Quais são os Pecados Mortais para Igreja Católica

Pecados mortais ❤️ lista, quais são para igreja católica

Material para catequese infantil da igreja católica

São muitas as dúvidas acerca dos pecados mortais. Na formação geral da própria consciência, não apenas as pessoas sabem as definições diversas do pecado, mas também as várias categorias em que o pecado pode cair. Como seguidores de Cristo, os fiéis devem manter um estado perpétuo de otimismo, melhor ainda, a virtude teológica da esperança.

Pela esperança, o intuito é dizer uma confiança ilimitada na bondade de Deus e vitória final Dele.

São Paulo Apóstolo expressa isso melhor nestas palavras: “Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça;”, Romanos 5:20.

O grande pecador se torna um santo maior, Santo Agostinho, afirmou que Deus permite o mal, para que Ele possa trazer um bem maior deste mal.

O melhor cenário é a catástrofe do pecado de Adão e Eva, Pecado Original, que desencadeou um tsunami moral que se estende com repercussões até o final do mundo.

Porém, devido a isso, Deus enviou o Filho Dele, Jesus na Encarnação para salvar o mundo e oferecer às pessoas a vida e vida em abundância. Assim, é importante entender as diferentes categorias de pecado, para obter maior compreensão do pecado, e assim usar os meios à disposição para vencer este mal moral, inimigo mortal número 1.

Primeiro Pecado: Pecado dos Anjos

Realmente o primeiro pecado foi cometido antes mesmo da criação do mundo natural. Isso é chamado de pecado dos anjos.

Colocado a teste, Lúcifer, a linda Estrela da Manhã, levantou sua voz em um chamado de trombeta da rebelião: non serviam! Eu não vou servir.

Transformação! A beleza esplêndida dos anjos foi transformada em horrível feitura dos demônios (Apocalipse 12).

Segundo, o pecado dos primeiros pais. O primeiro pecado no mundo criado foi perpetrado pelos primeiros pais, Adão e Eva. Este pecado é conhecido como Pecado Original. E foi o primeiro de todos os pecados cometidos pela raça humana e desencadeou um efeito catastrófico de bola de neve que terá suas repercussões até o fim dos tempos.

Mesmo agora, as pessoas são do jeito que são, com fortes tendências para o pecado e mal, devido ao pecado dos primeiros pais, Adão e Eva (Gênesis 3). Pecado é simplesmente um desejo para ser autônomo, viver a vida sem Deus, sem leis morais, se sujeitando a ninguém, exceto a própria base e desejos perversos.

Pecado real, diferenciado do Pecado Original é o pecado real, auto explicativo, é o pecado que as pessoas realmente cometem. As pessoas atuam em desejo desordenado e excluem Deus da ação.

o que Diz o Catecismo da Igreja Católica Sobre os Pecados Mortais
Qual a Diferença Entre Pecados Mortais, Veniais e Original.

Pecado Venial

Em relação à gravidade do pecado, alguns são mais graves que outros. Como algumas doenças são pequenas e outras são extremamente graves, levando à morte, o mesmo pode ser dito com referência à realidade do pecado.

O pecado venial é menos grave e não priva a pessoa de uma relação de amizade com Deus. Seria um corte para alma e não câncer para alma.

Você pode Curtir isso

Pecados Mortais

Por pecados mortais, a intenção é dizer mortal. Se não arrependido antes da morte, os pecados mortais acabarão por abrir caminho para separação eterna de Deus por toda eternidade. Ou seja, o Inferno!

Pecados Mortais e Seus Elementos Constitutivos

Para cometer pecados mortais devem estar presentes 3 elementos específicos; se faltar um dos 3, o ato será atenuado em gravidade.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

O que então são os 3 componentes ou elementos que constituem a comissão de um pecado mortal?

  • Matéria grave – Isso significa que a ação é algo muito grave em sua natureza, assassinato, adultério, faltar propositadamente da missa no domingo.
  • Conhecimento total – O intelecto considera esta ação como muito grave, não há ignorância, mas ao invés, conhecimento total.
  • Consentimento total da vontade – As ações não são feitas inadvertidamente ou por algum acidente esquisito. Muito pelo contrário, a vontade da pessoa (a capacidade da tomada de decisão) oferece consentimento total para ação.

Se estas 3 condições forem atendidas, a pessoa assim comete um pecado mortal. Consequentemente, perde a graça santificante e perde a amizade com Deus. Um Ato de Contrição perfeito e então uma boa Confissão Sacramental vai restaurar a alma para graça.

4 Maneiras de Ofender Deus pelo Pecado

No Conflito clássico ou Ato de Contrição que é comumente rezado na missa (tomado basicamente de Santo Agostinho), há 4 maneiras mencionadas que as pessoas podem ofender Deus através do pecado.
E são: pensamento, palavra, ação e omissão. É importante entender estas 4 categorias clássicas de formas que geralmente se peca contra Deus.

  • Pensamento – Se propositadamente permite e dá consentimento para um pensamento pecaminoso então isso seria considerado um pecado de pensamento. Um padre uma vez perguntou a um homem: “Você se divertiu com pensamentos ruins?”, o homem respondeu ironicamente, “Não, padre: eles me entreteram!”. Este foi um sim para o pecado! Ele deu consentimento e voluntariamente se entreteve com pensamentos ruins!
  • Palavra – Uma pessoa pode pecar pela palavra de muitas formas. Ser falso com a verdade por mentir, assim como insultar outros e deixar um ferimento profundo na alma deles, estas são as 2 maneiras entre muitas que se pode pecar por meios da palavra. (Ler Tiago 3, o melhor capítulo da Bíblia sobre pecados da língua!).
  • Ação – Esta forma de pecado é realizada quando se machuca uma pessoa por alguma ação física. As formas são muitas, para dizer o mínimo. Aqui estão algumas: bater em alguém, socar, ou pior até matar. O pecado pela ação pode também se estender aos pecados contra a virtude da castidade, como fornicação e adultério.
  • Omissão – Mais comum do que se imagina, o pecado da omissão é muito simples de cair, o que é dever e obrigação de cumprir. Ser negligente, preguiçoso são caminhos para o pecado da omissão.

Carne, Malícia, Fragilidade e Vício

  • Pecados da carne – Esta terminologia geralmente se refere aos pecados cometidos contra o sexto e nono mandamentos. Exemplos são muitos: fornicação, masturbação, adultério.
  • Pecado da malícia – Este é um pecado mais grave, porque é realizado com conhecimento total assim como intenção de fazer dano real para outro. De fato, o pecado dos Anjos pode ser considerado um pecado de malícia.
  • Pecado da fragilidade – O oposto do pecado da malícia, o pecado da fragilidade é um cometido devido à fraqueza humana e muitas vezes ignorância. Jesus expressou isso mais claramente nestas palavras: “O espírito está disposto, mas a carne é fraca.”.
  • Vício – Pela palavra vício é simplesmente destinada a um hábito ruim moralmente que foi cultivado e formado devido à repetição de uma ação ruim. O oposto de vício é a virtude, a repetição de ações boas. Assim, o vício se torna segunda natureza.

Pecados Capitais

Estes são os pecados que saem da pessoa humana como resultado do Pecado Original. Relacionado com as palavras de São Tomás de Aquino: concupiscência/fomipecacti, os pecados capitais são tendências ruins na natureza humana caída.

Se estas tendências não são domadas e controladas, as pessoas se tornam escravas destes pecados.

E não mais os controlam, ao invés, eles controlam as pessoas. De modo tradicional, são 7: gula, luxúria, ganância, preguiça, raiva, inveja e orgulho. As seguintes são definições concisas e fáceis de memorizar dos Pecados Capitais.

  • Gula – Um desejo desordenado para comer e beber.
  • Luxúria – Um desejo desordenado por prazer sexual.
  • Ganância – Um desejo desordenado por coisas materiais.
  • Preguiça – Desejo desordenado pela facilidade e conforto.
  • Inveja – Um sentimento de tristeza, porque alguém tem algo que eu não tenho.
  • Raiva – Uma impaciência e amargura por alguém que percebe que fez algo errado.
  • Orgulho – Um amor desordenado de si e seu auto engrandecimento.

Papa São João Paulo II – Reconciliação e Penitência

O Papa São João Paulo II em seu documento Reconciliação e Penitência aponta 5 dos efeitos básicos que o pecado causa. Sim, na realidade, o pecado deixa consequências negativas. Quais são estes 5 efeitos negativos do pecado?

  • Evento teológico –O pecado primeiro e principal danifica a relação com Deus. Ao contemplar Jesus na cruz, vai entender o efeito teológico do pecado.
  • Social – Como é verdadeiro o que o poeta diz, “Nenhum homem é uma ilha para si”. Os pecados afetam e machucam outros. Apenas pensar sobre o adultério!
  • Pessoal – O pecado pode explodir no próprio rosto e vai se machucar. O Papa São João Paulo II chama isso de suicídio moral.
  • Eclesial – Não há dúvida que por pecar as pessoas realmente machucam e danificam a Igreja, que é Professora e Mãe para os fiéis.
  • Evento cósmico – O pecado também termina causando estragos no habitat natural em que as pessoas vivem. Por esta razão, o Papa Francisco insiste em vigiar e proteger a natureza como presente de Deus para os fiéis.

Estrutura do Pecado

Mais uma vez, o Papa São João Paulo II faz referência para esta forma de pecado. Este é o tipo de pecado que imbuiu e se incrustou na instituição da sociedade.

Leis de aborto, de eutanásia, leis contraceptivas, todas são leis que mergulharam na própria estrutura da sociedade.

  • Pecado do escândalo – É um pecado que é visto aos olhos públicos e causa a outros, muitas vezes os mais inocentes, a serem contaminados por isso.
  • Pecado do sacrilégio – Este é um pecado que é cometido contra uma pessoa sagrada, objeto ou lugar ou Sacramento. Um dos exemplos mais comuns seria de receber Santa Comunhão no estado de pecado mortal.
  • Pecado contra o Espírito Santo – Este é o pecado da pessoa que totalmente e completamente rejeita o Espírito Santo e convites Dele com total e não reservada obstinação.
  • Pecado da impenitência – Este é o pecado da pessoa que rejeita Deus e todos os movimentos Dele de graça mesmo no final da vida.

Aqui é concluída então a catequese na explicação dos vários tipos, formas ou categorias de pecado. Com esperança, o conhecimento desta catequese pode promover dentro dos católicos um entendimento maior e amor por Deus, e o desejo de correr do pecado e encontrar refúgio no Imaculado Coração de Maria e Sagrado Coração de Jesus, os verdadeiros refúgios no tempo e eternidade para os católicos.

Sacramento da Confissão para ser perdoado dos pecados mortais

O Sacramento da Confissão, também conhecido como Reconciliação, é uma oportunidade bela que permite que todos os fiéis renunciem os pecados que cometeram e busquem absolvição.

Na misericórdia infinita e amor Dele, Deus absolve os fiéis dos pecados mortais e perdoa os erros dos mesmos, permitindo reconciliar com a Igreja e Deus. O significado da confissão e seu valor ajudam a perceber os próprios pecados e limpar a alma do pecado.

Seguindo a confissão, vai receber penitência para os pecados e receberá absolvição. Segundo a lei canônica, é recomendável que vá para confissão ao menos uma vez por ano. No entanto, se preferir ir com mais frequência, pode participar da confissão em base regular.

A maioria dos católicos participa da confissão nas semanas levando aos principais dias sagrados, durante o Advento para se preparar para o nascimento de Jesus no Natal e durante também a Quaresma 2023, para se preparar para Páscoa e Ressurreição. O propósito de participar da confissão durante estas épocas é preparar a alma para receber Jesus novamente.

Durante a missa católica, uma confissão geral ocorre antes que a congregação receba a Santa Comunhão. Católicos recitam a oração de conflito durante o Rito Penitencial, reconhecendo seus pecados veniais, e o padre vai conceder Absolvição Geral para preparar todos a receber Corpo e Sangue de Cristo através da Comunhão.

No entanto, se alguém comete um pecado mortal, um ato grave que rompe a relação do pecador com Deus, deve receber absolvição individual na confissão antes de participar da Comunhão.

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica