Provações da Vida como superar segundo cristianismo

Provações da Vida 🏅 Por que Algumas Pessoas Passam por Mais Provações na Vida que Outras e Como Superá-las Segundo a Fé Católica?

Medalhas de São Bento Originais

Pode haver um tipo de ansiedade flutuante, como se estivesse fazendo algo errado e a espada do castigo pudesse cair a qualquer momento. Se as pessoas assistem e ouvem à mídia sem desapego, podem de fato sentir como que o peso do mundo estivesse ali para ser sustentado por elas. Então como superar as provações da vida?

“Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.”, 1 João 3:20. Quando os tempos estão difíceis, há grande tendência de absorver no coração e mente a negatividade e raiva e tristeza que cercam.

Isso é especialmente verdade quando as pessoas com estas características projetam sua mesquinhez e medo nas pessoas próximas a elas. E pode ser muito difícil para uma pessoa moralmente sensível não sentir-se de alguma forma estranha responsável pelo estado das coisas.

Momentos de Provação

Não pode haver a mínima dúvida que estes são momentos extremamente difíceis. Em nível material, há uma economia com dificuldades, perda de emprego, negócios fechados, e talvez nunca abram novamente, educação interrompida.

E tudo isso por causa de um medo paralisante de uma infecção viral cuja natureza, origem e tratamento são complicados. Está tudo terrível em nível material, mas é agravado pelo isolamento e falta de calor humano vivenciado por tantos. O dano psicológico deste momento é pesado.

Como Superar Provações da Vida Segundo a Fé Católica?

Como superar as provações na vida? Em nível mais profundo, onde o ser humano está em seu mais profundo e mais duradouro, há uma grande e certa esperança em meio a tão dolorosa incerteza sobre o bem-estar e futuro.

São Tomás de Aquino, ao comentar sobre a lição do Evangelho diz que a razão que o Senhor diz para os católicos aprenderem a partir da mansidão e humildade Dele do coração, Mateus 11:29, é porque a humildade capacita as pessoas de Deus.

Capazes de Deus? Isso não faz de Deus uma atividade das pessoas, mas ao invés, indica que os católicos têm humildade em capacidade total para Deus, ou seja, para a vida da graça e uma participação na natureza divina Dele.

Retornando para as palavras da primeira epístola de João: São Tomás diz em outro lugar, “Deus é maior do que nossos corações, e assim nada diferente de Deus é maior do que o coração humano… e assim a alma que é capaz de Deus pode ser preenchida com nada menos do que Deus.”.

A boa notícia para o fiel! Com humildade do coração, ter corações abertos e prontos para serem cheios de Deus, corações não cheios de si, e dos medos e expectativas dos outros, corações cheios de confiança na bondade de Deus, corações não fixados em obsessões materiais, políticas, tecnológicas e emocionais, se pode tomar na graça de Cristo e se tornar como Ele e encontrar tranquilidade para alma no meio da terrível turbulência.

Sim, as pessoas podem se sentir fracas ou culpadas, ou em perigo, mas Deus é maior do que os corações, e Ele pode e vai cuidar destes corações se os fiéis colocarem a confiança Nele. É importante dizer, e continuamente, “Jesus, eu confio em Ti”.

Você também pode gostar:

Papa Francisco: “As Provações da Vida Treinam Cristãos para Serem Sensíveis aos Outros”

Os cristãos sobrevivem às provações da vida e tribulações com ajuda de sua fé em Cristo e pagam isso sendo compassivos para com outros que sofrem, diz Papa Francisco.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

Um cristão que passa por provação pode certamente se tornar mais próximo daqueles que sofrem e fazer do seu coração aberto e sensível em solidariedade aos outros, ele falou durante audiência geral semanal.

Chegando à sala Paulo VI para a primeira audiência do ano, o Papa cumprimentou peregrinos ao se dirigir ao palco.

Continuando a série dele de conversas sobre Atos dos Apóstolos, Francisco refletiu sobre a perigosa viagem marítima de São Paulo de Cesaréia a Roma como prisioneiro do Império Romano.

Ignorando o terrível aviso do apóstolo, o centurião romano que o escoltava navegou para uma furiosa tempestade no mar. No entanto, quando “a morte parece iminente e desespero toma conta de todos”, Paulo encoraja aqueles que estão a bordo a não perderem a fé, disse o Papa.

Ele falou, “Mesmo em provação, ele não deixa de ser o guardião das vidas dos outros e animador da esperança deles”.

Após naufrágio na ilha de Malta, disse o Papa, Paulo usa a oportunidade para exercitar “seu ministério de compaixão” por curar os doentes.

Ao fazer isso, o apóstolo mostra que “qualquer pessoa que vivenciou uma libertação profunda se torna mais sensível para necessidades dos outros”, ele falou.

“Esta é a lei do Evangelho: quando o que tem fé vivencia salvação, ele não mantém isso para si, mas coloca em circulação”, disse Francisco.

Francisco falou que a experiência de Paulo prova que “Deus pode agir em qualquer circunstância, mesmo no meio do aparente fracasso”.

O exemplo dele também é chamado para outros cristãos para mostrar compaixão para aqueles que sofrem e vivenciam “o gelo da indiferença e falta de humanidade”, ele falou.

Francisco: “Vamos falar para o Senhor hoje nos ajudar a viver cada provação, sustentados pela energia da fé e ser sensível para tantos náufragos que as pessoas na história chegam às nossas praias exaustas, assim nós também possamos saber como dar boas-vindas a elas, com amor fraternal que vem do encontro com Jesus”.

Siga a gente no Instagram @JovensCatolicosOficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp