Irmã Lúcia dos Santos, uma das videntes de Fátima, teve sua causa para santidade avançada pelo Papa Francisco. Jacinta e Francisco Marto, os 2 outros videntes de Nossa Senhora de Fátima, já foram canonizados pelo Papa Francisco em 2017.
Os 2 pastorinhos, que morreram aos 10 e 11 anos, respectivamente, são os santos mais jovens não mártires na história da Igreja.

Vida da Irmã Lúcia
Lúcia nasceu em 22 de março de 1907, em Aljustrel, Portugal. Ela era a mais nova das 7 crianças. Aos 10 anos de idade, ela era a mais velha dos pastorinhos que presenciaram as aparições da Bem-Aventurada Virgem Maria de maio a outubro de 1917.
Os primos dela, Jacinta e Francisco Marto, tinham 7e 9, respectivamente.
Logo após as mortes precoces de seus primos, Irmã Lúcia foi enviada para escola com as Irmãs Doroteias de Villar aos 14 anos, e em 1928 ela se tornou uma Irmã de Santa Doroteia. Em 1946, ela transferiu para convento das Irmãs Carmelitas de Coimbra, Portugal, e assumiu o nome de Irmã Maria Lúcia do Imaculado Coração.
Mais Mensagens de Jesus e Maria
Durante o resto de sua vida, Lúcia é considerada a ter recebido várias visões e mensagens de Maria e Jesus. Uma visão que ela recebeu em 1925 levou às devoções do primeiro sábado, que incluem rezar o Santo Rosário, receber Comunhão e Confissão, e meditar no primeiro sábado do mês por 5 meses consecutivos.
Em 1943, Nosso Senhor apareceu para Irmã Lúcia e disse a ela, que Ele desejava, que as pessoas cumprissem seus deveres diários e fizessem sacrifícios de acordo com a lei Dele.
O Cardeal José Saraiva Martins, Cardeal português que foi prefeito da Congregação para as Causas dos Santos de 1998-2008, conheceu pessoalmente Lúcia durante os últimos anos da vida dela. Ele a chamou de “brincadeira” com muito senso de humor.
Martins disse que Irmã Lúcia estava sempre cheia de gracejos e em um momento brincando, ameaçou parar de enviar Rosários para o Papa se ele não permitisse a beatificação dos seus primos, Francisco e Jacinta Marto, a ocorrer em Fátima e não em Roma.
O senso dela de humor não era a única coisa que se destacava. O Cardeal a descreveu como “uma pessoa muito humilde, simples, muito inteligente, e muito confiante”.
Amiga do Papa São João Paulo II
Mais tarde na vida, Irmã Lúcia se tornou amiga do Papa João Paulo II, que creditou a suas visões o salvamento da vida dele. E foi Papa João Paulo II que revelou o terceiro segredo de Fátima, que falava de um “bispo em branco” sendo baleado por soldados. Muitos associaram isso com a tentativa de assassinato do Papa São João Paulo II em 13 de maio de 1981.
Os 2 se encontraram em várias ocasiões, e as fontes do Vaticano disseram que a morte dela chocou o Santo Padre, que estava se recuperando de uma doença na época.
Longa Vida da Irmã Lúcia
Lúcia morreu em 13 de fevereiro de 2005, aos 97 anos de idade, no convento carmelita de Santa Teresa em Coimbra, onde ela tinha vivido desde 1948. A causa de Lúcia para canonização abriu em 2008, 3 anos depois da morte dela, já que o Papa Bento XVI concedeu uma dispensa para período de espera de 5 anos normalmente exigido.
Mais de 15.000 cartas, testemunhos, e outros documentos foram coletados durante a fase diocesana da causa dela, que concluiu em 2017.
Em um decreto assinado em 22 de junho de 2023, Papa Francisco reconheceu a virtude heroica de Lúcia e a declarou “venerável”.
