importância da Missa de lava pés 2023 para os católicos na quinta feira santa

Missa de Lava Pés 2023 ❤️ o que é, dia, significado, importância

Banner dos Santos Terços Católicos

Exceto pela ressurreição na Páscoa, a Quinta-Feira Santa é possivelmente um dos dias mais importantes, complexos e profundos da celebração na Igreja Católica. A Quinta-Feira Santa, com a Missa de Lava Pés 2023, celebra a instituição da Eucaristia como real corpo e sangue de Jesus Cristo e instituição do sacramento do sacerdócio.

Durante a Última Ceia, Jesus Se oferece como sacrifício pascal, o cordeiro sacrificial, e ensina que cada padre ordenado deve seguir o mesmo sacrifício exatamente da mesma maneira.
Jesus Cristo também se despede dos seguidores Dele e profetiza que um deles O trairá e O entregará para soldados romanos.

Ao redor do mundo, bispos e padres se reúnem em suas catedrais locais na manhã da Quinta-Feira Santa para celebrar a instituição do sacerdócio.

Durante a missa, o bispo abençoa o Óleo do Crisma que vai ser usado para Batismo, Confirmação, e Unção dos Enfermos ou os que estão morrendo.

Nesta missa de lava pés 2023, o bispo lava os pés dos 12 padres para simbolizar a lavagem de Cristo dos 12 Apóstolos Dele, os primeiros bispos e padres dos católicos.

Mais tarde naquela noite, após pôr do sol, porque a Páscoa começou no pôr do sol, a liturgia da Quinta-Feira Santa ocorre, marcando o final da Quaresma 2023 e início do Tríduo Sagrado, ou 3, da Semana Santa. Estes dias são os 3 dias mais sagrados na Igreja Católica.

Esta missa destaca a importância que Jesus coloca na humildade do serviço, e a necessidade para limpeza com água, um símbolo do batismo na igreja católica.

Também enfatizados estão a importância crítica da Eucaristia e o sacrifício do Corpo de Cristo, que as pessoas agora encontram presente na Hóstia Sagrada.

Na conclusão da missa, os fiéis são convidados para continuar Adoração do Santíssimo Sacramento pela noite toda, assim como Discípulos foram convidados a permanecer acordados como o Senhor durante a agonia Dele no jardim antes da traição por Judas.

Após a Quinta-Feira Santa, nenhuma missa será celebrada novamente na Igreja até que a Vigília Pascal celebre e proclame a Ressurreição do Senhor Jesus Cristo.

Significado da Cerimônia da Missa de Lava Pés 2023

O significado da cerimônia é bem explicado pelas palavras ditas anteriormente pelo padre durante o rito:

“Nosso senhor e Salvador Jesus Cristo lavou os pés dos Apóstolos Dele. Eu lavo teus pés para que tu possas fazer o mesmo com convidados e estranhos que venham a ti. Se fizeres isso, terá vida eterna, mundo sem fim.” (MissaleGallic, vet., cfr. Muratori, 742)

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

A cerimônia é uma parte integral do ritual da Quinta-Feira Santa, e não deve ser omitida onde quer que o dia seja observado com pleno esplendor litúrgico. O ritual é simples, mas varia um pouco de acordo com diferentes países.

O bispo, ou celebrante, é vestido em manto roxo, sendo ajudado por um diácono e subdiácono em dalmática branca.

O diácono começa por cantar o Evangelho da missa, que contém um relato da lavagem do Senhor dos pés dos Apóstolos. O celebrante então tira a capa e uma toalha branca é amarrada na sua cintura.

Ajoelhando-se sucessivamente diante de cada um dos “apóstolos”, ele lava os pés (ou o pé direito) com água derramada por diácono, enxuga o pé com uma toalha e beija-o.

Quando lavou os pés de todos, ele lava suas mãos, retoma a capa, e entoa a bela oração em que ele reza que o Senhor Deus o ajudaria dignamente a imitar o exemplo Dele segundo Ele ordenou, a fim de que, assim como por esta cerimônia as manchas externas e puramente materiais são lavadas, então os pecados que estão dentro possam ser apagados das almas de todos.

Estas palavras suficientemente explicam o duplo propósito do rito: por um lado, as pessoas obedecem injunção para fazer um ao outro o que Ele primeiro fez para Apóstolos Dele, e segundo, o rito não é um mero gesto imitativo desprovido de virtude espiritual, pois nenhum rito da Igreja é estéril; pelo contrário, é um sacramental, dotado de energia espiritual para limpeza da alma de tais pecados mais leves como são simbolizados pelo pó que se agarra aos pés do caminhante.

Em muitas paróquias católicas na Quinta-Feira Santa, um ritual de lava pés 2023 é incorporado na missa de lava pés 2023.

Embora opcional, a maioria das paróquias escolhe fazer, porque é um símbolo muito importante no dia presente, simples como é um símbolo poderoso em suas raízes bíblicas no décimo terceiro capítulo do Evangelho de João, quando Jesus lava os pés dos Discípulos Dele.

Mas um símbolo do que? A resposta mais óbvia é que o ritual de lava-pés é um símbolo de serviço humilde, dada a extrema indignidade envolvida em lavar os pés no mundo antigo, uma tarefa geralmente reservada para um escravo mais baixo da casa.

De fato, as próprias palavras explícitas de Jesus parecem apresenta-lo como tal: “Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei os seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.”, João 13:14-15.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico