Importância do Batismo na Igreja Católica

Batismo na Igreja Católica ❤️ Significado, importância, o que precisa para se batizar

Material para catequese infantil da igreja católica

Batismo na Igreja Católica serve como o primeiro Sacramento que a pessoa recebe quando entrando na Fé Católica.

É um Sacramento da iniciação, que pode apenas receber uma vez, ou seja, uma vez que recebeu, oficialmente entra no corpo de Cristo, a Igreja Católica. O destinatário recebe graça justificadora e santificadora quando batizado, e o Espírito Santo começa a habitar nele.

Forma e Matéria

Cada sacramento exige 2 coisas, forma e matéria. A forma do sacramento é as palavras que são faladas e a matéria é a substância física usada durante o sacramento.

Por exemplo, para batismo, a forma é a fórmula batismal, “Eu te batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. A matéria é a água derramada sobre a cabeça do recipiente.

De modo tradicional, aquele sendo batizado tem água derramada sobre ele ou é totalmente imerso na água, 3 vezes.

Além disso, a cerimônia inclui votos rejeitando Satanás, votos dos padrinhos, e símbolos materiais do vestido branco e vela batismal.

Estes aspectos adicionais são importantes, mas não exigidos para todos os batismos, principalmente aqueles em situações de emergência.

Válido e Lícito

Como qualquer sacramento, batismos devem ser válidos e lícitos para servir o indivíduo como Deus desejou. Se um batismo é válido, então é reconhecido como tendo sido feito usando a forma correta, matéria e estrutura que é necessária para o Sacramento.

Se um batismo é lícito, ou seja, é legal, é reconhecido como tendo sido feito em linha com o Direito Canônico.

É impossível para um batismo ser inválido e lícito, porque todos os batismos inválidos são também ilícitos. No entanto, um batismo pode ser válido e ilícito.

Um exemplo disso seria se uma pessoa leiga batizasse alguém usando a fórmula batismal e colocando água sobre a sua cabeça, mas fazendo sem ser em situação emergencial que demanda tal ação.

Outro exemplo mais específico seria se os pais da criança sendo batizada disseram durante a cerimônia que vão criar a criança na Fé, mas estivessem mentindo e não realmente desejam fazer assim.

É muito importante para batismos a serem válidos e lícitos, fazendo da forma, matéria, estrutura, e significado, do Sacramento de grande relevância.

Benefícios do Batismo na Igreja Católica

São Paulo descreve o batismo como “que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória”, Efésios 1:14. Segundo aboutcatholic.com, o batismo faz 5 coisas:

Banner Terço de São Bento Original
  • Perdoa de todos os pecados que foram cometidos antes do batismo, incluindo pecado mortal, original e venial.
  • Faz do batizado uma nova criatura.
  • Transforma o batizado em um filho ou filha recém-adotado de Deus e um membro da Igreja.
  • Leva-os a participar do sacerdócio real de Cristo, 1 Pedro 2:9.
  • Deixa uma marca espiritual (ou caráter) de pertencer a Cristo na alma do batizado.

O batismo serve como base da comunhão na Igreja, e a iniciação no Corpo de Cristo, a Igreja. Com esta iniciação vem um tipo de selo, Santo Agostinho chama isso de “caráter”. Este caráter, que é o quinto fator do batismo, é “como uma marca impressa em um soldado que não pode ser removida”.

O Catecismo da Igreja Católica fala também sobre este caráter, dizendo: “Nenhum pecado pode apagar esta marca, mesmo se o pecado impedir o batismo de produzir frutos da salvação… O selo batismal habilita e compromete cristãos a servir Deus por uma participação vital na liturgia santa da Igreja e para exercitar seu sacerdócio batismal pelo testemunho das vidas santas e caridade prática”.

O batismo orienta a alma não apenas a adorar a Deus e servi-Lo com suas vidas, mas também participar dos ofícios Dele reais, proféticos e sacerdotais.

Você pode Curtir isso:

Batismo na Igreja Católica – Simbolismo

Agora que se sabe o que o batismo católico é, pode se perguntar, “o que isso tudo significa?”. Tudo que é feito durante o batismo tem um propósito, mesmo os objetos materiais usados durante a cerimônia.

São destaques então, a fonte batismal, a água, vestido batismal, vela batismal, crisma sagrado e óleo dos catecúmenos.

Quem Está Envolvido no Batismo da Igreja Católica?

Batismos são um assunto de família, não apenas para o indivíduo, mas para a Igreja também.

O batismo é geralmente assistido por família e amigos próximos do recipiente, assim como aqueles escolhidos para serem seus padrinhos, que desempenham papel na cerimônia.

Hoje, a maioria das pessoas é batizada quando criança por um padre ou diácono, embora isso não seja estritamente necessário. Os pais apresentam a criança para batismo enquanto os padrinhos estão presentes como testemunhas.

Aqui são importantes o ministro ordinário do sacramento (padre ou diácono), pais ou guardiões, e padrinhos.

Batismo para os Fiéis Católicos

A questão do motivo de ter batismo na Fé Católica é facilmente respondida: para ganhar vida eterna. Como cristãos, são abençoados pelo batismo. É a porta para Fé Católica e o primeiro passo dado para buscar vida eterna no céu.

Isso é apoiado nas Escrituras, mais notavelmente em João 3 onde é escrito: “A menos que você nasça novamente na água do espírito, ele não pode entrar no reino de Deus”. Acredita-se que o batismo é uma das 4 coisas que são necessárias para salvação.

O batismo não é apenas um sinal de fé, é a causa dela. É através das graças que os católicos recebem no batismo que são salvos para glória da vida eterna, fazendo deste primeiro sacramento extremamente essencial para a fé católica.

Siga o Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!


4 comentários em “Batismo na Igreja Católica ❤️ Significado, importância, o que precisa para se batizar”

  1. Cátia

    Gostei muito. Vou dar uma palestra sobre Batismo e usarei seu material. Tudo por Jesus, Nada sem Maria.

    1. Que ótimo que gostou do material para Batismo na Igreja Católica Cátia. Excelente palestra pra você!

  2. joselia

    estou procurando textos que me ajudem pois agora que irei participar da Pastoral do Batismo e neste arquivo encontrei o que pode me ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica