A Igreja Católica está a um passo mais próximo de canonizar um santo surfista. O Papa Francisco reconheceu a virtude heroica do “Anjo Surfista” do Brasil, Guido Schaffer, em um decreto emitido pela Congregação para as Causas dos Santos.
Guido era um seminarista, médico e surfista que se afogou enquanto surfava em 2009 na costa do Rio de Janeiro aos 34 anos de idade, antes que ele pudesse realizar seu desejo de ser ordenado para sacerdócio.
Vida do Guido Schaffer
O seminarista brasileiro, conhecido localmente como “Anjo Surfista” costumava começar cada uma das suas aulas de surfe com uma oração e era conhecido pelo seu trabalho como os pobres, oferecendo cuidado médico para as favelas do Rio, junto com Missionárias da Caridade.
Com o decreto, Papa Francisco declarou Schäffer “venerável”. A Igreja agora vai precisar aprovar um milagre atribuído à intercessão dele antes que possa ser beatificado. Nascido no Brasil em 22 de maio de 1974, Guido cresceu próximo das praias do bairro carioca de Copacabana.
O pai dele era um médico e sua mãe era muito ativa no movimento carismático católico na sua paróquia católica, Nossa Senhora de Copacabana, e incutiu nele o amor pelas Escrituras e oração.
Como um estudante, Schäffer era um membro ativo do grupo de oração carismático chamado Canção Nova, fundado pelo Padre Jonas Abib. Guido mais tarde co-fundou, junto com sua namorada e um padre conhecido como Padre Jorjão, o grupo de oração “Fogo do Espírito Santo” em uma paróquia em Ipanema no ano que ele graduou na faculdade de medicina.
Durante a residência médica dele de 1999 para 2001, Guido trabalhou como um clínico geral no Hospital Santa Casa de Misericórdia. Ele também começou a se voluntariar com um grupo católico que oferecia ministério pastoral para os doentes no hospital.
Enquanto em um retiro, Guido Schaffer foi movido por uma frase bíblica, Tobias 4:7, “Dá esmola dos teus bens e não te desvies de nenhum pobre, pois, assim fazendo, Deus tampouco se desviará de ti.”. Ele pediu pelo perdão de Deus e rezou, “Jesus, ajude-me a cuidar dos pobres”.
Uma semana depois, ele conheceu Missionárias da Caridade da Madre Teresa e logo começou a trabalhar com eles para oferecer cuidado médico em alguns dos bairros mais pobres do Rio. Ele convidava outros médicos do hospital para se juntar e também trouxe jovens do grupo de oração dele e ministério do hospital para voluntariar.
Missionárias da Caridade
Irmã Caritas com Missionárias da Caridade lembrou como Guido conversava com cada pessoa que ele servia sobre Cristo, cuidando da “alma e corpo deles”. Ela falou, “Ele costumava rezar com elas e para cada uma, sempre as convidando para receber os sacramentos como fonte de graça e comunhão com Deus”.
“A única preocupação dele era salvar almas para Deus, guiando tantas pessoas quanto ele pudesse para uma experiência pessoal com Cristo”. Enquanto ele estava voluntariando com Missionárias da Caridade, Guido leu “Irmão Francisco de Assis” de IgnacioLarrañaga, que se tornou uma grande inspiração para ele.
Mudança de Vida
A visita de São João Paulo II para o Rio de Janeiro em 1997, e a peregrinação de Guido Schaffer para Europa para beatificação dos protomártires do Brasil em 2000 também tiveram papel decisivo na decisão dele de mudança de vida para deixar sua profissão como médico e deixar sua namorada para responder a um chamado a entrar no sacerdócio.
Schäffer começou a estudar filosofia no Mosteiro de São Bento em 2002. Entre as aulas do seminário, ele se voluntariou em um hospital local.
Ele mudou para Seminário Arquidiocesano de São José no Rio de Janeiro em 2008, onde se devotou para evangelização enquanto continuando seu voluntariado médico e surfe.
Rodrigo Resende, surfista de grandes ondas, ficou impressionado pelo amor de Guido Schafferaos pobres e pela paz interior. Ele disse para publicação Veja Rio: “Eu nunca vi alguém tratar os marginalizados com tal respeito. A paz interior que ele irradiava era impressionante”.
Enquanto surfando com amigos na praia do Recreio dos Bandeirantes do Rio, em 1 de maio de 2009, Guido bateu sua cabeça na prancha e afogou. Em 2019, a praia onde ele surfava seu acidente fatal foi oficialmente rebatizada em sua homenagem, Praia do Guido.
Padre Jorjão, que desde então escreveu um livro em português sobre a vida dele, refletiu, “Eu nunca vi alguém com tanta fé e ao mesmo tempo, tão normal. Qualquer um que o conhecia estava certo que estavam lidando com alguém de Deus”.
Frases do Guido Schaffer
São as frases, escritos, conselhos do Guido:
- A verdadeira liberdade é aquela que se funda no amor e elege o bem.
- O perdão é o maior ato de amor.
- Três pontos importantes na oração para alcançar as graças de Deus: confiança, humildade e perseverança.
- Uma má escolha vicia a vontade e escraviza o homem.
- Feliz o homem que perdoa sempre, pois seu coração estará livre para a graça de Deus.
- Só é possível perdoar se o nosso coração estiver cheio do amor de Deus, de sua ternura, bondade, misericórdia e compaixão.
- Na humildade e mansidão, tudo se alcança de Deus.
- Quem ama, sai de si para o outro, busca o bem do próximo e não exige nada em troca.
- O fruto da docilidade é fundamental para viver a liberdade. As dúvidas, questionamentos e resistências impedem a Minha ação na alma. Seja sempre dócil ao Espírito Santo.
- Perguntei ao Senhor: ‘o que é a sarça ardente?’; Ele respondeu: ‘É a chama viva do Espírito Santo que não se consome, porém transforma e consome que O recebe. Quanto mais te aproximares da chama viva do meu Espírito, mais ouvirás a minha voz te chamar’.
- Ser santo é estar calçado com as sandálias, de prontidão para caminhar Comigo e anunciar o Evangelho da Paz.
- Durante a oração da noite, o Senhor me disse: ‘A santidade é abrir com generosidade a porta do coração. Quero viver uma íntima união de amor contigo. Fique atento à minha voz e provarás excelentes manjares’.
- Ó, Senhor, eis-me aqui para corresponder ao Vosso plano de amor. Quero ser Vosso humilde servo para fazer Vossa vontade.
- “Ser santo é viver a liberdade, é obedecer a Minha voz. Todas as graças para viver a liberdade eu as providencio na Santa Missa, que é a montanha do Meu sacrifício”.
- Devemos nos empenhar em transmitir a pureza da nossa fé refutando os erros, para que as pessoas esclarecidas pela verdade gozem a paz que vem do Senhor.
- Deves lutar contra o pecado da seguinte maneira: não dês ouvido à tentação; foge da ocasião de pecado; confessa-te frequentemente; ora sem cessar; jejua; recebe a Eucaristia; medita sempre na Palavra de Deus.
- Busques não reter nada contigo, para que não fiques apegado a nada.
- O discípulo deve escolher sempre o caminho da humildade, pois por ela sempre encontrará o Senhor, que é manso e humilde de coração. Quem se humilha diante do Senhor, será exaltado.
- O que mais devemos pedir a Deus é o Espírito Santo.
Oração a Guido Schaffer
Querido Deus, nosso Senhor, que através da vida do Teu servo Guido Schäffer nos ensinou, pelo exemplo dele e fervor missionário, para nos lançarmos no mar da fé, permite-nos, através do testemunho dele como um jovem, um médico, seminarista, e surfista, para anunciar Tua Palavra com fervor renovado e pela intercessão dele alcançar a graça que nós pedimos (pedir a graça), para que possamos um dia ter a alegria de vê-lo elevado para glória dos altares. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Teu Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. Virgem Maria, Mãe do Amor Justo, rogai por nós.
Pai Nosso. Ave Maria. Glória ao Pai.
Livros Sobre Guido Schäffer
São os livros sobre Guido Schäffer:
- O Anjo Surfista – Manuel Arouca.
- Guido Schäffer Mensageiro do Espírito Santo – Padre Jorjão.
- Guido Schäffer Apóstolo da Palavra e da Paz – Dom Justino de Almeida Bueno.
- Nove Dias em Oração com Guido Schäffer – Dom Justino de Almeida Bueno.
Memorial Guido Schäffer
Este memorial é permanente exposição acerca do Servo de Deus, Guido, a enfatizar 3 fundamentais aspectos da vida de Schäffer, a fé, surfe e medicina.
É possível, neste espaço, encontrar as bíblias usadas por ele, material didático da época em que estudava Medicina, trajes usados em seminário, pranchas de surfe, e estátuas de santos católicos que ele tinha devoção.
Fica o memorial no Centro, Santa Casa da Misericórdia, Rua Santa Luzia, 206. Lugar em que fez estágio o Guido, residência em Clínica Médica, e após como médico-assistente trabalhou.
Assuntos católicos relacionados
- Quisoque do Guido Shaffer é inaugurado no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro
- Beato Carlo Acustis, saiba quem foi, milagres e por que ele vai virar santo católico
- Namoro para jovens católicos, saiba o que pode e o que não pode
- Santos Millennials, a juventude renovada da igreja católica
- Santos jovens católicos: 6 exemplos de santidade para juventude de hoje
Memorial do Guido Schaffer – Inauguração
A inauguração aconteceu em 2019, Dia de São José, através da missa presidida por Dom Roberto Lopes, na Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso, participando Monsenhor Levi Alves de Senna, Padre Carlos Davis, e mais.
Estavam presentes médicos da Irmandade também, Francisco Horta, o provedor, e muitos amigos da infância e de grupos de oração que teve participação, e ainda devotos e colegas de profissão. Após a missa, as pessoas foram conduzidas para que então conhecessem o memorial com a mãe e pai do Guido, Nazareth e Dr Guido.
A psicóloga Geórgia Guimarães que conheceu na Igreja de Nossa Senhora da Paz o Guido, em Grupo Fogo do Espírito Santo, coordena o grupo Fogo do Espírito Santo junto a seu marido, Flavio, com reunião no Colégio São Paulo.
Mais de 150 pessoas compareceram e puderam ver um pouco do que a vida do Servo de Deus Guido foi, como também a missão dele para evangelizar e cuidar na Casa de Madre Teresa de Calcutá dos irmãos de rua.
A Paróquia Nossa Senhora da Paz é lugar em que Guido fundou e pelos vários anos conduziu o grupo de oração chamado Fogo do Espírito Santo, atualmente estão ali os restos mortais do Servo de Deus, sem contar vários objetos deixados a agradecer recebidas graças pela sua intercessão.
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos no Instagram
- Conheça nossos produtos na loja oficial dos Jovens Católicos
- Conheça nosso E-book que ensina formar um grupo jovem na sua igreja