Começou processo de beatificação do Padre Léo no ano de 2020 e segue em andamento. O popular Padre Léo, Léo Tarcísio Gonçalves Pereira, no ano de 1995 sentiu o chamado de Deus para própria vida, e de fato, fundava a Comunidade Bethânia.
O carisma dele passava a ser pelo Brasil inteiro conhecido, pregando às multidões desde a época de formação presbiteral.
Padre Léo usava simples linguagem, retendo a atenção, com maneira irreverente e alegre de ser, pela Sagrada Escritura apaixonado, a usar exemplos simples e concretos.
Depois de 16 anos de sacerdócio, a viver de forma integral para servir Jesus, Léo morreu em 2007, 4 de janeiro, com 45 anos de idade, pois foi vítima da infecção generalizada devido a um câncer em sistema linfático.
A memória e obra do Padre Léo permanecem vivas em corações dos fiéis que o amam e dos que integram família Bethânia.
Depois de 13 anos da morte dele, começou o processo da beatificação do Padre Léo.
7 de março de 2020
7 de março não será mais o mesmo, aos que acreditam em santidade de Léo, desde o ano de 2020, este dia ganhava histórica importância, já que foi ali que aconteceu abertura ao processo da beatificação dele.
É engano pensar que a trajetória até então foi fácil. Em 2017 o arcebispo Dom Wilson Tadeu Jonck, de Florianópolis, autorizava de fato o pedido indicado por Comunidade Bethânia.
O pedido de abertura do processo em Igreja, depois de autorizado, foi aceito por Vaticano, e assim, cuidou o Instituto Padre Léo, com representação por vice-presidente de Bethânia, portanto, Padre Lúcio Tardivo, dos testemunhos de milagres, também sendo responsável por encaminhar os mesmos para processo da beatificação do Padre Léo.
Analisou o tribunal histórico-teológico, a biografia e vida de Léo, com foco na confirmação das virtudes heroicas em relação ao futuro venerável, e depois, com análise de milagres possíveis, para finalmente, declarar Padre Léo beato.
Léo possuía dom de tocar coração através das próprias pregações. Reunia multidões por aonde ia. São 27 livros escritos e pregações direcionadas à cura interior, Léo executou seu ministério sacerdotal através dos programas em TV Canção Nova. Morreu aos 45 anos, em 2007, com história do sofrimento e superação, vítima do câncer.
Razões para Abrir o Processo da Beatificação do Padre Léo
Padre Léo falou, “Quando a graça de Deus se encontra com um espírito puro e batalhador, os milagres acontecem”. Uma das postuladoras para causa da Beatificação e Canonização de Santa Paulina, a Irmã Célia Cadorin, de fato foi responsável por orientar membros da Comunidade Bethânia para recolher tudo o que fosse possível do Padre Léo e então com cuidado guardassem, já que para ela não havia dúvida que o Padre teria logo sua causa aberta. Deste modo, o fizeram, seguindo o conselho dela.
Um dos milagres mais relevantes, entre os vários encontrados, a este processo da beatificação do Padre Léo, se resumiu a cura da menina.
A garota sofreu septicemia, ou seja, infecção por bactérias, fungos ou vírus no corpo, e passou por parada respiratória por em torno de 45 minutos. A menina foi curada, milagrosamente. Atribui sua família esta cura para intercessão do Padre Léo.
Assuntos católicos relacionados
- Biografia completa do Padre Léo da Canção Nova
- 4 melhores pregações do Padre Léo da Canção Nova
- Como confessar com Padre da Igreja Católica
- História de conversão do Frei Gilson
- Influência do Monsenhor Jonas Abib na RCC Brasil
- Canção Nova ao vivo agora no YouTube
Como Funciona o Processo da Beatificação e Canonização?
O candidato, anteriormente a ser considerado santo, segue pelos 3 estágios. O estágio inicial, reconhecimento como Servo de Deus, aceita o Vaticano abrir processo da beatificação por alguma diocese, encaminhado, o que aconteceu no caso de Léo.
Quando for reconhecido que cumpriu este candidato de modo heroico exigidas virtudes ou passou por martírio na defesa da fé, este entra em condição de Venerável. Se houver comprovação do milagre, vai ser considerado Beato, trata-se da atual etapa em processo do Padre Léo.
Na situação de martírio reconhecido, é dispensado o milagre. E não existe prazo fixo à beatificação, depende tudo da escolha do milagre e comprovação dele. Para caso de cura, existe investigação através dos laudos médicos. Depois disso, necessita o perito de Roma atestar milagrosa cura pela intercessão do beato. Precisa ser o milagre algo extraordinário.
Vai ser necessária, para ser elevado à condição de Santo, a comprovação de mais um milagre pelo intermédio de Léo. Assim, se isto ocorrer, sua imagem vai poder ser venerada nas igrejas todas do planeta.
A Comunidade Bethânia segue em torcida pela beatificação do fundador amado e querido, Padre Léo, que muito ensinou em vida, acerca da vivência a cada dia na presença de Deus, em ardor por caridade ao próximo, e em simplicidade.
Padre Léo disse, “O céu é para quem; Sonha grande; Pensa grande; Ama grande, e tem a coragem de viver pequeno”. É importante desejar o céu, como Léo desejou e ensina os fiéis a querer a cada dia.
E também usar do exemplo dele para notar que a vida em Deus deve representar escolha, que necessita ocorrer hoje, já que a necessidade de levar cada um para conhecer Deus se mostra urgente. Portanto, é fundamental ser firme na oração e fé. E rezar por beatificação do Padre Léo, a cada dia.
Como Posso Doar para Ajudar no Processo de Beatificação do Padre Léo
Através do site, doações Bethânia, é possível doar e contribuir com processo da beatificação do Padre Léo.
Isso a gente recomenda:
- Compre os sacramentais católicos mais irados na loja oficial jovens católicos!
- Saiba como criar, estruturar e desenvolver um Grupo Jovem Católico passo a passo!