher.

Por mais que seja considerado algo para abster durante a Quaresma, devem considerar o que podem se comprometer também. Quais ações externas o fiel pode fazer para acender melhor a chama da própria fé no interior?

Você pode curtir isso:

Oração, Jejum e Ato de Caridade: 3 Pilares

Os 3 pilares chaves caracterizam a Quaresma, oração, jejum e ato de caridade. USCCB diz que durante a Quaresma, “nós buscamos o Senhor na oração por ler a Sagrada Escritura; nós servimos dando esmolas; e nós praticamos autocontrole através do jejum”.

Enquanto a maioria dos católicos seja familiar com “sem carne nas sextas” durante a Quaresma, jejuar e abstinência são importantes componentes pela Quaresma toda. Isso pode parecer como abrir mão de coisas como fofoca, o café favorito, ou abrir mão da música no carro e substituir por oração. O ato de caridade lembra os católicos do chamado de Jesus para servir e conecta-os na solidariedade com os irmãos e irmãs em necessidade. E por último, a oração.

Preparando-se para Semana Santa e Páscoa

A Quaresma inclui o Domingo de Ramos, que apresenta sua própria liturgia, apresentando uma procissão da congregação na igreja junto com a distribuição de ramos.

É durante este serviço que a história inteira da Paixão é lida em voz alta no início da Semana Santa. Quaresma tecnicamente termina na Quinta-feira Santa, conforme é celebrada a Missa da Ceia do Senhor, lembrando a refeição final de Jesus com discípulos Dele em que Ele institui a Eucaristia.

Seguindo esta Missa, o altar e espaço de adoração são despojados e o Santíssimo Sacramento é processado do altar para uma capela. O próximo dia é a Sexta-feira Santa, o único dia do ano quando a missa não é celebrada, embora a comunhão é distribuída em alguns serviços.

O Sábado Santo, o dia da espera da alegria da Ressurreição, completa o que é conhecido como Tríduo: os 3 dias que antecedem o Domingo de Páscoa 2023.

Oração da Quaresma 2023

Ó gracioso Mestre, infunde em nossos corações a luz imaculada da Tua Divina Sabedoria e abra os olhos da nossa mente que possamos entender os ensinamentos do Teu Evangelho. Infunde em nós também o temor dos teus benditos mandamentos, para que dominados todos os desejos carnais, nós possamos levar uma vida espiritual, pensando e fazendo tudo para agradar a Ti. Pois tu, ó Cristo, nosso Deus, és a iluminação das nossas almas e corpos; e para Ti rendemos glória, juntos com Teu Pai eterno, e com Teu Espírito Santo e criador de vida, agora e para sempre.

Oração Quaresmal

Deus Todo-Poderoso e Eterno, Tu destes para raça humana Jesus Cristo nosso Salvador como um modelo de humildade. Ele cumpriu Tua Vontade tornando-se Homem e dando a vida Dele na Cruz. Ajude-nos a dar testemunho de Ti, por seguir exemplo Dele de sofrimento e faça-nos dignos de participar da Ressurreição Dele. Nós pedimos isso através de nosso Senhor Jesus Cristo, Teu Filho. Amém.

Siga o Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica