Oração diante do Santíssimo Sacramento

Adoração ao Santíssimo Sacramento Pronta ❤️ Como fazer agora

Material para catequese infantil da igreja católica

A Adoração ao Santíssimo Sacramento É proclamado pelo Catecismo da Igreja Católica, a referência à doutrina de fé cristã, que a Eucaristia preciosa “é a Fonte e o Ápice de toda a vida cristã”.

Fala também que os outros Sacramentos, como também totalidade de ministérios eclesiásticos e tarefa apostólica, se associam com Sagrada Eucaristia, e a esta se ordenam.

Já que a Santíssima Eucaristia apresenta o Bem espiritual todo da Igreja, ou seja, o Cristo, a Páscoa das pessoas.

O Catecismo instrui que a Eucaristia se caracteriza perfeição e a excelência dos Sacramentos.

Porque mesmo que demais Sacramentos produzam maravilhas na alma, eles todos se resumem instrumentos utilizados por Deus para conferir sua Graça para os fiéis.

Mas, na Sagrada Eucaristia, não há instrumento que comunica para as pessoas a Graça Divina, e sim o Autor próprio da graça, que é Jesus Cristo, verdadeiramente em presença, se faz Alimento à salvação dos fiéis.

O que É um Sacramento?

É importante reiterar uma das coisas mais importantes sobre os sacramentos, que são meios que Deus usa para mostrar a graça Dele e ajudar as pessoas a encontrar salvação.

A palavra sacramento significa “um sinal do sagrado”, que é apropriado, já que são todos sinais externos de Deus para os fiéis.

Não apenas são sinais, são também celebrações de uma jornada continuada e relação com Deus, ensinamentos para ajudar a viver a palavra Dele e cerimônias para mostrar devoção a Ele.

Os 7 sacramentos são batismo, confirmação, Eucaristia, penitência, unção dos enfermos, casamento e ordens sagradas.

São divididos em 3 categorias, sacramentos de iniciação, sacramentos de cura e sacramentos de serviço.

A Eucaristia significa ação de graças. É quando o corpo e sangue de Cristo são oferecidos e então recebidos pelo paroquiano na forma de pão e vinho.

Cristo durante a Última Ceia partiu o pão, o comeu, e deu aos discípulos Dele e disse para comerem.

Agora o padre, através das palavras de consagração, abençoa e administra a Santa Comunhão durante cada missa para lembrar os seguidores que são um com Cristo.

Comida e bebida nutrem os corpos, o sangue e corpo de Cristo nutre as pessoas espiritualmente.

Presença de Cristo na Adoração ao Santíssimo Sacramento

Presença de Cristo no Santíssimo Sacramento inicia na hora da Consagração e segue ao passo que permanecem as denominadas Espécies Eucarísticas.

Cristo faz presença inteiro para cada Espécie e para cada parte delas, inteiro, de modo que a fração do Pão não vai dividi-Lo.

Eucaristia então se caracteriza Sacramento que apresenta, sob formas do pão e do vinho, reais e de forma substancial com presença o Corpo, e também Sangue, Divindade, Alma de Jesus Cristo, ao Alimento das almas dos fiéis.

Quem come da minha Carne e bebe o meu Sangue permanece em Mim, e Eu nele. João 6, 56

Os sacramentos todos, totalidade dos ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas se associam com Sagrada Eucaristia, se ordenam a ela.

Já que o Santíssimo Sacramento do Altar possui o Bem espiritual todo da Igreja, trata-se do próprio Jesus Cristo.

Adoração ao Santíssimo Sacramento
Saiba tudo sobre o Santíssimo Sacramento, adoração, orações e importância para os católicos do mundo.

O Catecismo diz que a Eucaristia faz Comunhão de Vida com Deus, sem contar unidade do povo de Deus, pelas quais é a Igreja, ela mesma.

E que na Eucaristia se encontra o clímax do ato pelo qual Deus santifica o mundo, em Cristo, e de culto que os homens prestam a Cristo, no Espírito Santo, e por Ele, para o Pai.

Completam ainda que por Celebração Eucarística, as pessoas já se unem para Liturgia do Céu e é antecipada a vida eterna, quando então Deus vai ser Tudo em todos.

E que a Eucaristia se caracteriza resumo e a suma da fé das pessoas, a maneira dos fiéis de pensar harmoniza com Eucaristia, e esta confirma a maneira dos fiéis de pensar.

Não seria necessário falar mais do que isto. Simplesmente é a Eucaristia, clímax, auge, união, santificação, de santos da Terra e Céu, antecipação para vida eterna, suma e resumo da fé dos católicos.

Através da Eucaristia é possível viver, em determinado significado, o Céu aqui na Terra. Foi dito por Santo Tomás de Aquino, “todos os Sacramentos estão ordenados para a Eucaristia, como para o seu fim”.

Portanto, toda riqueza dos Sacramentos faz cumprir-se no Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

Você pode curtir isso:

Jesus Cristo e Eucaristia

É aconselhado pela Igreja que cada cristão adore, agradeça e louve a Jesus Cristo em Eucaristia preciosa, em missa, particularmente em Consagração e Comunhão.

Em Adoração ao Santíssimo Sacramento, em qualquer momento, no Tabernáculo, em Horas Santas. Em Procissões do Corpo de Deus (Corpus Christi), a acompanhá-lo com reverência profunda.

E para que as pessoas recebam com dignidade e adoração a Eucaristia, devem estar no estado de graça, ou seja, sem pecado mortal.