A Igreja agora vai precisar aprovar um milagre atribuído para intercessão dela antes que possa ser beatificada. O que significa ser venerável? Venerável é o título dado para um candidato para santidade cuja causa ainda não atingiu a etapa de beatificação, mas cuja virtude heroica foi declarada pelo Papa.
Papa São João Paulo II
Em 1948, a Irmã Lúcia foi entrevistada pelo autor católico americano, John Haffert. Ela disse a ele que o pedido mais importante de Fátima é cumprir o dever diário do fiel e que rezar o Rosário auxilia a pessoa ao fazer assim.
Além disso, ela falou para ele, observância dos 5 primeiros sábados ajuda o fiel a se libertar do pecado e desperta o compromisso para atender os deveres diários. Por que tal ênfase sobre atender os deveres diários de alguém? É pela realização conscienciosa daqueles deveres que as pessoas santificam o mundo.
Em sua encíclica ChristifidelesLaici, Papa São João Paulo II disse:
O objetivo fundamental da formação dos fiéis leigos é uma descoberta cada vez mais clara da vocação de alguém e a disponibilidade cada vez maior para viver isso para cumprir a missão… Os fiéis leigos, na realidade, são chamados por Deus para que guiados pelo espírito do Evangelho, possam contribuir para santificação do mundo, como de dentro como fermento, por cumprir os próprios deveres particulares. Assim, especialmente nesta forma de vida, resplandecente de fé, esperança e caridade que manifestam Cristo para outros.
Cada um tem uma missão específica dada por Deus e deveres particulares que vão junto com isso. Independente das realizações das pessoas, fraquezas ou estado de vida, são valiosas para Deus e assim para Nossa Senhora.
Quando abordam os próprios deveres com atitude de auto sacrifício e santidade, honram os pedidos de Maria e glorificam Deus.
Fazendo até o menor dever com grande amor e tão perfeitamente quanto possível é uma forma de dar testemunho para a própria fé. Além disso, quando permanecem focados na vontade de Deus para si, até nas menores tarefas, fortalecem a determinação contra o maligno que procura corromper e distrair os fiéis.
Quando oferecem um dever bem feito como sacrifício de reparação pelos pecados cometidos contra os Corações Sagrados e Imaculados, e no pedido para conversão dos pecadores, as pessoas atendem os pedidos que Nossa Senhora fez em Fátima.
Então estão adicionando ao benefício santo do que estavam já fazendo ao invés de adicionar coisas que podem achar impossíveis com base na própria situação e estado da vida.
Oração da Irmã Lúcia
Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo. Eu adoro a Ti profundamente e agradeço pelas aparições da Bem-Aventurada Virgem Maria em Fátima que revelaram ao mundo as riquezas do Imaculado Coração dela.
Pelos méritos infinitos do Sagrado Coração de Jesus e através da intercessão do Imaculado Coração de Maria, eu imploro a Ti, se deve ser para Tua glória maior e bem das nossas almas, para glorificar a Irmã Lúcia, uma das Pastoras de Fátima, concedendo-nos a graça que nós impoloramos pela intercessão dela. Amém. Pai Nosso. Ave Maria. Glória.
Claro! Aqui está um artigo de fácil leitura, direto e adaptado para um portal de notícias voltado a jovens católicos:
Irmã Lúcia dos Santos: quem foi a vidente de Fátima e como está o processo de sua canonização?
Você já ouviu falar da Irmã Lúcia dos Santos? Ela foi uma das três crianças que, em 1917, afirmaram ter visto Nossa Senhora na pequena cidade de Fátima, em Portugal. Mas quem foi ela, como viveu depois das aparições, do que morreu, e o que aconteceu com os seus primos Francisco e Jacinta Marto? A gente te explica de forma simples!
Quem foi a Irmã Lúcia?
Lúcia nasceu em 22 de março de 1907, em Aljustrel, perto de Fátima. Era a mais nova de sete irmãos e desde cedo demonstrou uma fé muito viva. Em 1917, com apenas 10 anos, ela presenciou as aparições de Nossa Senhora junto com seus primos, Francisco (9 anos) e Jacinta (7 anos).
Depois das aparições, Lúcia entrou para a vida religiosa. Primeiro foi para um convento de irmãs doroteias e depois se tornou carmelita no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, adotando o nome de Irmã Maria Lúcia do Coração Imaculado.
Ela já foi canonizada ou beatificada?
Ainda não. O processo de beatificação de Irmã Lúcia foi aberto em 2008, três anos após sua morte, com autorização especial do Papa Bento XVI (normalmente é preciso esperar cinco anos). Em 2017, o Papa Francisco reconheceu suas “virtudes heroicas”, o que a tornou oficialmente Venerável.
O próximo passo para a beatificação seria a aprovação de um milagre atribuído à sua intercessão. Até hoje, a Igreja segue analisando possíveis milagres.
De que ela morreu?
Irmã Lúcia viveu até os 97 anos! Ela faleceu em 13 de fevereiro de 2005, no convento de Coimbra, de causas naturais — mais especificamente, complicações respiratórias.
Ela passou grande parte da sua vida em clausura, rezando, escrevendo cartas e testemunhos sobre as mensagens de Fátima.
E as outras duas crianças?
Seus primos, Francisco e Jacinta Marto, não viveram muito tempo depois das aparições:
- Francisco morreu em 4 de abril de 1919, com apenas 10 anos, vítima da gripe espanhola.
- Jacinta também faleceu de complicações da gripe, em 20 de fevereiro de 1920, com apenas 9 anos.
Apesar da pouca idade, ambos demonstraram grande fé e amor a Deus. Eles foram canonizados pelo Papa Francisco em 13 de maio de 2017, durante a celebração dos 100 anos das aparições de Fátima.
Por que Irmã Lúcia ainda não foi canonizada?
A canonização de santos que viveram mais tempo é geralmente um processo mais demorado. Como Irmã Lúcia deixou muitos escritos e viveu até quase 100 anos, a Igreja precisa analisar cuidadosamente toda a sua vida e obra. Além disso, como parte do processo, é necessário um milagre claro e confirmado para sua beatificação e outro para a canonização.
Enquanto isso, muitos católicos ao redor do mundo continuam rezando pela sua causa!
Você pode curtir isso:
- Descubra os 3 segredos de Fátima: Uma jornada pela história de fé e mistério
- Aprenda como rezar a poderosa oração e Nossa Senhora de Fátima completa
- Santuário de Nossa Senhora de Fátima no Recreio, saiba quando visita-lo
- Madre Teresa de Calcutá, biografia completa, Ela é santa católica
- Santa Rita de Cássia oração, graça e milagres, novena
Mensagens e citações da Irmã Lúcia
🕊️ Sobre a importância do Rosário
“Não há problema, por mais difícil que seja, que não se possa resolver com a oração do Santo Rosário.”
🕯️ Sobre o amor de Deus
“O meu caminho é só um: tudo por amor de Deus e para a salvação das almas.”
🙏 Sobre o sofrimento oferecido a Deus
“O sofrimento é o meio pelo qual as almas se unem mais intimamente a Deus.”
🌟 Sobre a esperança em Nossa Senhora
“O Imaculado Coração de Maria será sempre o nosso refúgio e o caminho que nos conduzirá até Deus.”
💖 Sobre a missão dos cristãos no mundo
“A nossa missão é rezar, sofrer e amar.”
Foto: http://www.freepik.com/
Recomendado pelos Jovens Católicos:
Faça uma doação e nos ajude a continuar promovendo a palavra de Deus.
FAÇA UM PIX: Abra o aplicativo de seu banco, aponte para o QR CODE abaixo e insira o valor que deseja doar.
Veja Outras Formar de Doar Aqui!