E ter fé em Real Presença do Cristo no Pão Consagrado, estar em paz com todo mundo, e comungar junto à devoção e extremo respeito.

Banner Terço de São Bento Original

Diferença Entre Santíssimo e Ostensório

Faz-se essencial entender a diferença entre Santíssimo e Ostensório de fato, já que muitos desconhecem.

Em celebrações pertencentes à Igreja Católica, existe hora de concentração e tamanha fé, ou seja, Adoração ao Santíssimo.

Na reflexão, o fiel possui chance de ficar muito próximo a Jesus Cristo. A Adoração é realizada por vezes, tradicionalmente na quinta-feira.

Jesus instituiu na Quinta-Feira Santa a Eucaristia, mandamento do amor, e os discípulos deviam fazer em memória.

No entanto, nada também impede que este momento aconteça em demais dias semanais. Está aguardando Jesus, como dirão os santos, à espera das pessoas.

Diariamente as pessoas, os que professam fé cristã, mulheres e homens fiéis, que em comunidade Igreja vivem, devem ir diante do Jesus sacramentado, do sacrário, à adoração, instante íntimo de oração junto a Jesus.

Em Adoração ao Santíssimo, o fiel vai reconhecer Jesus de Salvador único. Trata-se de momento para ter respeito e veneração. É importante também frisar a diferença entre Ostensório e Santíssimo.

Santíssimo se caracteriza espécie de vinho e pão, já o Ostensório é peça de metal em que é colocada a espécie do pão consagrado à veneração pública do fiel.

Na Adoração, deve estar toda a atenção direcionada a Cristo. E cada fiel faz a oração particular segundo o sentimento que tem.

Cada mulher e homem católico necessitam se colocar diante de Jesus com a sua expressão, sua forma, seu coração, sua oração diante de Jesus.

Não há fórmula exata que deva ser rezada, falada. Oração surge do coração dos que desejam realizar a experiência cotidianamente com Jesus.

Ostensório permanece guardado no especial lugar no interior da Igreja. As peças todas litúrgicas devem ser preservadas em local especial, havendo veneração devida.

Importância da Adoração ao Santíssimo Sacramento
Saiba Como Fazer a Adoração ao Santíssimo Sacramento

Como se Comportar Diante da Adoração ao Santíssimo Sacramento

Para alguns, pode parecer estranho e curioso, no entanto, várias pessoas ficam confusas sobre como se portar e adorar Jesus no Santíssimo de modo adequado.

Adoração se caracteriza a primeira ação de virtude no que se refere à religião.

É adorar a Deus, reconhecer o mesmo como Deus, como Salvador e Criador, Mestre e Senhor de Tudo o que há, trata-se de Amor misericordioso e infinito.

Diz Jesus, “Adorarás o senhor teu Deus, e só a ele prestarás culto” (Lucas 4,8), a citar Deuteronômio (6,13).

A cada vez que o fiel está perante o Santíssimo, exposto ou em sacrário, deve-se colocar-se em postura despojada e assim professar a fé na presença, em pão e vinho, que aos católicos se caracterizam Corpo e Sangue de Cristo.

É possível o fazer com o dizer abaixo, ou espontaneamente:

Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-Vos; peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Para Papa João Paulo II, “Um momento de verdadeira adoração tem mais valor e fruto que a mais intensa atividade, mesmo se tratasse da mesma atividade apostólica”.

Por vezes, as pessoas se colocam diante de Jesus que é presente em Eucaristia, e ao estarem envolvidas com tribulações e problemas delas, estas pessoas não aproveitam destes preciosos momentos diante do Deus vivo.

Oração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia

Senhor meu Jesus Cristo, que pelo amor que tendes aos homens, estais de noite e de dia neste Sacramento, todo cheio de piedade e de amor, esperando, chamando e recebendo todos os que vêm visitar-Vos; eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do altar.

Eu vos adoro do abismo do meu nada e vos dou graças por todos os benefícios que me tem feito; especialmente por vós mesmo dardes a mim neste sacramento; por me terdes concedido como advogada vossa Mãe Santíssima, e por me terdes chamado a visitar-vos nesta igreja.

Eu vos saúdo, pois hoje, o vosso amantíssimo Coração, e a minha intenção é fazê-lo por três motivos: primeiro, em ação de graças por esta grande dádiva; segundo, para compensar-vos de todas as injúrias que tendes recebido, neste Sacramento, de todos os vossos inimigos; terceiro, com intenção de adorar-Vos, nesta visita, em todos os lugares da terra onde vossa presença sacramental está menos reverenciada e em maior abandono.

Meu Jesus, eu vos amo de todo o meu coração; pesa-me de ter, no passado, tantas vezes ofendido a vossa divina bondade.

Proponho, com o auxílio de vossa graça, nunca mais ofender-vos para o futuro.

E, no presente, miserável qual sou, eu me consagro todo a Vós e renuncio toda a própria vontade.

Recomendo-vos as almas do purgatório, especialmente as mais devotas do Santíssimo Sacramento e da Bem-Aventurada Virgem Maria.
Recomendo-vos também todos os pobres pecadores.

Finalmente, desejo unir, meu querido Salvador, todos os meus afetos com os de vosso amorosíssimo Coração; e, assim unidos, os ofereço a vosso Eterno Pai e lhe peço em vosso nome que por vosso amor os queira aceitar e atender.

Santo Afonso Maria de Ligório

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp